quarta-feira, 28 de setembro de 2016

José Aldo anuncia aposentadoria e Dana White rebate: “Não vamos liberar”

Campeão interino peso-pena do UFC, o brasileiro José Aldo não absorveu bem a notícia de que Conor McGregor, seu algoz e campeão linear da categoria, tenha recebido a chance de disputar o cinturão dos leves sem abrir mão do título que já possui. Diante da sinuca, o manauara anunciou aposentadoria nesta terça-feira (27) e estremeceu o mundo do MMA. (Foto: Todd Lussier/ Brendon Thorne/ Zuffa LLC)“Sou campeão interino, estou lá em cima, mas estou realmente estou de saco cheio. […] Não é que estou de cabeça quente, revoltado, nada disso. Estou muito tranquilo, conversei desde muito antes que queria encerrar minha carreira aos 30 anos de idade e tomar novos rumos”, declarou Aldo em entrevista ao canal Combate. Aldo deixou bem claro que espera do Ultimate somente a liberação do seu contrato, algo que pelo visto não irá ocorrer. “Não vamos cancelar o contrato dele. A gente sabe que ele ficou muito emotivo, respeitamos muito o José Aldo, a gente gosta de quem está em volta dele”, rebateu Dana White. O presidente da organização ainda ressaltou que McGregor não poderá ficar com dopis cinturões caso vença Eddie Alvarez, mas na visão do irlandês “será preciso o Exército” para tomar os títulos dele, como afirmou em coletiva de imprensa.

Conquista: Estudante de 13 anos está desaparecida; família faz apelo

paloma-sumiu Está desaparecida há mais de 24 horas a estudante Paloma Almeida Xavier, moradora do Bairro Kadija, em Vitória da Conquista. A jovem saiu de casa e não voltou e nem deu notícia. O fato já foi registrado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Paloma é estudante do Centro Integrado Navarro de Brito; Quem tiver alguma informação, ligar para (77)98834-9786.

Conquista: Garota é baleada no Bairro Guarani

Uma garota, que não teve o nome revelado, foi baleada no início da noite de hoje (quarta-feira) na Rua João Gonçalves, no Bairro Guarani, em Vitória da Conquista. O fato assustou a população, que rapidamente acionou uma ambulância do Samu 192. A equipe chegou até o local e realizou os primeiros atendimentos, encaminhado a jovem para um hospital da cidade.

Vice-prefeita no Ceará, mãe de Safadão tem mandato cassado e fica inelegível por oito anos

A mãe do cantor Wesley Safadão, Maria Valmira Silva (PR), vice-prefeita de Aracoiaba (CE), e o prefeito da cidade, Antônio Cláudio Pinheiro (PSDB), foram cassados e considerados inelegíveis por oito anos por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). A sentença da juíza Cynthia Nóbrega Pereira Franklin Thomaz, da 67ª zona eleitoral, acatou denúncia de que a dupla cometeu crimes de abuso de poder econômico e político. Ainda cabe recurso da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Maria Valmira, conhecida como Dona Bill, e Pinheiro tentam a reeleição pela coligação “Aracoiaba Governo do Povo”. De acordo com o Estadão, a Justiça considerou ilegal a entrega de ambulâncias anunciadas como doação da vice-prefeita, em junho deste ano, mas que foram adquiridas com recursos da prefeitura, segundo apontam as denúncias. A divulgação da entrega dos veículos também foi considerada propaganda irregular, já que foi feita no site oficial do município. Em nota divulgada nas redes sociais de Pinheiro, os integrantes da coligação se dizem "vítimas de vários tipos de golpes baixos, rasteiras e mentiras" feitos por adversários. "Por último, eles entraram na justiça para impugnar nossas candidaturas pelo simples fato de termos conseguido doações de ambulâncias para nossos distritos, para atender os mais necessitados e carentes de nossa terra", diz a publicação

Dilma revela que sua mãe ainda não sabe do 'golpe': 'Agradeço a Deus'

Dilma revela que sua mãe ainda não sabe do 'golpe': 'Agradeço a Deus'Foto: Maurício Requião/ Divulgação A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista à TVE nesta terça-feira (27), que sua mãe, Dilma Jane da Silva, não tem conhecimento do processo de impeachment. "A minha mãe está com 93 anos e agradeço a Deus e a todas forças que ela não saiba. Ela está indo para outro plano já", declarou. Em sua primeira entrevista após ser retirada do cargo de presidente, Dilma voltou a dizer que foi vítima de um golpe parlamentar. "Eles estão confessando o golpe. A última confissão foi feita pelo presidente ilegítimo e usurpador, atual no cargo, que disse o seguinte: nós fizemos o impeachment para aplicar o programa 'Uma ponte para o futuro'". A petista ainda disse que o impeachment está relacionado a preconceito. "Tinha e teve um viés misógino, machista em relação à figura que construíram de mim", avaliou.

Salvador não terá Lei Seca nas eleições deste domingo

Salvador não terá Lei Seca nas eleições deste domingoFoto: Marcelo Camargo / Agência Brasil A venda de bebidas alcoólicas não será proibida em Salvador neste domingo (2), durante o primeiro turno das eleições de 2016. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), os juízes titulares de cada Zona Eleitoral têm autonomia para determinar se haverá ou não a chamada “Lei Seca” e quanto tempo ela vai durar. Geralmente, essa medida é tomada em municípios em que os ânimos estão mais acirrados por causa da disputa política. Até as eleições de 2012, a decisão sobre a proibição era tomada pela Secretaria de Segurança Pública caso não fosse determinada pelos magistrados. Porém, desde então, a pasta decidiu não se posicionar sobre o tema, atuando nas regiões em que a Lei Seca valer. Será o caso de Paripiranga, Adustina e Coronel João Sá, no nordeste baiano, nas eleições deste ano. A juíza da 52ª Zona Eleitoral, Deborah Cabral Melo de Almeida, determinou que seja suspenso o comércio, a distribuição e o consumo em local público de bebidas alcoólicas a partir das 0h desta sexta-feira (30) até 0h de segunda-feira (3).

terça-feira, 27 de setembro de 2016

VOCÊ QUER CHEGAR AONDE?

