domingo, 4 de outubro de 2020

Policial é suspeito de jogar adolescente de ponte durante protesto no Chile

 

Policial é suspeito de jogar adolescente de ponte durante protesto no Chile
Foto: Reprodução/El País

Um adolescente de 16 anos caiu de uma ponte durante confronto policial em Santiago, no Chile, na noite de sexta-feira (2). O jovem sofreu traumatismo craniano, fratura nos pulsos e um corte no couro cabeludo.

 

O governo do Chile divulgou nota neste sábado (3) em que afirma que ordenou uma investigação sobre o assunto e que o policial envolvido foi afastado de suas funções enquanto a investigação estava sendo realizada. As informações são do G1.

 

O ato gerou uma nova onda de críticas contra a polícia militarizada do país. O policial foi detido horas depois.

 

Sobre o estado de saúde do adolescente, a reportagem diz que ele está internado na clínica Santa María de Santiago e não corre risco de morrer. Encontra-se consciente, estável e sob observação.

Lancha à deriva na Baía de Todos os Santos é localizada e resgatada pelo Graer

 

Lancha à deriva na Baía de Todos os Santos é localizada e resgatada pelo Graer
Foto: Divulgação

O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar auxiliou, na tarde deste sábado (3), no resgate de uma lancha que ficou à deriva na Baía de Todos os Santos, em Salvador. Após localizar a embarcação, os PMs sinalizaram para a Capitania dos Portos.


Os militares foram acionados, através da sua Central de Operações, e iniciaram as varreduras. A lancha foi encontrada entre o Corredor da Vitória e a Penha pelo helicóptero da PM. Um dos ocupantes do barco relatou que houve um princípio de incêndio e que eles temiam naufragar, devido a força das ondas.


"Assim que o helicóptero chegou no local, foi feito contato com os ocupantes da lancha, para tranquilizá-los. Permanecemos até a chegada da Capitania dos Portos e acompanhamos o reboque até a Marina da Penha", contou o comandante do Graer, coronel Renato Lima.

domingo, 20 de setembro de 2020

Após decisão judicial, prefeitura de Feira de Santana vai suspender retirada de barracas

 

Após decisão judicial, prefeitura de Feira de Santana vai suspender retirada de barracas
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Feira

A prefeitura de Feira de Santana decidiu suspender, a partir desta segunda-feira (21), a retirada de barracas no centro da cidade. A medida cumpre decisão expedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

 

O procurador-geral do município, advogado Carlos Alberto Moura Pinho, anunciou, entretanto, que vai recorrer da decisão. 

 

A prefeitura comunicou também que, mesmo com a ordem judicial, a Cidade das Compras, centro de comércio popular local, será aberta ao público nesta segunda porque ambulantes e barraqueiros barraqueiros que estavam no centro da cidade já se mudaram para o novo equipamento.

 

Ainda de acordo com a prefeitura, somente esta semana, o governo municipal retirou 52 barracas nas ruas Hermínio Santos e Recife (ao lado da Euterpe Feirense).

Com 2 gols de Sadio Mané, Liverpool bate Chelsea no Campeonato Inglês

 

Com 2 gols de Sadio Mané, Liverpool bate Chelsea no Campeonato Inglês
Foto: Divulgação / Liverpool

O Liverpool venceu o Chelsea por 2 a 0 neste domingo (20), pela 2ª rodada do Campeonato Inglês. O jogo foi realizado no Stamford Bridge, em Londres.

Sadio Mané foi o responsável pelos gols da partida. Com o resultado, o Liverpool ficou com seis pontos na tabela e ocupa terceiro lugar. O Chelsea, por sua vez, permanece com os três pontos e aparece em décimo.

O placar foi aberto somente no segundo tempo, aos seis minutos. Após grande tabela com Salah na direita, Roberto Firmino recebeu na linha de fundo e colocou a bola na cabeça de Mané, que apareceu livre na marca do pênalti e finalizou para o fundo do gol.

Dois minutos depois, Tomori voltou o jogo com Kepa, que prendeu demais, tentou passe arriscado e deu a bola no pé de Mané, que dominou na pequena área e bateu pro gol vazio.

Na próxima rodada, o Chelsea encara o West Bromwich Albion, enquanto o Liverpool enfrenta o Arsenal.

Nego do Borel corrige post após ser acusado de intolerância religiosa

 

Nego do Borel corrige post após ser acusado de intolerância religiosa
Foto: Reprodução/Instagram @negodoborel

O cantor Nego do Borel voltou atrás e alterou o texto de um de seus posts deste sábado (19) no Instagram, que gerou reações adversas nas redes. Depois de publicar uma foto em um barco, com um curativo no braço, sob a legenda "a macumba que você me jogou não pegou. Blindado", seguidores reagiram com acusações de intolerância religiosa.

"Macumba é um instrumento. E você, como pessoa pública, deveria ter um pouco mais de critério ao postar escrever determinadas coisas. Já vivemos em um país com alto índice de intolerância religiosa, e o que você acabou de fazer só instiga essa prática. Todas as religiões merecem respeito! E você, como cristão que diz ser, deveria saber e praticar isso", disse uma.

"Macumba??? Meu amor tu não vale o preço nem da vela", protestou outro.

Apesar de uma maioria de reações críticas, houve quem defendesse a legenda original: "Qual a dificuldade de entender uma figura de linguagem? Que preguiça com alguns comentários dizendo que é intolerância religiosa... Pelo amor! Tá na cara que o termo usado refere-se a feitiço, como sendo o mal que alguém desejou. Galera reclama de tudo!"

A frase, reescrita pelo funkeiro, agora diz: "O mal que vc me jogou, não pegou. Blindado".

