quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Guedes vê acordo com Reino Unido após Brexit

Guedes vê acordo com Reino Unido após Brexit
Notícias ao Minuto Brasil
23/01/20 08:40 ‧ HÁ 8 HORAS POR ESTADAO CONTEUDO
ECONOMIA NEGÓCIOS
Uma vez concluído o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, o Brasil por meio do Mercosul deve ser um dos primeiros países a selar um acordo com os britânicos. Esse foi o sentimento com o ministro da Economia, Paulo Guedes, saiu de uma reunião com seu contraparte britânico, Sajid Javid, realizada paralelamente ao Fórum Econômico Mundial, em Davos.
 
A perspectiva do ministro leva em conta que, na Europa, o país é um dos que têm menos resistência e barreiras a produtos e serviços. No encontro de ontem, a interpretação foi de que uma vez decidida a saída do maior bloco comum, os britânicos têm pressa para fechar novas frentes de negócios. Há três semanas, o primeiro-ministro Boris Johnson passou a entrar diariamente em contato com todos os chefes de Estado para buscar uma aproximação. Como registrou o jornal O Estado de São Paulo/Broadcast há cerca de 10 dias, o presidente Jair Bolsonaro também foi contatado. Os dois falaram sobre estreitar investimentos, segundo a Downing Street, o endereço oficial do governo local.
Num primeiro momento, o acordo deve ser integrado por todos os membros do Mercosul, mas se não houver exigências de cotas é até possível que o pacto seja feito diretamente com o Brasil. "Com o Brexit, o Reino Unido vai mergulhar em uma piscina nova. Pode fazer novos contratos, mergulhar em águas novas", comentou Guedes. Para o Reino Unido, o Brasil é um mercado relevante. O País chegou a ser citado no primeiro projeto do Brexit, ao lado de Índia, Estados Unidos e China, como principais potenciais parceiros comerciais após o "divórcio". "Nós queremos e eles querem", resumiu Guedes.
Os dois também falaram sobre um acordo de bitributação e Javid anunciou que virá ao Brasil ainda este ano. Além disso, o ministro britânico também reforçou o apoio à entrada do País na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Acordo comercial também foi o tema principal do encontro de Guedes com a ministra de Comércio da Coreia do Sul, Myung Hee. Segundo ele, um projeto de acordo está avançado com o país asiático assim como com o Canadá. No Japão, as conversas são ainda iniciais. Também nesse caso, é esperado que todo o Mercosul participe do acordo. "Dissemos sempre a mesma coisa em Davos: 'Nós vamos abrir (a economia). Estamos no pressuposto de que a Argentina vai acompanhar. Se não acompanhar...'"
No Brasil.
A empresários e investidores com quem se reuniu no fórum, em evento fechado, Guedes garantiu que o governo atual fará reformas até o seu último dia, segundo relatou a jornalistas. Segundo relatos de participantes do encontro, Guedes destacou a aprovação da reforma da Previdência, lembrando que havia lançado o compromisso um ano antes. Agora, ele disse que também conta com progressos nas reformas tributária e administrativa.
A fala do ministro foi aprovada por alguns dos presentes consultados pelo jornal O Estado de São Paulo/Broadcast. "Estão comprando o Brasil pelas razões corretas", considerou um deles. A busca por ativos produtivos será um grande trunfo do Brasil, na opinião de outro participante porque os retornos de renda fixa deixaram de ser atrativos como já foram no passado, quando os juros eram altos no mundo e ainda maiores no País. Guedes se incumbiu de dar boas perspectivas sobre os rumos da nação e voltou a falar de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5% este ano.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Setor de neurocirurgia do Hospital Geral de Conquista comemora número de procedimentos

Setor de neurocirurgia do Hospital Geral de Conquista comemora número de procedimentos
Foto: Leonardo Rattes / Ascom Sesab
No Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que atende a Macrorregião Sudoeste da Bahia, entre os recentes avanços de saúde da unidade, chama atenção a mudança no serviço de Neurocirurgia. Em 2019, ano em que a nova equipe assumiu o serviço, foram realizados procedimentos inéditos, seja para unidade, para o interior do Estado ou até mesmo em nível da Região no Nordeste.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) comemora a realização de 541 neurocirurgias e com a marca se consolida como uma referência em alta complexidade.