Josué 1.1 Ser líder é uma linda arte. Nunca deixe que sua liderança seja peso, fardo, que fique desconfortável, que perca o prazer. Sempre tenha algo que o desafie. Algumas situações parecem conquistas em nossa vida, mas não são. Liderança é admiração, inspiração. Todos que caminham em direção ao Senhor são pessoas inspiradoras. Os elementos que veem em você precisam ser alimentados, são sua marca. O líder tem o poder de tornar coisas feias em belas. O que te faz líder não é a capacidade de discernir um texto, mas a habilidade de tornar pessoas acabadas em pessoas restauradas. Nesse texto de Josué, o quadro era feio. Josué estava de luto. Normalmente, ficavam 30 dias pranteando um morto. Depois desses dias, Deua olha para Josué e diz: “Moisés, meu servo, é morto; leve o povo para o outro lado”. Josué era alguém que sabia se posicionar no propósito, na vida de seu líder, por isso tinha perfil para substitui-lo. Moisés sonhou; Josué realizou. Você decide ser Moisés ou ser Josué? Talvez, você já se sinta cansado. Até Deus parece ser insensível na hora do luto de Josué, pois já dá continuidade ao seu propósito. A terra prometida é um sonho realizado. O líder só é levantado nos objetivos da sua vida para lidar com o inconveniente, com o desajustado. O trabalho do líder é colocar as pessoas em uma direção. O ponto fundamental na vida de uma liderança é o objetivo, aonde quer chegar, para que todos que estão debaixo dela entrem no mesmo objetivo. Precisa estar à frente de seu tempo e atualizado ao que Deus está fazendo. Tem preocupação sincera com o bem-estar das pessoas, além de valorizá-las e inspirá-las. Não se pode liderar pessoas sem amar. O líder tem afeição pelos outros. Entretanto, tome cuidado com afetos entranhados, pois eles atrapalham. Já que, quando nos identificamos com uma pessoa, damos demais para um, saiba dosar isso. Seja você a inspiração e o exemplo que os outros querem seguir! “O que te faz líder não é a capacidade de discernir um texto, mas a habilidade de tornar pessoas acabadas em pessoas restauradas”. :: JOEL PEREIRA Por dayanecristina

Gracyanne Barbosa faz selfie sensual no espelho e mostra o bumbum

publicada há 3 horasatualizada há 3 horas Gracyanne Barbosa faz selfie sensual no espelho e mostra o bumbum 'Que abundância maravilhosa', escreveu um dos seguidores da mulher de Belo em comentário no Instagram, na tarde desta terça-feira, 27. Gracyanne Barbosa abusou da sedução na tarde desta terça-feira, 27, e mexeu com seus seguidores. A mulher de Belo fez uma selfie no espelho e deixou em evidência seu bumbum na nuca e sua cinturinha fina, usando uma calcinha preta. Os seguidores da gata foram ao delírio. "Que abundância maravilhosa", escreveu um dos fãs da musa fitness. Na madrugada de domingo, 25, Gracyanne também caprichou ao mostrar suas belas curvas. Ela optou por uma camiseta, escrita 'I love Rio', que deixou seu decote farto em evidência. Para completar, ela usou uma cinta modeladora. Gracy reencontrou o ídolo Arnold Schwarzenegger durante viagem a Barcelona, na Espanha. A musa compartilhou o registro no Instagram neste sábado, 24, e contou como foi o momento. "E para a minha alegria ser completa, ontem, quando chegamos no campo do Barça, encontrei o ídolo, o ícone , o 'patrono' fitness, @schwarzenegger Gente, foi uma sensação que não sei descrever... É um misto de alegria, emoção, admiração, gratidão...", disse ela.

VOCÊ VAI MERGULHAR NO RIO

Ezequiel 47.7-13 Essa revelação sobre o rio que sai do Trono de Deus é reconhecida como uma profecia que se cumpre em Jesus, esse rio é Jesus. Por onde esse rio passa tudo se torna abundante. Na Bíblia, as árvores apontam para conquista de território e provisão: “Ele será como árvore plantada, dá frutos, as folhagens não murcha, e tudo que fizer será bem sucedido” (Salmos 1.3). Quando o rio entra no mar faz as águas, muito salgadas do Mar Morto, ficarem saudáveis e com muitíssimo peixe. Por onde passa traz a vida e a prosperidade. O segredo desse texto está em identificar de onde vêm as águas. Esse é o segredo para ter um ministério com características como fruto fiel, multiplicação, cura da alma, cura física, prosperidade, vida, profecia. Você tem ficado perto do rio? É preciso estar perto do rio. Havia um jovem gadareno que preferia sepulturas à família, primeiro porque estava endemoninhado e segundo por que poderia valer mais apenas sepulturas do que a casa, a família, o trabalho. Ele escolheu as sepulturas e preferia comer defunto a comida que tinha em casa. Têm muitas pessoas preferindo as sepulturas. Quando esse gadareno se aproximou de Jesus, foi liberto de suas correntes e voltou para casa. No texto de Juízes 7 vemos: “Tocando uma buzina, eu e todos os que comigo estiverem, então também voz tocareis a buzina ao redor de todo o arraial, e direis: Espada do Senhor e de Gideão”. Essa é uma frase que confronta a muitos, pois caminhar por uma revelação é uma coisa, mas caminhar submetendo nossos sonhos a outra pessoa é um desafio. Para desatar o Rio em nosso ministério e em nossa vida é preciso ter um só pensamento. Deus sempre colocou representantes na terra para manifestarem sua presença. Uma confissão contrária pode interromper um projeto. Está longe do Rio? É só você mergulhar para ter a vida transformada. Quem passa pelo rio, se for salgado fica doce, amargurado fica limpo e o endemoniado fica liberto. “Caminhar por uma revelação é uma coisa, mas caminhar submetendo nossos sonhos a outra pessoa é um desafio” :: JOEL PEREIRA Por dayanecristina

VOCÊ PRECISA SE POSICIONAR PARA TER AUTORIDADE

Lucas 11.21-26 Posicionamento começa com postura, com a forma como falamos, como tratamos as pessoas e encaramos os problemas. Jesus endireitou o paralítico, a mulher encurvada, curou o cego. Essas pessoas começaram a ver a vida com outra postura. Se você se sente subjugado, vamos começar por aí. Em Eclesiasters 3.10, diz: “A tudo quanto há de vir já se lhe deu o nome, e sabe-se o que é o homem, e que não pode contender com quem é mais forte do que ele”. Deus é mais poderoso do que o homem e do que todas as forças que existem. Em todas as culturas existe aquele que tem sobre si a autoridade. Assim como, em árabe, autoridade é “sultão”, todo lugar tem aquele que tem autoridade, e Deus está acima de qualquer autoridade na terra ou no mundo espiritual. Em hebraico, a palavra para autoridade é “kohen”, que significa oficial, sacerdote. Um sacerdócio só é válido quando estabelecido pelo Senhor. Cada crente recebeu de Deus autoridade em uma área específica. Uns para ensinar, uns para curar, uns para pregar, uns para libertar, uns para adorar, para despertar outros, uns para amarrar o valente. Ao sair um espírito maligno da vida de uma pessoa, é preciso que haja novo nascimento para que os espíritos não encontrem a casa vazia e ornamentada para ocuparem novamente o lugar fazendo-o sete vezes pior. Por isso é necessário posicionamento. Novo nascimento é o meu posicionamento no mundo espiritual, batismo nas águas, aliança. Só a saída do demônio já proporciona para a pessoa a possibilidade de consertar a vida. Não pode haver neutralidade, é preciso posicionar-se. Passando da morte para a vida. Estamos mortos para o pecado e precismos saber que somos de Deus. Até quando ficarás coxeando entre dois pensamentos? Acaso, pode jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargo? A maior autoridade adquirida é a nossa conversão. Precisamos decidir de que lado estamos e, assim, ter posse da autoridade e da promessa: “Aquele que me confessa diante dos homens, Eu o confessarei diante do Pai” (Jesus). “Novo nascimento é o meu posicionamento no mundo espiritual, batismo nas águas, aliança”. :: JOEL PEREIRA Por dayanecristina