Salvador Fest é adiado oficialmente para 2021; evento durará dois dias

 

Salvador Fest é adiado oficialmente para 2021; evento durará dois dias
Foto: Divulgação

Agendando para acontecer neste domingo (20), a 15ª edição do Salvador Fest só acontecerá em 2021, por conta dos efeitos do novo coronavírus. Para compensar a ausência, o evento será em dois dias. "Hoje, 20 de setembro de 2020, seria o nosso encontro tão esperado! Infelizmente, precisamos adiar nossa comemoração de 15 anos para o próximo ano, mas em 2021 a gente se encontrar para comemorar em GRANDE ESTILO", escreveu Marcelo Britto, sócio da Salvador Produções, empresa responsável pela festa. "Passa rapidinho! Ano que vem estaremos juntos cheios de alegria, com grandes atrações e comemorando em dose dupla!", continuou.

Morre Kadu Castro, candidato a prefeito de Coaraci, vítima da Covid-19

 

Morre Kadu Castro, candidato a prefeito de Coaraci, vítima da Covid-19
Foto: Reprodução/ Instagram

Morreu na tarde deste domingo (20), na Santa Casa de Itabuna, o candidato a prefeito de Coaraci, Kadu Castro (PSD). A informação foi publicada nas redes sociais do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e confirmada ao Bahia Notícias pela assessoria do PSD. Kadu não resistiu a complicações provocadas pela Covid-19.

 

De acordo com informações do site Políticos do Sul da Bahia, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. A morte foi constatada por volta das 13h. Kadu é sobrinho da ex-prefeita de Coaraci, Josefina Castro.

Em nota, o presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar (BA), lamentou o falecimento. "Amigos e amigas de Coaraci, meu profundo sentimento e pesar pelo passamento precoce do pré-candidato a prefeito, Kadu Castro, sobrinho da ex-prefeita, Josefina Castro. Kadu era um grande amigo, pelo qual sempre tive admiracão e muito respeito. Infelizmente, nos deixou sem implementar o seu projeto e os seus sonhos. Espero que Deus possa abencoá-lo e o receba de braços abertos. Tenho certeza que lá do céu, Kadu irá assistir o progresso e o bem-estar de toda populacão de Coaraci. Minha solidariedade aos coaracienses, familiares e amigos. Suas dores são as minhas dores. Um forte e afetuoso abraço de conforto a todos", diz a nota.

 

Rosemberg também manifestou pesar pela morte de Kadu. “Deixo minha condolência à família, amigos e todo o povo coaraciense pela perda”, escreveu em postagem

Operação contra rinhas de galo conduz 60 pessoas em Paulo Afonso

 

Operação contra rinhas de galo conduz 60 pessoas em Paulo Afonso
Foto: Divulgação / SSP-BA

Uma operação batizada de “Bankiva” conduziu 60 pessoas envolvidas em rinhas de galo e apreendeu 250 animais que seriam usados na competição criminosa, em Paulo Afonso, no sábado (19). Além disso, uma disputa foi encerrada pela ação conjunta, realizada por equipes da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público do Meio Ambiente e do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos bairros de Glória, Moxotó, Pedra Comprida e Perpétuo Socorro.

 

Além dos animais, nos imóveis foram encontrados medicações, aparatos usados no treinamento dos galos, celulares e dinheiro. Um homem foi preso em flagrante com um revólver e munições. De acordo com a titular da 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, delegada Mirela Ventura, as aves passaram por avaliação e foram encaminhadas para um abrigo.

Bahia registra 1.093 novos casos e 44 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Bahia registra 1.093 novos casos e 44 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas
Foto: Divulgação

A Bahia teve 1.093 novos casos e 44 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo boletim epidemiológico divulgado neste domingo (30) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

 

Desde o início da pandemia, o estado teve 295.303 casos confirmados O número total de mortes atingiu 6.265, o que representa taxa de letalidade de 2,12%. Entre os 44 óbitos registrados neste domingo, alguns aconteceram em maio e só agora foram contabilizados. Deste total, apenas três ocorreram no sábado (19).

 

Dentre os óbitos, 55,90% ocorreram no sexo masculino e 44,10% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 53,18% corresponderam a parda, seguidos por branca com 16,76%, preta com 15,34%, amarela com 0,85%, indígena com 0,10% e não há informação em 13,77% dos óbitos. 

 

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.367,55), Almadina (6.131,04), Madre de Deus (5.793,39), Itabuna (5.767,67), Dário Meira (5.051,35).

 

A ocupação de leitos de UTI no estado teve uma leve alta, passando de 46% no sábado para 48% neste domingo. 

domingo, 26 de julho de 2020

Isabeli Fontana ataca de jardineira e planta orquídeas usando maiô cavado Publicada:24/07/2020 20:02:00



(Foto: Reprodução/Instagram)
Isabeli Fontana usou seu Instagram no início da noite desta sexta-feira (24) para compartilhar com seus seguidores um clique em que aparece com um maiô cavado em um tom vibrante de rosa.
A modelo também aproveitou para falar sobre hobbies que adquiriu durante a quarentena. “Ah, quarentena já me sinto toda trabalhada no jardim, plantando minhas orquídeas pelas árvores”, escreveu a morena.
Em seguida, Isabeli contou que descobriu algo que já desconfiava por conta de seu signo. “Descobri que amo ficar em casa, como uma canceriana legítima”, disse.
Nos comentários, a beleza do modelo foi exaltada por parte de seus 1,3 milhões de seguidores. “Mais linda do que nunca”, escreveu um fã. “Me sinto feio vendo essa beleza toda”, declarou um segundo.
Recentemente, Isabeli Fontana posou com o mesmo maiô. Porém, na ocasião, a ex-modelo preferiu posar de costas, deixando parte dos seios à mostra em um posto onde se descreveu como “vitaminada”.

Conheça 8 projetos de estudantes que refletem sobre a questão de gênero e raça

Conheça 8 projetos de estudantes que refletem sobre a questão de gênero e raça

 
Para o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado hoje 25 de julho, o programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, apresenta projetos transformadores de estudantes que estão valorizando a cultura e a história negra, além de discutir sobre o racismo. As iniciativas foram desenvolvidas por jovens do ensino fundamental ou médio e promoveram reflexões sobre a luta que as mulheres negras enfrentam no dia a dia e sobre o preconceito duplo que sofrem, de gênero e de raça. 
 