VOCÊ VERÁ AS MUDANÇAS QUE O VENTO TRAZ

Mateus 7.24 Você alguma vez já viu as dunas de uma praia, um deserto de areia, ou passou por lugares arqueológicos? No caso das dunas, vemos montanhas se desfazerem de um dia para o outro. Quando o ar é comprimido e liberado, pode até remover pinturas impermeáveis. Quais as mudanças que aconteceram em sua vida nos últimos anos? O texto de Mateus fala sobre duas casas que foram testadas pelo mesmo vento, mas que uma suportou e a outra não. A casa na areia significa edificar na opinião dos outros e a casa na rocha significa edificar na Palavra. Precisamos levar as pessoas a experimentar Deus no fogo da nossa vida. Areia pode parecer pedra, mas não é. Todo fundamento vai ser testado pelo fogo. Seja mais resistente nos desafios, pois a Bíblia fala dos vasos de barro e outros. Quanto Neemias começou a reconstrução em Jerusalém, não construiu apenas muros, mas, sim, um estilo de vida, uma postura, uma ideologia que tinha bases na Palavra de Deus. Depois de levantar as pedras em seus lugares, ele restaurou o sacerdócio, pois não se tratava apenas de um muro de pedra, mas, sim, de um muro de sonhos, com fundamentos profundos estabelecidos. Você está pronto para os ventos e as tempestades? É o quanto tem de alicerce que vai determinar os limites do seu ministério. Houve muitos momentos em que os ventos sopraram sobre Israel e sobre a igreja. Foram tempos de perseguições, e eles foram aprovados em sua fé. Suas obras são de pedra ou areia? Só o tempo é que vai definir as alianças. Muitos ventos de avivamento têm vindo sobre a Igreja, mas o vento traz mudanças. O que precisa ser soprado em você é o vento que Deus soprou nas narinas do homem, que provoca mudanças por dentro. Muitas das suas convicções são geradas na rocha, mas existem muitos fundamentos que são pura areia, que não sustentam sua vida em nada. Areia pode parecer pedra, mas não é. O tempo prova e você precisa ser aprovado para que venha o tempo de levantar o edifício espiritual. “Muitas das suas convicções são geradas na rocha, mas existem fundamentos que são pura areia, que não sustentam sua vida em nada”. :: JOEL PEREIRA

Não posso ser prefeito por ser evangélico?”, questiona Crivella

Em primeiro lugar nas intenções de voto para a prefeitura do Rio de Janeiro – as pesquisas mais recentes dizem que ele tem 31% – Marcelo Crivella (PRB) está otimista. Em 2004 e 2008 ele acabou derrotado na luta pelo o cargo, mas o senador mudou o tom nesse pleito. Ele deverá ir para segundo turno numa das eleições mais apertadas da história da cidade. Seu oponente ainda está em aberto, mas pode ser Pedro Paulo (PMDB), do partido que o derrotou na campanha para governador em 2014, quando também foi para uma segunda rodada nas urnas. Ao que parece, um dos seus trunfos é ter conseguido diminuir a rejeição, no primeiro levantamento chegou a 35%, agora está em 21%. Também trabalhou de modo diferente a sua imagem, tentando se desvincular do cargo de bispo (licenciado) da Igreja Universal. Este ano, recebeu apoio até de um pai de santo. Em entrevista à revista VEJA, afirmou: “a Igreja não terá nenhuma relação com minha gestão”. Questionado sobre ser alvo de preconceito, respondeu: “Sou evangélico e posso ser engenheiro. Mas por que não prefeito?” Ele também nega que se beneficia do fato da Rede Record ser de propriedade do tio. “Se a Record fosse uma TV de evangélicos, como é que ela estaria atrás da transmissão do carnaval? A Record quer fazer televisão, o PRB quer fazer política”, assegurou, referindo-se ao partido pelo qual concorre – que para muitos é um braço político da IURD. Chama atenção o fato dele ter se distanciado do bispo Macedo no âmbito pessoal. “A última vez que eu falei ele foi há dois anos”, afirmou à VEJA. Revelou que o tio “vive dentro do templo de Salomão”, local que ele só visitou no dia da inauguração. Esse descolamento da sua candidatura da imagem da Universal é fruto da campanha de 2014, quando o candidato Pezão, que acabou eleito, afirmava que, caso Crivella vencesse, “quem ia tomar conta do estado era a igreja, que haveria um monopólio da religião”. O embate com o PMDB de Pezão continua, pois Pedro Paulo classificou de “triunvirato macabro” a suposta aliança entre Crivella, o bispo Macedo e o ex-governador Anthony Garotinho, que o apoia. Devolvendo na mesma moeda, o senador foi enfático: “Nem o Edir Macedo nem o Garotinho querem ou vão participar do meu governo. Se existe um triunvirato macabro eu diria que ele é formado por Eduardo Cunha, Pedro Paulo e Sérgio Cabral”.

Mobilização “Oferta de Resgate” quer ampliar trabalhos missionários

No dia 9 de outubro a Igreja Missão Cristã Mundial (MCM) fará uma grande mobilização para despertar o cristão brasileiro a contribuir com a evangelização. A “Oferta de Resgate” é um evento anual realizado pela MCM e os recursos levantados já serviram para a perfuração de poços na Tribo Turkanas, no Quênia; para comprar equipamentos hospitalares na Somália; para construir escolas no Nepal, em Guiné-Bissau e em Moçambique; além de servir para abrir casas para acolher viúvas e crianças em situação de risco. São vários os projetos sustentados através dessa mobilização da MCM, podemos citar também o envio de recursos para a construção de 47 casas no Nepal em 2015, casas que serviram para dezenas de famílias que perderam tudo o que possuíam por conta do terremoto que abalou aquele país. Mas há muito ainda para ser feito, por isso os projetos da MCM precisam da ajuda dos cristãos brasileiros. Nos projetos da igreja estão: a produção de um longa-metragem que contará a história de crianças resgatadas por meio do Programa Meninas dos Olhos de Deus; construção de uma torre de Oração 24 horas em Portugal; compra de mais equipamentos hospitalares para Somália; implantação de igrejas no deserto do Quênia e apoio a creches e escolas nas favelas da África. Igrejas interessadas em participarem desse projeto podem entrar em contato com a MCM www.mcmpovos.com e realizarem eventos com o objetivo de levantar recursos para essa obra missionária.

domingo, 25 de setembro de 2016

‘FÉ’ DEMAIS É PERIGOSO

O livro do pastor Craig “O cristão ateu” fala sobre essa questão de ter fé demais, que é quando a pessoa quer deixar toda a responsabilidade da solução dos seus problemas nas mãos de Deus e ficar de boa sem ter compromisso de fazer nada para vencer a tribulação, a não ser orar. Para exemplificar, lembro-me de um parente a quem perguntei se ele fazia os exames de prevenção de saúde, e ele me respondeu que não ia ficar caçando doença. Ou seja, ele estava deixando a responsabilidade por sua boa saúde exclusivamente na mão de Deus, sem procurar se cuidar. São pessoas que não querem ter responsabilidades, querem viver de cuca fresca. Não são poucas pessoas que agem assim. Por exemplo, quer se casar, mas não corre atrás, não cuida da aparência, não participa de atividades sociais, como ir à igreja, casamentos, etc. Quer um emprego, quer passar num concurso, enfim, quer vencer, mas espera que tudo caia do céu sem fazer nada. Espera que o casamento, o emprego, ou seja, que o sucesso venha bater na sua porta. Outros, quando enfermos, esperam ser curados por Deus sem tomar nenhuma atitude, sem procurar um médico, sem tomar remédio, sem praticar atividade física, cuidar da alimentação, ter boas noites de sono ou vivem com excesso de trabalho. Assim, se as coisas não derem certo, transferem a culpa para Deus, pois tudo estava nas mãos dEle. Para ilustrar essa questão da fé demais, conta-se a história de um jovem que queria passar no vestibular e, no primeiro ano, orou e não passou. No segundo ano, orou também e não passou. No terceiro ano, quando começou a orar pelo mesmo assunto, Deus disse para ele: “Meu filho, pelo menos se inscreva no vestibular”. É, como brinca um amigo meu, uns têm fé de menos, outros têm fé demais. Deus, pela Sua misericórdia, pode até fazer, e faz, milagre de prosperidade, de cura instantânea, etc., mas, pelas Escrituras, observamos que Deus quer sempre a nossa participação: “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus” (1 Coríntios 3.9 NVI). E, “como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus” (2 Coríntios 6.1 NVI). Deus prometeu levar os hebreus para a terra prometida, mas eles tinham a incumbência de conquistá-la, e, quando se negaram, sofreram as consequências. Jesus fez muitos milagres de cura imediata, mas percebemos também, pelas Escrituras, a cura através da participação humana: quando Ezequias esteve doente e quase morreu, o profeta Isaías disse para colocar um emplastro de figo sobre a úlcera, e ele sarou: “’Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi’. Então, disse Isaías: ‘Preparem um emplastro de figos’. Eles o fizeram e o aplicaram na úlcera; e ele se recuperou” (2 Reis 20.6-7 NVI). O apóstolo Paulo também aconselha Timóteo a beber um pouco de vinho para sarar: “Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades” (1 Tm 5.23 NVI). Vemos também que, na Nova Jerusalém, haverá a árvore da vida para a cura das nações, segundo comentaristas, para manter as pessoas saudáveis. Vale destacar que os heróis bíblicos sempre associavam fé à ação: Abraão, Moisés, Davi, José do Egito, apóstolo Paulo e outros apóstolos eram homens de ação. Observamos que, até para a salvação, Deus requer nossa participação, que é “crer e ser batizado”. Crer é atitude na área espiritual; batizar é uma ação material, humana. Para finalizar, Deus poderia salvar a humanidade sem a nossa ajuda, mas Ele quer a nossa participação, quer que cumpramos o “ide” para evangelizar. Portanto, como diz o apóstolo Paulo: ‘A fé sem obras é morta’. O exército de Deus não é um exército de filhinhos de papai que recebem tudo na mão. É um exército de vivos e não de mortos! Deus nos deu o livre arbítrio. Portanto, nossas tribulações, sucessos ou fracassos dependem, muitas vezes, de nossas atitudes. Vá à luta e confie em Deus que a vitória é certa! :: PR. LÚCIO BARRETO (PAI)

MANHÃ APÓS MANHÃ

Foto: Comunicação Lagoinha Foto: Comunicação Lagoinha Quando devo ter o meu primeiro contato diário com Deus? No início do dia? Na metade do dia? No final do dia? Ao nascer do sol? Ao pôr do sol? Na escuridão da noite? Na claridade do dia? Antes de acordar ou antes de dormir? A Bíblia diz que Jó se levantava de madrugada para oferecer sacrifícios a Deus em favor de cada um de seus dez filhos e para purificá-los (Jó 1.5). Afirma também que, apesar de ter curado muitas pessoas de todo tipo de doenças e expulsado muitos demônios “depois do pôr do sol”, no dia seguinte, “de manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando” (Mc 1.34-35). Lutero, há mais de 480 anos, ensinava que “a oração precisa ser, pela manhã, a primeira atividade do dia, e, à noite, a última”. Isto é, a parte clara do dia deve ficar entre a oração matutina e a oração vespertina. Muitos de nós aprendemos a fazer isso com os nossos pais – nos bons tempos. Devemos orar ao nos levantar da cama e ao nos deitar na cama, porque “sem essa disciplina, o dia vai embora e nós não oramos”, explica o reformador. Segundo ele, é preciso tomar cuidado com a tendência humana de procrastinar a oração. Com frequência, nós dizemos: “Vou orar daqui a pouco; mas, antes, preciso resolver isso ou aquilo”. Com essas desculpas, “passamos da oração para a rotina diária, que nos prende e nos envolve, a ponto de não mais sair oração o dia inteiro” (Esses conselhos de Lutero sobre a oração encontram-se num pequeno tratado intitulado “Uma Singela Forma de Orar”, publicado em Wittenberg, no começo de 1535, e dedicado a Pedro Beskendorf, seu barbeiro pessoal por mais de dezoito anos). Nascido trezentos anos depois de Lutero, F. B Meyer, o famoso preletor de encontros sobre espiritualidade e avivamento, escreveu um pequeno opúsculo singelo e significativamente intitulado “O Dever e a Bênção de Levantar Cedo”, publicado no Brasil pela antiga Casa Publicadora Batista. Não poucas pessoas levaram a sério a recomendação desse pregador inglês e acostumaram-se a sair da cama uma ou mais horas antes do habitual para ter um momento devocional de maior valor. Em seu devocionário “Dia a Dia Com Charles Swindoll”, o ex-presidente do Seminário Teológico de Dallas parece se preocupar mais com o valor da oração do que com o horário da oração: “Todos os dias passe um tempo em oração – todos os dias”, “A oração é uma pausa revigorante em meio à rotina diária”, “A oração é o ato mais significativo para ajudar a transformar a turbulência interna em paz interior”. Além do “orem o tempo todo” de Paulo (1Ts 5.17, AM), precisamos arregalar os olhos para o testemunho do profeta Isaías: “Todas as manhãs, Deus me acorda e me ensina a escutar e a entender as suas palavras” (Is 50.4, NBV). Na NTLH, lê-se: “Todas as manhãs, Ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que Ele vai dizer”. A refeição espiritual bem suculenta e matutina não beneficia apenas quem a leva a sério. Por meio do crente bem alimentado, as pessoas mais próximas dele podem comer as sobras que caem de sua mesa. Aliás, o versículo todo de Isaías diz assim: “O Senhor Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, Ele faz com que eu tenha vontade de ouvir o que Ele vai dizer”! Se a manhã começa desse jeito, como será o dia todo? :: ULTIMATO