A data foi criada em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e é considerada um marco na luta das mulheres negras em todo o mundo. No Brasil, o dia foi oficialmente reconhecido em 2014, por meio da Lei nº 12.987/2014 e, desde então, o país celebra o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza foi líder do Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso, no século 18. 
 Um desses projetos foi realizado por alunas do Centro Educacional Antônio Honorato, em Casa Nova (BA), que levou o nome de "Empoderamento da Mulher Negra". A iniciativa tem por objetivo colaborar com o fim do preconceito racial e de gênero na comunidade, principalmente no que diz respeito às mulheres afro-brasileiras. A ação foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola de 2018. 
A ideia nasceu durante a atividade escolar Educação Patrimonial e Artística (EPA), que incentiva a observação do território e sua história. Após pesquisarem sobre a opressão que a população negra ainda está exposta (principalmente as mulheres) e sobre a "ditadura da beleza" - que difunde valores estéticos que apagam os traços negros - as garotas entenderam que seria necessário trabalhar a autoestima dessas pessoas para mudar a situação. 
Organizaram atividades como desfiles, palestras e oficinas de turbantes e realizaram também ensaios fotográficos com as próprias alunas e com mulheres negras da região. Atualmente, o projeto segue ativo e impactando muitas estudantes. Os registros fotográficos, inclusive, garantiram às jovens o primeiro lugar no concurso do EPA, realizado nas cidades de Casa Nova e Juazeiro. Para contribuir ainda mais com o fim do preconceito, elas pretendem produzir um clipe que unirá a beleza das mulheres negras com a temática sobre o local onde vivem, o sertão baiano. 
Movimentos Meninas Crespas 
 
As jovens de Porto Alegre (RS) se reuniram em um grupo para promover atividades dentro e fora da escola. O coletivo realizou trocas de experiências que visavam à valorização da estética e do cabelo crespo para resgatar a identidade afro-brasileira e o poder do feminino, além de celebrar a ancestralidade negra. Além disso, foram propostos debates em forma de roda de conversa para contextualizar situações, analisar fatos e debater assuntos relacionados à população negra. Com o tempo, as famílias das estudantes também começaram a participar das oficinas e rodas propostas pelo coletivo. 
 
Além dos debates, o grupo ofereceu oficinas, entre elas a de dança afro que se tornou apresentação em eventos do bairro. O coletivo criou, ainda, uma biblioteca comunitária e afrocentrada por meio de campanhas de arrecadação de livros sobre a negritude, a fim de que a comunidade pudesse conhecer mais a história negra. E, agora, as adolescentes iniciaram as gravações para o documentário que contará a história do projeto. 
 
Conheça abaixo outros quatro projetos protagonizados meninas negras que abordam a valorização da mulher negra na sociedade. As iniciativas também foram destaque na última edição do Desafio Criativos da Escola: 
 
Além dos Genes: fortalecendo as culturas negras: depois de mapear se a autodeclaração da raça dos moradores correspondia aos dados oficiais, alunas de Cascavel (CE) criam projeto para valorizar e fortalecer a identidade e a cultura negra no município. Focadas, especialmente, na comunidade quilombola da BICA, as jovens promoveram debates sobre a questão racial na comunidade e oficinas para resgatar a cultura local. 
Além dessa iniciativa, o Criativos da Escola lista mais sete casos protagonizados por crianças e jovens que abordam a valorização das mulheres e que também foram destaque nas premiações do Desafio: 
Dice: por meio da literatura de cordel, estudantes de Cascavel (CE) se aproximam da comunidade para falar sobre a questão de gênero. 
E se fosse com vc?: estudantes de Sapiranga (RS) criaram um clube feminista para discutir violências sofridas pelas mulheres e como combatê-las. 
Elas por Elas: alunas de Venâncio (RS) criam áudio-livro e falam sobre feminismo com crianças. 
Lugar de mulher é onde ela quiser: estudantes do Rio de Janeiro (RJ) utilizam a arte para educar a comunidade escolar sobre os direitos das mulheres.  
Em breve - inscrições para o Desafio 2020 
Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola ou a comunidade? Então, prepare-se para compartilhar: em breve começam as inscrições para a 6ª edição do Desafio Criativos da Escola. Em 2019, a premiação recebeu 1.443 projetos de todos os estados do Brasil. É possível conhecer as histórias dessas iniciativas nas redes sócias do programa e em seu site.

Sobre o Instituto Alana 
O Instituto Alana uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".

Bahia vence o Flu de Feira e se classifica como líder para semifinais do Baianão


Bahia vence o Flu de Feira e se classifica como líder para semifinais do Baianão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Bahia está classificado para as semifinais do Campeonato Baiano. Sem dificuldades, o Tricolor bateu o Fluminense de Feira por 2 a 0 na tarde deste domingo (25), em Pituaçu, pela última fase de grupos do estadual.

Com 18 pontos, a equipe fechou a primeira fase como líder. O adversário da próxima fase será o Jacuipense.

A equipe volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (29), às 19h30, contra o Confiança, pela semifinal da Copa do Nordeste.

O JOGO

Marco Antônio abre o placar

Mais rápido e com maior controle da bola em relação ao jogo contra o Atlético, o Bahia não demorou a marcar o seu primeiro gol. Aos cinco minutos, depois de troca de passes, Marco Antônio recebeu um toque de Alesson na frente e completou com a perna direita, sem dar chance ao goleiro Márcio Greyck.

Marco Antônio faz mais um

A tarde era de Marco Antônio. Aos 14, ele balançou a rede de novo. Nino Paraíba foi acionado na direita e cruzou rasteiro para a área. Após um inteligente corta-luz de Saldanha, Marco completou de direita e surpreendeu o goleiro do Touro. Rede balançada e 2 a 0 no placar.