VOCÊ VAI VER O SOL PARAR

A Bíblia fala muito sobre dia e noite, até temos referência que o choro pode durar uma noite e que a alegria vem pela manhã, ou seja, o dia está relacionado a respostas. Também há muita referência sobre luz e trevas, e precisamos entender que, mesmo que estejamos em densas trevas, não somos atingidos por ela quando temos a Palavra de Deus. “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho”. Deus guerreia conosco quando estamos em obediência e seguimos Sua Palavra. Pare para pensar o que de fato mudou na sua vida depois da sua conversão. Não esqueça: o que a sua alma conserva como aliada, hoje, é seu inimigo. As práticas que você tinha antes podem ser, para Deus, ciladas. Depois que você quebrou os elos antigos, a ação do diabo está em promover novas alianças que te engessem em uma vida cristã estagnada, como água parada. Você se tornou alvo do inimigo no primeiro momento em que decidiu andar com Deus. A causa não é sua, é do Senhor. Observe que o Senhor gerou confusão entre os inimigos, mandou uma chuva de granizo e parou o sol para terminarem naquele dia. Jesus é o Sol da Justiça, que nunca vai parar de brilhar. Houve pelo menos 12 horas a mais aquele dia para que Israel vencesse a peleja. Deus segura o sol o tempo que for necessário. O inimigo esconde dentro de covas construídas em nossa alma. Não deixe ninguém voltar para sua fortaleza. Quando destruir as regências, os territórios serão conquistados. E quando o sol se for? Agarre-se nas promessas: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei”; “Na minha angústia, clamei ao Senhor e Ele ouviu o meu clamor”; “Nenhuma arma forjada contra mim prevalecerá”; “Caiam mil ao meu lado, dez mil à minha direita, eu não serei atingido”. “Deus guerreira conosco quando estamos em obediência e seguimos Sua Palavra”. :: JOEL PEREIRA Por dayanecristina

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

País fecha quase 34 mil vagas formais em agosto, mas desemprego desacelera

País fecha quase 34 mil vagas formais em agosto, mas desemprego desaceleraFoto: Marcello Casal Jr./Arquivo ABr Em agosto, 33.953 vagas formais foram fechadas no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho. De acordo com a Agência Brasil, este é o 17° resultado negativo consecutivo. Ainda assim, a queda no emprego desacelerou na comparação com agosto de 2015, quando foram fechados 86.543 postos formais, 64,5% a mais do que no mês passado. No acumulado do ano, o Caged contabiliza 651.288 vagas fechadas. O resultado é o pior para o período desde o início da série histórica, em 2002. Os setores que tiveram as maiores perdas de vagas formais foram construção civil (-22.113 postos), agricultura (-15.436) e serviços (-3.014 postos).

Parte da estrutura do Centro de Convenções desaba

Parte da estrutura do Centro de Convenções desabaFoto: Leitor BN Parte da estrutura do Centro de Convenções, em Salvador, desabou no início da noite desta sexta-feira (23). A parte danificada fica na entrada principal, próximo à orla. Não há informações sobre o que causou a queda nem sobre eventuais feridos.

Marcelo Aguiar fala sobre o álbum Mais de Mil Razões

O cantor e compositor Marcelo Aguiar, por meio de uma entrevista divulgada pela assessoria de imprensa do selo evangélico da gravadora Sony Music Brasil, falou sobre o lançamento de seu mais recente álbum, Mais de Mil Razões. Segundo Marcelo, o álbum veio para fortalecer sua imagem como artista musical. Nos últimos anos, o cantor dedicou-se mais à funções legislativas como deputado federal. O artista esclarece sua visão. “Meu último álbum, antes desse atual, foi o Somente Deus, lançado pela Sony Music. Na época do lançamento estávamos simultaneamente em um novo desafio, o de exercer o cargo de deputado federal por São Paulo. Meu tempo ficava muito dividido entre as atividades musicais e as atividades políticas”, disse Marcelo, que também considerou a situação política do país um dos motivos para a diminuição de sua atividade como cantor. O álbum foi disponibilizado nas plataformas digitais e em formato físico em 15 de julho deste ano e foi produzido por Marcelo Aguiar com co-produção do cantor Thalles, atual pastor da Igreja Renascer em Cristo, da qual os dois músicos são membros. “[…] vejo o lançamento desse novo álbum agora em 2016 como um recomeço na carreira musical, um novo momento”. Thalles participa nos vocais da música “A Volta do Filho“, que foi liberada para audição em 2014 e retrata a volta de Aguiar como membro da Renascer. “Tive a honra de ter o Thalles comigo na parceria dessa canção. Estivemos juntos em Minas Gerais e pudemos compartilhar do que Deus tem feito em nossas vidas”, disse o artista, na ocasião. Após o lançamento do álbum Mais de Mil Razões, Marcelo Aguiar liberou o clipe da canção “Junto e Misturado”. A produção audiovisual foi filmada em Goiânia, contou com a direção de vídeo de Cássius Cordeiro, enquanto o roteiro dá enfoque ao “retorno” do artista sertanejo ao mercado fonográfico religioso. Assista o videoclipe de Marcelo Aguiar, “Junto e Misturado”:

Ministério Público suspende Marcha para Jesus em Guarulhos

O Ministério Público Estadual (MPE) cancelou a 13ª Marcha para Jesus da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, que aconteceria nesse sábado (24). O órgão desconfia que a prefeitura destinaria dinheiro público para o pagamento do cachê dos cantores que se apresentariam no evento. O promotor Nadim Mazloum recomendou que a Prefeitura não utilize recursos públicos para a realização do evento evangélico. A recomendação do promotor é que, caso tenha contratações feitas pela prefeitura para este evento, o Munícipio, através da Secretaria da Cultura, declare a “nulidade dos respectivos contratos administrativos”. A prefeitura teve 48 horas a contar do dia 19 de setembro, data que o documento foi publicado, para acatar a decisão e então cancelou a realização da Marcha. Os organizadores do evento utilizaram as redes sociais para informar os evangélicos da cidade que a Marcha para Jesus estava cancelada. A nota, diz apenas “que o Ministério Público manifestou-se contrário a realização do evento” e destacou que nos últimos 13 anos a Marcha tem reunido famílias para “um dia de paz, onde pessoas de diferentes idades, igrejas e crenças se reúnem para o bem da cidade”. Os organizadores ainda destacam que além de ser um evento religioso, a Marcha para Jesus tem cárater social ao fazer campanhas contra as drogas, promover a sustentabilidade, o uso racional da água e outros temas relevantes. “Além da fé, a Marcha também tem um propósito social onde diversos voluntários prestam serviços a sociedade, como agerição de pressão, tipagem sanguínea, atendimento jurídico, psicológico entre outros”. A Marcha para Jesus deve ter uma nova data marcada, enquanto isso os organizadores irão buscar meios legais e parceiros para o evento.