Ativo no setor ofensivo, o Bahia estava se mostrou insaciável. Com 27 minutos, após mais uma rápida troca de passes, Alesson recebeu próximo da entrada da área e mandou uma bomba para grande defesa de Greyck.

Aos 33, quase Marco Antônio marcou o terceiro. Ele recebeu passe de Saldanha e bateu forte. A bola bateu no travessão e pingou próxima da linha. Com 41, Daniel bateu da entrada da área, a bola desviou e quase morreu na rede.

Segundo tempo

Atrás do placar, o Fluminense de Feira começou o segundo tempo atacando o Bahia. Após uma falha dos jogadores tricolores, Reinaldo arriscou de fora da área e Mateus Claus defendeu no primeiro minuto. Aos seis minutos, depois de cobrança curta e cruzamento na área, Tabata cabeceou e a bola passou perto.

O Bahia partiu pra reação logo no minuto seguinte. Após jogada que começou na direita, a bola chegou a Alesson, que ajeitou e bateu rasteiro para boa defesa do goleiro do Touro. Aos onze minutos, o Tricolor perdeu uma boa chance. Depois de chute de Daniel e rebatida de Greyck, Alesson mandou por cima do gol.

Com seguidos erros na saída de bola, o Fluminense foi tentando aproveitar. Aos 34, Arnold roubou a bola, avançou e cruzou para defesa de Mateus Claus. Aos 39, foi a vez de Reinaldo bater de fora da área para ótima defesa de Claus.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Fluminense de Feira
Campeonato Baiano - 9ª rodada

Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 26/07/2020 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Moisés Ferreira Simão
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos e Marcus Vinícius Ferreira de Souza
Cartões amarelos: Jadson, Elton (Bahia)
Gols: Marco Antônio (duas vezes) (Bahia)

Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba, Wanderson, Ernando e Zeca; Elton (Edson), Jadson, Daniel, Marco Antônio (Jeferson Douglas) e Alesson (Alesson); Saldanha (Caíque). Técnico: Roger Machado.


Fluminense de Feira: Márcio Greyck; Nino, Tiago Leal (Java), Correia e Arnold; Edimar (Tabata), Macudinho (Tico), Reinaldo e Kleiton Domingues; Marcelo Nicácio (Gil Baiano) e Rafael.. Técnico: Beto Oliveira.

sábado, 25 de julho de 2020

DOE deste sábado estabelece toque de recolher em mais 22 municípios da Bahia

DOE deste sábado estabelece toque de recolher em mais 22 municípios da Bahia
Foto: Paula Fróes / GOVBA
O Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (25) traz a determinação para toque de recolher em mais 22 municípios baianos. A restrição passa a valer a partir de domingo (26). A medida será implementada em América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, São Gabriel, Tapiramutá e Uibaí. 

De acordo com a publicação, a restrição de locomoção noturna deve ocorrer a partir das 18h e seguir até 5h. Ela veda, para qualquer indivíduo, a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas.

A medida vale por sete dias, e vai até 2 de agosto. A publicação ainda traz que a Polícia Militar da Bahia apoiará as medidas necessárias adotadas pelos municípios, tendo em vista o disposto neste decreto, em conjunto com a guarda municipal.

Conforme o governo estadual, a determinação tem como objetivo o freio do avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia. 

Nas cidades incluídas no decreto fica autorizado, das 5h às 16h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. 

Durante os horários de restrição poderão circular, excepcionalmente, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Fiocruz lança manual para reabertura segura das escolas

Fiocruz lança manual para reabertura segura das escolas
Foto: Reprodução/GettyImages
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) lançou, nesta sexta-feira (24), um manual sobre biossegurança para a reabertura de escolas no contexto da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O documento traz orientações para retomada das aulas em segurança, além de informações sobre questões sanitárias e formas de transmissão da doença. O manual destaca ainda a necessidade de implementar boas práticas de biossegurança que contribuam para promover a saúde e prevenir a doença nas escolas. As informações são da Agência Brasil. 

A coordenadora-geral de Ensino Técnico da escola, Ingrid D’avilla, integrante da equipe que elaborou o manual, disse à Agência Brasil que o material está disponível no site da unidade e em alguns portais da Fiocruz, como a Agência Fiocruz de Notícias e o Observatório Covid-19 Informação para Ação, cujo objetivo é disponibilizar informações sobre a covid-19.

Com a atualização contínua das pesquisas sobre a doença, o documento deve ser também frequentemente atualizado. Por isso, a opção foi disponibilizá-lo em formato digital, disse Ingrid D'avilla.

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Estudo brasileiro dá início a testes com uso de plasma em pacientes com coronavírus

Estudo brasileiro dá início a testes com uso de plasma em pacientes com coronavírus
Foto: 4 Medic
Cinco centros de pesquisa brasileiros desenvolvem um estudo que começou a testar o uso de plasma convalescente em pacientes diagnosticados com coronavírus. Esse plasma é extraído de pessoas que já tiveram a Covid-19 e desenvolveram anticorpos para a doença.

"É a transferência da defesa que já foi montada no corpo de quem já se curou para aqueles que ainda estão doentes", esclareceu o infectologista Esper Kallás, do Hospital da Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo. Ele é o coordenador do estudo.

De acordo com a publicação, esse método já foi testado em laboratório e apresentou melhoras em pacientes analisados na China, Coréia do Sul e Estados Unidos.

Agora no Brasil, a pesquisa será a primeira feita com controle, que é quando uma parte dos pacientes incluídos recebe o tratamento e outra não. Dessa forma, será possível comparar os resultados para comprovar a eficácia da substância testada.

Além da USP da cidade de São Paulo, o estudo conta com a participação da USP de Ribeirão Preto, da Unicamp e dos centros de pesquisa dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, todos no estado paulista. No total, 120 pacientes farão parte da pesquisa.

Com licitação em curso, Câmara de Salvador prorroga contrato com empresa de informática

Com licitação em curso, Câmara de Salvador prorroga contrato com empresa de informática
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
Sem licitação, a Câmara de Vereadores de Salvador ampliou por 90 dias o contrato com a empresa Blue Informática LTDA – EPP para a prestação do serviço de locação, manutenção e assistência de equipamentos de informática, de acordo com o diário oficial da Casa desta quarta-feira (3).

O valor estimado é de R$ 580.710,00 e, segundo a assessoria de comunicação da Casa, o vínculo com a Blue Informática foi ampliado enquanto a licitação para a contratação de outra empresa está em curso. A tendência é que, na próxima semana, esta licitação seja divulgada de maneira pública.

O serviço inclui manutenção preventiva e corretiva, e assistência técnica com fornecimento de insumos básicos inerentes a estes serviços. O serviço também vem sendo mais demandado por conta das sessões semipresenciais que vêm sendo realizada pelos parlamentares. Isto é, alguns vereadores participam de encontros na própria Câmara, e outros realizam as discussões de casa, via videoconferência.  

A pandemia mostrou que não precisamos de grandes eventos para ser Igreja, diz Damares Alves


Damares Alves foi a convidada para a live do Guiame na última terça-feira (2). (Imagem: Guiame)
Damares Alves foi a convidada para a live do Guiame na última terça-feira (2). (Imagem: Guiame)
Qual está sendo o papel da Igreja durante esta pandemia do coronavírus? Falando em um âmbito nacional, as ações de denominações e instituições cristãs têm sido de suma importância. Foi o que afirmou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante uma live com a equipe do Portal Guiame, realizada na última terça-feira (2).
Além de falar sobre os desafios das famílias durante a quarentena, o combate à violência doméstica e também ao suicídio neste período, a ministra comentou os protestos contra o racismo nos EUA e o quanto a Igreja tem mostrado seu valor nestes momentos difíceis em níveis internacionais.
Segundo a ministra, que também é pastora, advogada e tem realizado trabalhos relevantes na área dos Direitos Humanos há décadas, a Igreja está está se reinventando durante esta pandemia, pois continua em ação, mesmo com as portas de seus templos fechadas.
Clique abaixo para conferir a live completa:
"Ah se não fosse a Igreja agora na pandemia! Mesmo a Igreja fechada, a Igreja está em movimento. A pandemia veio para mostrar que a Igreja não precisa de grandes celebrações para ser Igreja”, afirmou ela.
“Eu estou morrendo de saudade de comer cachorro quente na cantina da igreja. Saudade de ir ao chá de bebê das irmãs, nos aniversários dos meninos, até das noites de festa do pijama das crianças. Mas a Igreja está viva, está adorando, talvez como nunca. A Igreja está 24 horas por dia em adoração”, acrescentou.
Se em algum momento as igrejas temeram algum “esfriamento da fé” em razão do fechamento dos templos e de outras ações de isolamento social, Damares lembrou o quanto os cristãos têm usado as redes sociais para compartilhar o Evangelho durante esta pandemia e também de promover ações sociais.
“Nunca vi a Igreja orando tanto, confesso. A gente ia para a igreja uma vez na semana, levantava as mãos, orava meia horinha e ia para casa. Agora você abre o celular e é oração para tudo que é lado, é live para tudo que é lado, é oração o dia inteiro. A Igreja está adorando, A Igreja encontrou uma forma extraordinária de adorar, de servir e de doar, de ofertar”, destacou.
“A comida está chegando a lugares que o Estado ainda não chegou, porque a Igreja levou. Pessoas estão sendo acolhidas nas ruas pela Igreja, idosos estão sendo cuidados pela Igreja. Mesmo com a Igreja tendo as portas fechadas para grandes celebrações, o papel social da Igreja não foi interrompido em um único minuto”, relatou.
“A Igreja se reinventou no tempo de pandemia e eu vou dizer para vocês, eu não sei o que vai ser pós-pandemia, mas há pastores que vão ter que se reinventar, porque o povo, os adoradores se reinventaram e almas estão chegando a Jesus em tempos de pandemia, sem precisar que o templo esteja aberto”, acrescentou. “Essa pandemia veio mostrar o que há de mais feio no ser humano, mas também o que há de mais lindo”.

terça-feira, 2 de junho de 2020

ITAPETINGA REGISTRA MAIS 5 NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS E CHEGA A 18 INFECTADOS

Novos resultados de exames laboratoriais aumentam o número de casos de Covid-19 em Itapetinga. Nesta segunda-feira (1) mais cinco casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Duas mulheres, de 28 e 51 anos, apresentaram tosse e sintomas gripais, coletaram material de exame no início da semana passada e tiveram resultados positivos na tarde de hoje. Nesta segunda, também chegaram resultado de exame de dois homens, de 52 e 56 anos. O primeiro estava assintomático, mas por ter tido proximidade com casos com covid, resolveu fazer exame que confirmou a desconfiança. O segundo, apresentou, no dia 17, sintomas como febre, mialgia, perda do paladar e olfato. No dia 26 coletou material para exame que, também, deu positivo.
Mais um caso ainda está em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde.
A população de Itapetinga tem relaxado o necessário isolamento social e isso pode causar uma mudança no cenário que, até então, estava, de certa forma, controlado.
“A gente precisa da ajuda de todos. Nós sabemos que não há outro remédio para o combate ao coronavírus a não ser o cuidado. Por isso, pedimos que as pessoas voltem a se preservar, mantendo o isolamento social, evitando ir às ruas sem necessidade, não provocando aglomerações, usando máscaras, respeitando as medidas de prevenção. Nenhum cenário é definitivo em uma pandemia. Nós não podemos relaxar. Caso contrário, estaremos todos correndo risco. Se cuidem, cuidem da sua família e amigos. Fiquem em casa”, afirmou o prefeito ao dizer que vai estudar o novo cenário para novas tomadas de decisão.