Confie no Treinamento dEle

Cada dia tem um teste surpresa! E algumas fases da vida são como uma prova final. Brutais, repentinas quedas de estresse, enfermidade ou tristeza. Qual o propósito dessa prova? Tiago 1:3-4 diz “pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” Prova, prova, prova! Este capítulo da sua vida pode parecer uma clínica de reabilitação, feder a desemprego ou ter o barulho de um hospital, mas você está em treinamento. Deus não se esqueceu de você – muito pelo contrário. Ele escolheu lhe treinar. Esqueça a noção de que Deus não vê sua luta. Muito pelo contrário. Deus está completamente engajado. Ele é o Oleiro, nós somos o barro. Ele é o Pastor, nós somos as ovelhas. Ele é o professor, nós somos os alunos. Confie no treinamento dEle. Você vai sair dessa!

A Vida é um Curso Obrigatório

Deus pode fazer algo bom da sua bagunça! A prova pela qual você está passando se tornará o seu testemunho. 2 Coríntios 1:4-5 explica que Deus fica do nosso lado quando estamos passando por tempos difíceis, e antes que você perceba, ele nos leva ao lado de alguém que está passando por tempos difíceis para que possamos ajudar aquela pessoa, assim como Deus nos ajudou. Você não pediu este curso intensivo em ser pai solteiro? Não, mas Deus fez a sua inscrição. Ele tomou o que era intencionado para mal e o costurou como parte deste currículo. Por quê? Para que você possa ensinar a outros o que Ele lhe ensinou. Ao invés de perguntar “Por que, Deus?” pergunte “O que, Deus?” O que posso aprender desta experiência? Ao invés de pedir a Deus para que ele mude as suas circunstâncias, peça para Ele usar as suas circunstâncias para lhe mudar. A vida é um curso obrigatório. Melhor seria fazer o possível para passar! Você vai sair dessa!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Igreja distribui gasolina de graça e evangeliza motoristas

Para os padrões brasileiros, talvez ter um carro ou moto não seja possível para quem se denomine “pobre”, mas nos Estados Unidos o acesso é bem mais fácil. Uma igreja do estado de Maryland resolveu fazer uma ação evangelística oferecendo gasolina para os vizinhos do seu templo. Enquanto as pessoas abasteciam, voluntários falavam com elas sobre Jesus e apresentavam os programas sociais da congregação. A Primeira Igreja Batista do Distrito Heights resolveu criar o evento “Gasolina Paga”, onde os interessados podem colocar até US$ 20 em seus tanques, o que em alguns casos, é o suficiente para encher. Eles fizeram um contrato com um posto e entre as 8 e as 11 da manhã de sábado irão oferecer não só gasolina, mas também palavras de apoio. Bobby Manning, pastor que teve a inciativa, conta que ouviu falar desse tipo de ação em uma cidade de Nova York e achou estranho. Depois, refletiu sobre o assunto e concluiu que seria uma boa ideia. Ele conta que procurou um posto, mas o dono não se interessou pela parceria. O que o deixou curioso sobre a rejeição da possibilidade de se fazer algo pelos moradores. Ouviu que não existia interesse de alguns comerciantes locais em se associar com a “religião”.

Líderes cristãs são presas na China acusadas de “lavagem cerebral”

Duas líderes de acampamento cristão de Xinjiang Uyghur, noroeste da China, foram presos pelo regime comunistas, acusadas de “doutrinar menores com crenças supersticiosas.” De acordo com a Missão China Aid, a pastora Zhou Yanhua e a seminarista Gao Ming, da Igreja de Yining, foram detidas pela polícia cerca de meia hora antes de levar um grupo de crianças a um acampamento de verão. Gao, 27 anos, que está se formando no seminário Teológico de Yanjing, ficou presa por 15 dias, enquanto a pena de Zhou – que é pastora da igreja e também dirige o acampamento – foi de 10 dias. De acordo com o Christian Today, ambas foram acusadas de ensinar “doutrinas” a menores de idade. De acordo com a legislação chinesa, crianças com idade inferior a 18 anos não podem receber qualquer tipo de educação religiosa. Existe uma igreja protestante ligado ao governo, que é proibida de fazer em seus membros “lavagem cerebral” com crenças religiosas e incluir crianças em atividades religiosas. Além de deter as duas mulheres, as autoridades levaram todas as crianças do grupo para a delegacia e fizeram uma identificação. Os pais e professores de cada uma delas foram chamados e feito ameaças. Para os professores, seus salários podem ser cortados e os pais foram avisados que seus filhos serão proibidos de estudar nas universidades do governo. A China Aid acredita que todas as igrejas domésticas estão sob risco de serem fechadas pelo governo. O regime comunista de Pequim tem aumentado a perseguição ao cristianismo, após a revelação que há mais cristãos no país que membros do Partido Comunista. O Instituto Pew Research calcula que há 67 milhões de cristãos na China, 58 milhões de protestantes e 9 milhões de católicos. Perseguição aumentou 700% A perseguição contra os cristãos na China ficou sete vezes maior na última década. De acordo com relatórios da China Aid, desde 2008 é possível ver um aumento constante nos casos de prisões de líderes, fechamento e demolições de templos. De fato, as comunidades religiosas na China vivem o mais intenso ano de perseguição desde a Revolução Cultural (1966-1976), quando o país passou a adotar o sistema comunista. Nos tempos de Mao Tsé-tung, o ateísmo foi um dos pilares para o estabelecimento da República Popular da China. Contudo, sua tentativa de exterminar toda forma de religião no país fracassou. Ao longo das décadas seguintes, houve uma tentativa do Estado de assumir o controle das igrejas do país. A questão religiosa passou para segundo plano, enquanto o país mais populoso do mundo passava por profundas mudanças sociais e econômicas. Na década de 1970, Pequim anunciou que desistiria de tentar erradicar a religião organizada. Com a ascensão do presidente, Xi Jinping, o discurso mudou. Segundo ele mesmo, a “gestão da religião é, em essência, a gestão das massas”. Atualmente, o país está entre os que mais perseguem os cristãos no mundo, segundo a missão Portas Abertas. Estima-se que 90% das cruzes de igrejas consideradas “não oficiais” tenham sido retiradas à força.