GOVERNADOR RUI COSTA MANDA TRANCAR TODO O EXTREMO SUL PARA CONTER O CORONAVÍRUS

Todas as cidades do extremo sul da Bahia – Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda – terão toque de recolher a partir de amanhã (3), até a próxima terça-feira (9).
De acordo com o governador Rui Costa, a circulação de pessoas só será permitida até às 18h – excetuando-se quem vai a serviços essenciais  ou precisa trabalhar. Em coletiva, o governador da Bahia anunciou ainda a abertura do hospital de campanha em Teixeira de Freitas até o fim desta semana.
“Na próxima quinta ou sexta vamos abrir o hospital de campanha em Teixeira de Freitas. A prefeitura vai ser acionada para acertar os últimos detalhes e são mais 20 leitos de UTI. Essa semana a Suzano entrega os respiradores e vamos abrir”, afirmou.
Rui sinalizou ainda que duas cidades da região preocupam mais: Teixeira de Freitas e Nova Viçosa. “Em Teixeira, estamos com quase 20% de taxa de transmissão e em Nova Viçosa estamos com 28%. Na Bahia, a média é menos de 5%”, comparou.

Cozinhar na quarentena ajuda a deixar o dia a dia da família mais saudável

Cozinhar na quarentena ajuda a deixar o dia a dia da família mais saudável

De acordo com pesquisas recentes 88% das empresas incentivaram ou exigiram que seus funcionários trabalhassem em casa e, com o fechamento das escolas, os pais acabam preparando comida com mais frequência do que nunca e encontram na cozinha uma atividade também para seus filhos. "Envolver as crianças no processo de preparação de alimentos faz com que elas se sintam incluídas e as incentivam a experimentar receitas saudáveis", afirma Susan Bowerman, nutricionista, e Diretora Sênior em Nutrição da Herbalife Nutrition. 
 
Dicas de como preparar as refeições 
Algumas vezes, no entanto, incluir as crianças no preparo das refeições pode parecer mais um obstáculo do que uma ajuda. Mas, segundo Susan, é interessante para manter um senso de normalidade enquanto elas aprendem uma nova habilidade. "As crianças acabam aprendendo sobre medidas, a seguir instruções e a ler receitas. Pesquisas também mostram que elas são encorajadas a comer alimentos mais saudáveis ??quando estão envolvidas no preparo das refeições", fala Susan. 

Confira algumas dicas de Susan Bowerman para ajudar no dia a dia da família: 


Crie uma rotina 
Não precisa ser "a terça-feira do lanche" e "a quarta-feira do macarrão" todas as semanas, mas, às vezes, ter uma diretriz ajuda a evitar indecisões. Designe um ou dois dias para como você vai comer, não necessariamente o que vai comer, como segunda-feira sem carne ou um brunch no jantar uma vez por semana.

 
Tenha um estoque de receitas 
Use um sistema que funcione para você, seja rasgando páginas de receitas de uma revista e colocando em um fichário ou as salvando no seu computador ou smartphone. Compile receitas que todos gostam. Você também pode fazer com que seus filhos ajudem a reunir as receitas favoritas em um scrapbook como uma atividade divertida. 
 
Faça uma lista e compre uma vez por semana ... ou menos 
Com as idas limitadas ao supermercado, é importante se preparar fazer compras delivery ou pedidos para viagem. Verifique se você tem ingredientes suficientes na geladeira, no freezer e na despensa para preparar uma sopa rápida ou uma massa a qualquer momento. Bons itens para se ter à mão são: feijão, atum e tomate; frutas congeladas, vegetais, carnes, peixes, aves; ovos, iogurte, leite e queijo com pouca gordura. Escolha os legumes e as frutas que duram mais, como as cítricas, maçãs, cenouras, brócolis, couve-flor, couve, aipo e pimentão. 
 
Delegue funções 
Talvez o seu marido seja ótimo com a faca, então, deixe-o com a tarefa de cortar. Já as crianças pequenas podem ajudar a medir. Outras pessoas são melhores para o serviço de limpeza. Dê a todos uma ideia do quecada um pode fazer sem que tenha reclamação. 
 
Pense rápido e fácil 
Quantas vezes você comprou uma abóbora inteira com a melhor das intenções, mas acabou por vê-la apodrecer lentamente na gaveta da geladeira? Procure facilitar seu dia a dia com legumes congelados, verduras pré-lavadas e carne pré-cozida para ajudar a reduzir o tempo na cozinha. 

Prepare mais em uma única vez 
Se você sabe que vai usar cebolas picadas, alho e legumes em mais de uma refeição durante a semana, corte tudo de uma só vez e guarde na geladeira para tê-los à mão. 

Faça arroz ou quinoa em maior quantidade e guarde ou congele o que sobrar para uma refeição futura. Você também pode cozinhar mais proteínas para outras refeições - a carne moída refogada que sobrou hoje pode ser usada na sopa ou em um molho amanhã. 

Domine as maravilhas de um prato 
Elabore refeições que incluam proteínas, legumes e carboidratos em um único prato. Considere sopas, massase caçarolas. 

Mudanças da noite para o dia não são fáceis, principalmente se for preciso envolver outros membros da família. Mas, começando aos poucos e de um jeito prático, você criará uma base que tende a melhorar com o tempo. Divirta-se experimentando e não fique surpreso se acabar gostando ainda mais da versão saudável!

Especialista em sono explica que dormir melhora a imunidade

 Especialista em sono explica que dormir melhora a imunidade

Muito se fala que um sono de qualidade contribui para a saúde mental e a estabilidade emocional. Num momento como este, de pandemia causada pelo Coronavírus, o fato tornou-se ainda mais relevante, indo além do equilíbrio emocional: os efeitos sobre o corpo causado pela sono prolongado também promovem mais eficiência imunológica no combate à Covid-19. 

Para Verena Senn, PhD em neurociência e especialista em sono da Emma Colchões, startup global voltada à tecnologia do sono, uma noite bem dormida está diretamente ligada ao equilíbrio do sistema imunológico, que protege o corpo contra o vírus, aumentando a capacidade de proteção. 

Mas, para que essas funções protetoras tenham a mais alta performance, o sono prolongado é de suma importância, pois dormir pouco regularmente torna o sistema imunológico mais suscetível a doenças e infecções. Pesquisadores têm estudado como o número de glóbulos brancos se desenvolve quando dormimos menos. Resultado: um teste feito com grupos que dormiam apenas quatro horas, ao invés de oito por noite, experimentaram uma diminuição na proporção de suas células assassinas naturais em 70%. Esta é uma descoberta científica marcante e um claro apelo para o sono recomendado e de qualidade. 

Assim, a especialista alerta que o sono é um grande aliado ao aumento da imunidade corporal e, eventualmente, ao combate mais eficiente aos vírus. "Neste aspecto, um colchão de qualidade, que permita a adequação ao corpo alinhando firmeza e maciez simultaneamente pode ajudar neste desafio de obter um sono revigorante em meio a este momento de ansiedade e estresse que estamos vivendo", finaliza Verena.

Teste sorológico qualitativo e também o quantitativo para a detecção do novo Coronavírus

Teste sorológico qualitativo e também o quantitativo para a detecção do novo Coronavírus

O Laboratório de Análises Clínicas da Apae Salvador – Labac, referência no estado, ampliou o seu portfólio de exames, passando a oferecer, não só o teste rápido Anti-COVID-19, que detecta anticorpos IgG e IgM qualitativamente, como também o exame quantitativo, que dosa a quantidade de anticorpos no sangue pelo método de ELISA.  Os exames só são realizados por meio de atendimento particular nas unidades exclusivas para Anti COVID-19, na Rua Pernambuco, 272, e na Alameda Verona (Centro Médico), ambas na Pituba. Se preferir, a pessoa não precisa nem sair de casa, o Labac ainda oferece o atendimento domiciliar, mediante taxa de deslocamento.
Qual a diferença dos testes?
O teste rápido QUALITATIVO é feito para pesquisar anticorpos IgG e IgM no soro pelo método imunocromatográfico (verifica a presença ou não dos anticorpos isoladamente). A coleta do sangue é rápida e segura. O resultado é liberado no mesmo dia, após às 17h. O ideal é que seja realizado a partir do décimo dia após contato com algum suspeito/confirmado ou aparecimento dos sinais e sintomas da COVID-19.
Já o teste QUANTITATIVO dosa anticorpos IgG e IgM no soro pelo método de ELISA e serve para quantificar anticorpos no sangue. O resultado é liberado em 5 dias úteis, via internet, por meio de login e senha entregues no ato do atendimento. Os exames não necessitam de requisição médica, porém é exigido documento de identificação com foto.
Ambas metodologias têm índice de assertividade variável, porém definir qual deve usar, depende do histórico clínico de cada indivíduo. A equipe da Apae Salvador está qualificada para melhor orientar, caso necessário.
Como fazer?
O atendimento para testes Anti COVID--19 é exclusivo nas unidades Labac da Pituba, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 18h, e aos sábados das 6h30 às 12h. Na Rua Pernambuco, 272, deve ser feito com agendamento prévio. Na Alameda Verona (Centro Médico) não é necessário agendamento (demanda livre). O acesso é controlado, com distanciamento e medidas de segurança preconizadas pela OMS/MS. Existe ainda a possibilidade de se fazer o exame em domicílio, mediante taxa de deslocamento, que pode ser informada no ato do agendamento.
Os testes, até o momento, não têm cobertura por planos de saúde ou SUS. Para marcação e mais informações, basta ligar para os telefones (71) 3270-8344/8334/8396 ou enviar mensagem por WhatsApp (71) 99625-8135 ou ainda via e-mail analises@apaesalvador.org.br  .

Luxo é afetado pela pandemia, mas vender online é o caminho para recuperação

Luxo é afetado pela pandemia, mas vender online é o caminho para recuperação

Diante do colapso global causado pelos lockdowns e pela paralisação do turismo em todos os principais mercados, a indústria do luxo enfrenta um desafio sem paralelo na história. Depois de cair em cerca de 25% no primeiro trimestre de 2020, a desaceleração deve aumentar no segundo trimestre e pode levar a uma contração estimada entre 20% a 35% ao longo do ano. 

A China começou a liderar o caminho para uma recuperação e os seus consumidores devem consolidar seu status como motores cruciais do setor, representando quase 50% do mercado até 2025. As compras de luxo feitas online aumentaram durante a crise e o canal pode representar até 30% do mercado até 2025. 

Essas são as principais conclusões do estudo da Bain & Company, uma das principais consultorias estratégicas do mundo, divulgado em colaboração com a Fondazione Altagamma, a fundação da indústria de fabricantes de produtos de luxo italianos. 

Segundo a Bain, haverá uma recuperação para o mercado de luxo, mas o setor será profundamente transformado. A crise do coronavírus forçará a indústria a pensar de forma mais criativa e inovar ainda mais rapidamente para atender a uma série de novas demandas dos consumidores e restrições de canal. 

A crise do coronavírus afeta o luxo 

A Bain & Company estima que o mercado de bens de luxo pessoais tenha caído 25% no primeiro trimestre do ano, com a expansão da Covid-19 na Ásia e, depois, em todo o mundo. 

As compras de luxo online permaneceram resilientes, enquanto os modelos tradicionais de lojas, incluindo as de departamento, sofreram quedas acentuadas. O varejo de viagens foi dizimado pelo desligamento do transporte aéreo em todo o mundo. 

De acordo com a Bain, à medida que os consumidores emergem lentamente dos lockdowns, a maneira como enxergam o mundo mudará e as marcas de luxo precisarão se adaptar. A segurança na loja será obrigatória, e deverá ser combinada com a "magia" da experiência de luxo: maneiras criativas de atrair clientes para a loja ou de levar o produto ao cliente farão a diferença. 

Todas as categorias sofreram quedas, com acessórios mostrando a maior resiliência e relógios caindo mais devido à falta de plataformas de vendas online para compensar o fechamento dos canais físicos. 