Atriz revela que leu salmo para filhas após nascimento

A atriz Heloísa Périssé participou do programa “Tamanho Família”, da Rede Globo, e revelou que leu o Salmo 91 para suas filhas logo após o nascimento. A participação da atriz foi ao ar no domingo (18), Heloísa estava acompanhada de suas filhas, Luísa e Antônia, e juntas brincaram contra a família do ator e humorista Luís Miranda. Ao falar sobre seu desejo de ser mãe, Heloísa comentou que a primeira coisa que quis fazer após o parto foi pedir sua Bíblia para ler o Salmo 91. “Logo que elas nasceram eu li para elas o Salmo 91. Essa foi a primeira coisa que eu quis que as minhas filhas ouvissem aqui na terra. E ninguém briga com uma mulher que está grávida, não é? Todo mundo faz tudo o que você quer”, disse ela ao relembrar do parto de Luísa. O mesmo aconteceu no nascimento de Antônia. “Eu li para as duas. Foi a primeira coisa que elas ouviram de mim, igualmente para o resto da vida”, disse a atriz bastante emocionada. Essa não foi a primeira vez que Heloísa Périssé fez uma declaração de fé na TV. Em 2013, ao participar do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, ela revelou que ora durante todo o seu dia, desde quando acorda até a hora de dormir. Ela revelou que nasceu em lar católico, hoje ela frequenta a Igreja Presbiteriana e acredita que Jesus Cristo é o salvador. O vídeo da participação da atriz nesse programa faz sucesso nas redes sociais até hoje. Assista:

Não Conserte Estúpido com Estúpido

É possível ceder à tentação com este pensamento: Ninguém vai saber. Não serei pego. Sou apenas humano… Não estrague as coisas fazendo algo do qual vai se arrepender. Anos atrás um amigo me deu este conselho: “Faça uma lista de todas as vidas que você atingirá com imoralidade sexual.” Eu fiz a lista. De vez em quando eu volto a ler. Denalyn. Minhas três filhas. Meu genro. Meus netos que ainda não nasceram. Cada pessoa que já leu algum dos meus livros ou escutou uma das minhas pregações. Meu equipe de editores. Os membros do nosso ministério. A lista me lembra: um ato de carnalidade é pouco em troca por uma vida de legado perdido. Você não conserta um casamento em dificuldades tendo um caso, um problema de drogas com mais drogas. Você não conserta estúpido com estúpido. Faça o que agrada a Deus. Tempos turbulentos lhe tentarão a esquecê-Lo. Atalhos vão lhe por à prova. Não seja tolo nem ingênuo. Faça o que agrada a Deus. Nada mais, nada menos!

Faça o que Agrada a Deus

Pai, você intencionalmente quebraria o braço de seu filho? É claro que não. Tal ato violaria cada fibra de seu ser moral. Porém, se você se envolver num ato sexual fora de seu casamento, você trará muito mais dor para a vida de seu filho do que um osso quebrado. Mãe, você forçaria seus filhos a dormirem fora numa noite fria? De jeito nenhum. Mas se você se envolver num caso amoroso, você trará mais escuridão e frio para as vidas dos seus filhos do que uma centena de invernos. Ações têm consequências. Faça o seu padrão fazer o que agrada a Deus. Seus colegas de sala lhe mostram como colar, a Internet fornece pornografia para assistir. Quando estas coisas acontecem, faça-se esta pergunta: Como é que posso agradar a Deus? Salmos 4:5 diz “Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor.” Você nunca errará fazendo o que é certo!

sábado, 17 de setembro de 2016

Conte Com o Povo de Deus

Seja o que for que estiver lhe perturbando, você vai sair dessa! Cancele sua fuga para o Himalaia. Esqueça a ilha deserta. Esta não é a hora de se tornar um eremita. Ore. Conte com o povo de Deus. Seja uma craca no casco do barco da igreja de Deus. Mateus 18:20 diz “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”. Então não desista e não se esconda! Será que os enfermos evitariam o hospital? Os famintos evitarem a despensa? Será que os desanimados abandonariam O Centro de Distribuição de Esperança de Deus? Só arriscando tudo. Deus está lhe esperando, meu amigo. Ele está com você. Sua família pode ter ido embora. Seus apoiadores podem ter lhe abandonado. Seu conselheiro pode estar em silêncio. Mas Deus não mudou. A promessa dEle em Genesis 28:15 continua em pé: “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá!”

A Presença de Deus

A depressão pode dobrar os joelhos da maioria de nós, e a esposa de um pastor não é diferente. Anos atrás minha esposa Denalyn lutou contra depressão. Cada dia era cinzento. A vida dela era barulhenta e corrida – duas filhas na escola primária, uma terceira no jardim da infância, e um marido que não sabia como descer do avião e ficar em casa. Os dias custaram um preço alto. Mas Denalyn nunca foi de brincar. Num determinado domingo, quando a depressão era sufocante, ela se armou com honestidade e foi à igreja. Se as pessoas me perguntarem como é que estou, eu vou dizer. Ela respondeu a cada “Como vai” com um franco “Não estou bem. Estou em depressão. Você pode orar por mim?” Bate papos corriqueiros viraram conversas longas. Breves “Oi’s” viraram momentos sinceros de ministério. Ela encontrou a presença de Deus no meio do povo de Deus! Ele está esperando por você, meu amigo. E ele lhe tirará dessa!

Síria acusa EUA de atacarem exército e permitirem avanço do Estado Islâmico

Síria acusa EUA de atacarem exército e permitirem avanço do Estado IslâmicoFoto: Reprodução / Correio do Brasil O exército da Síria alega que uma coalizão liderada pelos Estados Unidos atacou uma de suas bases na província de Deir el-Zour, o que teria permitido ao Estado Islâmico ganhar território na área disputada. Washington ainda não comentou as acusações. Caso o ataque seja confirmado, será a primeira vez que a coalizão mirou em forças do governo sírio. Em um comunicado emitido neste sábado (17), o exército sírio afirma que os bombardeios aéreos deixaram vítimas e danificaram equipamentos. A nota fala em um "ataque grave e flagrante na Síria e seus militares" e diz que o ocorrido foi "uma prova do apoio dos EUA ao Daesh e outros grupos terroristas". Daesh é o acrônimo árabe para o Estado Islâmico. O governo do presidente Bashar Assad há muito tempo acusa os Estados Unidos de dar cobertura aos extremistas.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Interpretando textos bíblicos difíceis