Olhando para o futuro: como será o mercado de luxo em 2025? 

Vai levar tempo para o mercado se recuperar. A Bain & Company antecipa que uma recuperação para os níveis de 2019 não ocorrerá até 2022 ou 2023. O crescimento do mercado será retomado gradualmente. Para a consultoria, a velocidade do crescimento futuro do mercado dependerá das respostas estratégicas dos players de luxo à crise atual e de sua capacidade de transformar o setor em nome do cliente. 

Os consumidores chineses devem confirmar seu lugar como os compradores mais importantes do segmento, respondendo por quase metade de todas as compras em todo o mundo até 2025. Como região, a China continental representará 28% do mercado de luxo, ante 11% em 2019. 

O canal online, que já registrou um crescimento de dois dígitos em 2019, continuará ganhando participação e respondendo por até 30% do mercado até 2025, movimento puxado pelas novas gerações (Geração Y e Geração Z), a maioria do mercado de luxo. 

Players de luxo precisarão enfrentar disrupções de frente 

Diante de uma crise sem precedentes, os players de luxo precisarão agir agora para criar seu futuro. Todos os aspectos do mercado, da criação à distribuição, do marketing à cadeia de suprimentos e, crucialmente, da interação com os clientes finais, precisarão ser repensados ??para se adequarem a um mundo em mudança. 

Para a Bain, as marcas vencedoras serão as que melhor interpretarão o cenário atual, ao mesmo tempo em que permanecerão consistentes com seu DNA interno e sua história individual. 

Itabuna: Pelo menos 54 idosos testam positivo para Covid-19 em abrigo

Itabuna: Pelo menos 54 idosos testam positivo para Covid-19 em abrigo
Foto: Reprodução / Facebook
Ao menos 54 idosos do Abrigo São Francisco de Assis, em Itabuna, na região sul da Bahia, testaram positivo para a Covid-19. Além desses, houve confirmação de um caso em outro asilo da cidade. As informações são do portal G1.

Os dados foram divulgados após o resultados dos exames específicos feitos no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador. No abrigo, vivem 79 idosos. Além disso, os números da vigilância apontam que nove colaboradores também estão com a doença.

Conforme a administração do Abrigo São Francisco de Assis, a direção tem a relação formal de quantas pessoas estão com a doença. Disse ainda que coloca os pacientes em observação e isolamento.

Essa é a segunda vez que os idosos da unidade foram testados. A primeira coleta foi feita por meio de testes rápidos, após a morte de uma idosa, no dia 22 de maio. Com os resultados mais recentes, a previsão é que o local passe por desinfecção nesta terça-feira (2).

Além do São Francisco de Assis, houve um idoso confirmado com o novo coronavírus no Lar Doutor Balduíno. No local, vivem 76 idosos. Trinta e três funcionários também foram testados, mas nenhum teve resultado positivo. No Albergue Bezerra de Menezes nenhum caso foi identificado.

Operação Ronda Maria da Penha passa a atender Irecê e região

Operação Ronda Maria da Penha passa a atender Irecê e região
Foto: Divulgação/SSP-BA
A Operação Ronda Maria da Penha, ação da Polícia Militar da Bahia com foco na fiscalização de medidas protetivas em favor de mulheres vítimas de violência doméstica, já está em atuação em Irecê e região. Pesquisas demonstram que, em meio à pandemia e a aplicação de medidas restritivas, os casos de violência contra a mulher têm crescido de forma intensa. A ação na região acontece por meio do 7° Batalhão da Polícia Militar, unidade que integra o Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPRC).

"Este projeto da PM busca oferecer proteção às mulheres vítimas de violência doméstica,  mas também aquelas que sofrem, não só agressões físicas, mas também psicológicas. Sem dúvida, com essa nova conquista, iremos prevenir crimes destas modalidades",  ressalta o comandante do CPRC, coronel Valter Araújo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a nova unidade, comandada pela capitã Sheila Karine Silva Dias, conta com policiais capacitados para atuarem nos chamados que envolvam delitos contra mulheres e, em especial, nos casos de medidas protetivas.

Além do Disque 190, que permite o contato direto com a Polícia Militar, denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas gratuitamente pelo Disque 180. A denúncia é anônima e fica disponível 24 horas, em todo o país. A chamada pode ser feita tanto pela mulher em situação de violência ou por quem estiver ciente do ato. 

Governo aprova recomendações para acolher mulheres vítimas de violência na pandemia

Governo aprova recomendações para acolher mulheres vítimas de violência na pandemia
Foto: Reprodução/Pixabay
O Ministério da Cidadania publicou uma série de recomendações para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em meio à pandemia do novo coronavírus. A Portaria prevê acolhimento no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (2).

O texto justifica a importância ao citar a publicação "Gênero e COVID-19 na América Latina e no Caribe: dimensões de gênero na resposta da ONU Mulheres", de março de 2020, que afirma que em um contexto de emergência, crescem os riscos de violência contra mulheres e meninas, especialmente a violência doméstica.

"O aumento do risco de as mulheres sofrerem violência doméstica e familiar nesse período de distanciamento social deve-se ao aumento das tensões em casa e também ao confinamento das mulheres. As mulheres vítimas de violência doméstica e familiar podem enfrentar obstáculos adicionais em meio à pandemia da Covid-19, como mais dificuldade de acesso aos serviços de proteção (pelas restrições de circulação nas cidades ou por interrupção das ofertas dos serviços) e barreiras para se separar do parceiro violento devido ao impacto econômico na vida de suas famílias, principalmente no caso das trabalhadoras informais ou domésticas", diz o texto.

A nota técnica configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial (Artigo 5º da Lei nº 11.340 de 2006 - Lei Maria da Penha).

O documento indica que o objetivo é levantar informações e planejar ações de contingência, em conjunto com os coordenadores das unidades socioassistenciais, criando canais que facilitem a comunicação entre as unidades e a gestão local. Assim como reorganizar as ofertas dos serviços de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade para o atendimento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.