Há textos na Bíblia que são curiosos. E digo isso porque a curiosidade dos tais se dá por um fator um tanto paradoxal: enquanto parecem ser fáceis de se ler, ao mesmo tempo mostram-se complexos de se interpretar. E olhe que não me refiro apenas às parábolas ou alegorias, presentes nas literaturas bíblicas sapienciais (os Livros de Sabedoria ou Poéticos), na literatura profética e nos Evangelhos, principalmente. Mas, em toda a Escritura Sagrada, há textos dos mais diversos tipos que se revelam um verdadeiro desafio à interpretação. Um desses textos que sempre me fascinou pela simplicidade e aparente complexidade é o que se encontra em Lucas 12:54-59: “Disse também às multidões: Quando vedes aparecer uma nuvem no poente, logo dizeis que vem chuva, e assim acontece; e, quando vedes soprar o vento sul, dizeis que haverá calor, e assim acontece. Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu e, entretanto, não sabeis discernir esta época? E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo? Quando fores com o teu adversário ao magistrado, esforça-te para te livrares desse adversário no caminho; para que não suceda que ele te arraste ao juiz, o juiz te entregue ao meirinho e o meirinho te recolha à prisão. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o último centavo”. Parece-nos que a chave para discernir “a época”, “o tempo” – veja a comparação com que o Senhor Jesus faz com o clima – está na forma como compreendemos os fenômenos físicos. Há, obviamente, uma analogia entre o conhecimento do clima e o conhecimento da época. Os “sinais” atmosféricos, relativos ao clima, nos permitem fazer previsões meteorológicas. Assim também são os “sinais” desta época, que, infelizmente, para muitos ainda parecem indiscerníveis. Estar atentos aos “sinais” de nossa época é condição necessária para prevermos os desdobramentos. E a Bíblia sempre falou das características da época, como, neste texto de Lucas. “Esforçarmo-nos para nos livrarmos do adversário no caminho” é uma advertência velada, porém incisiva, acerca de uma característica quase que onipresente em nossa época: o desamor. Há uma implacabilidade dos homens que tem nos deixado apreensivos, pois a mesma fora profetizada para os “últimos dias”: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão … implacáveis…” (2 Tm. 2:1-2). Mas, mais do que um chamado ao bom senso e à prudência ético-moral, este texto encaixa-se perfeitamente naquela categoria sobre a qual falei, e que talvez seja uma das marcas mais fundamentais de nosso tempo, que é a falta de amor. E o amor é exatamente a base substancial de onde, e através da qual, o próprio cristianismo surge. Em um mundo de desamor e implacabilidade, o alerta que Jesus faz revela absolutamente necessário. Mais do que nos ensinar a falar com magistrados, por exemplo, Jesus revela que não podemos esperar o amor, a compaixão e a misericórdia de quem não vive com tais sentimentos. Assim, a esfera social roda com fortes mudanças, mas uma característica que lhe parece perene, eterna: o desamor. Esperar amor de um mundo como o nosso é sinal de inobservância dos preceitos bíblicos. O que significaria, portanto, expressão usado por Jesus, “antes que te arraste ao juiz”? Olhando metaforicamente, de cara podemos dizer que significa: “resolva o que você precisa com o próximo, pois, do contrário ele/ela não terá piedade”. E é o cuidado apostólico do autor evangélico, aliado à inspiração escriturística, que nos permitem ver as palavras de Jesus. Sim, porque o texto de Lucas é uma perícope (porção de texto) que deve ser elevada aos aspectos da argumentação, da História, da cultura e das nuances das línguas grega e hebraica, e é todo este conjunto que permite uma correta interpretação do texto, não só deste, mas qualquer que seja. “Ver as palavras de Jesus” significa observá-las no contexto histórico-gramatical (linguístico). E é aqui que entra a força das analogias, recurso presente nos ensinos rabínicos desde idos dos tempos interbíblicos. Este tipo de ensino, através da pessoa de Cristo, foi registrado por Lucas com todo o cuidado, permitindo-nos entender que, da mesma forma que observamos nuvens e prevemos chuva; ou ventos específicos, e prevemos calor, devemos discernir a época, cuja base é de desamor. Assim, não resolvendo o que devo com quem quer que seja, antes de irmos perante um magistrado, significa que muito provavelmente encontrarei a implacabilidade incisivamente predita pelo Ap. Paulo, em 2 Timóteo 3:1-2. O que fazer então? Ter a consciência deste ponto do tema é um bom primeiro passo. Outro, é não negar a realidade. O real é tudo aquilo que se revela por e na Verdade. Daí a importância de entendermos que a realidade não é sinônimo de verdade, mas a verdade é sinônimo de verdade. Tudo o que é verdadeiro é real; mas nem tudo o que é real é verdadeiro. Astrologia é real. Mas, será verdadeira? Sendo assim, qual a certeza sobre o texto em questão? Primeiro, se assumimos a Palavra de Deus (Bíblia) como Verdade, então admitimos que esta nos dá um quadro exato da Realidade. E, ao olharmos a Verdade do e no texto, veremos que Jesus propõe uma analogia entre os fenômenos climáticos e a época em que vivemos. A força da Verdade desta analogia é testada na Realidade: ora, o mundo esvazia-se de amor, de fato, e os que não se precaveem da falta de amor, estão fadados a “não sair dali, até pagar o último cetil”, isto é, chocar-se-ão inevitavelmente com a crueza má de nossa realidade. Concluo, afirmando que só há uma maneira de, realmente, vencermos ou mudarmos a realidade da falta de amor, evidenciada por Cristo. O próprio texto deixa claro qual a nossa “arma” – o discernimento. O discernimento, aqui, em momento algum se aplica à mera sagacidade, mas àquilo que perscruta, investiga e encontra nos processos da realidade a comprovação do ensino da verdade dos preceitos bíblicos. É esta sinergia bíblica que, inclusive, nos permite ultrapassar as barreiras naturais da Escritura (língua, cultura, tempo) e nos fazer ver que, em termos bíblicos, muitas vezes os aparentes paradoxos são pedagógicos, necessários e o que importa, de fato, é como agimos frente às circunstâncias de nossas vidas: sem discernimento e sofrendo; ou com discernimento, e evitando um pouco mais a própria implacabilidade de nossa época. No final, o que nos conforta, é que o amor de Deus, que a tudo transforma, prevalecerá em todo o universo.

Não entendo por que cristãos vivem como derrotados, afirma ex-satanista

Um ex-satanista, que se converteu a Jesus e hoje prega o evangelho, uniu-se a um conhecido evangelista para juntos oferecerem “treinamentos sobrenaturais”. John Ramirez vem de uma família de bruxos e afirma que seu objetivo é ajudar os cristãos a combater o diabo. O pastor Shane Wall, conferencista e autor de livros sobre batalha espiritual, acredita que a igreja precisa ter uma postura mais “agressiva” para derrotar seu inimigo. O primeiro “Treinamento Sobrenatural” será em outubro. Wall diz que eles recebem “centenas de ligações, e-mails e mensagens de pessoas do mundo inteiro que procuram desesperadamente compreender o sobrenatural.”. O foco desse seminário oferecido para as igrejas é a compreensão do “dons do Espírito Santo” que capacita pessoas a ministrarem “libertação”, um termo frequentemente usado para descrever exorcismos. Esperam ajudar as pessoas a terem sua fé renovada, com uma compreensão mais clara do que significa ser habitação do Espírito de Deus.

PlayStation 4 Pro é anunciado pela Sony nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (7), a Sony anunciou o lançamento da versão mais potente do console lançado no final de 2013: o PlayStation 4 Pro. Em evento realizado em Nova York, a Sony revelou que o PS4 Pro terá compatibilidade com a resolução 4k, capaz de rodar games com gráficos melhores. Apesar da novidade, a Sony garantiu que não terá jogos exclusivos para este console, sendo possível jogar os novos lançamentos com o PS4 regular. Segundo informações da Folha de S.Paulo, o novo console deve chegar nos EUA no dia 10 de novembro custando US$ 400. Ainda não há informações sobre o lançamento do PS4 Pro no Brasil. De acordo com a Sony, o PS4 Pro terá mais do que o dobro de poder na unidade de processamento gráfico; uma velocidade de clock mais alta na CPU; e total compatibilidade com o PS4 comum. "A ideia não é embaçar as linhas entre gerações, mas sim permitir experiências com mais fidelidade gráfica dentro dessa geração atual", disse Mark Cerny, responsável pelo hardware.