A unidade de saúde destaca o aumento no número total de procedimentos e atribui o fato a implementação de novas técnicas e equipamentos, além do aprimoramento da complexidade e qualidade no atendimento. Como exemplo, a realização com sucesso do primeiro Bypass cerebral de alto fluxo no interior do estado, ou a remoção endoscópica de um tumor de tronco cerebral.

O neurocirurgião Juliano Baptista, coordenador do grupo, comenta que “as modificações são feitas gradativamente e em 2020 também será iniciado no serviço o tratamento cirúrgico de escoliose”.

Atualmente o Hospital Geral de Vitória da Conquista é referência em neurocirurgia para uma população estimada de 3 milhões de habitantes.

Cuidar da saúde íntima no verão vai muito além de evitar o biquíni molhado

Cuidar da saúde íntima no verão vai muito além de evitar o biquíni molhado
Foto: Divulgação
Os descuidos com a saúde íntima são muito mais comuns no verão. Não à toa, esse é o período em que aumentam as queixas ginecológicas. Passar o dia com o biquíni molhado, por exemplo, intensificam o surgimento de infecções. Os fungos e bactérias encontram no calor e na umidade o ambiente perfeito para sua proliferação. No consultório, as queixas mais comuns que recebo são coceira e corrimento vaginal, que podem ser sinais de candidíase, infecção causada por fungos, e vulvite, que é dermatite de contato ou alérgica na vulva, a parte externa da vagina. O problema é que, na presença de corrimento vaginal, muitas mulheres aumentam a quantidade de banhos diários e exageram no sabonete, o que acaba contribuindo para a retirada da proteção natural, mantendo o ambiente vaginal desfavorável e agravando o quadro.

Costumo dizer que, para evitar problemas, não basta apenas evitar o biquíni molhado. O corpo humano funciona de maneira integrada e demanda cuidados combinados que incluem desde a alimentação até a forma que você realiza a higiene íntima. A dica mais importante que toda mulher deve levar para a vida é: mantenha a região íntima arejada. Prefira roupas leves, tecidos de algodão e fuja dos sintéticos. Lave as peças com sabão neutro e coloque para secar em lugares ventilados, nunca em ambientes úmidos como banheiros.

O excesso de banho também não é saudável para a vagina. As duchas vaginais são contraindicadas, inclusive após a relação sexual, pois alteram o PH e desequilibram a flora íntima. Para fazer a higiene íntima, use somente água corrente e sabonetes neutros ou específicos para a região, sem perfume, já que trazem na composição o pH igual ao da vagina. Também é importante que esses produtos apresentem nos rótulos um selo que indica aprovação por ginecologistas e dermatologistas.

Para passar longe da candidíase, a principal queixa da estação mais quente do ano, também vale cuidar da alimentação. Uma dieta desequilibrada, rica em carboidratos e bebidas alcoólicas, o que é bem mais comum nessa época, é um fator de risco para o aparecimento e manutenção da doença. Além disso, é fundamental evitar roupas apertadas e sempre usar camisinha durante as relações sexuais. 

Os principais agentes etiológicos das infecções são as bactérias da própria vagina, as bactérias intestinais e os fungos. Mas, para cada agente, um tratamento diferente será recomendado, assim como os sinais e sintomas que também irão variar. Por isso, qualquer alteração deve ser avaliada pelo médico, nunca se automedique.O exame físico é fundamental para o tratamento adequado da doença, evitando a piora do quadro, a resistência medicamentosa, os vários tratamentos e as infecções de repetição. Além disso, o tratamento incorreto pode mascarar doenças graves que, se forem tratadas adequadamente, podem ser curadas.

Já quando o assunto é depilação, muito mais frequente no verão, em geral, não existem contraindicações. Algumas mulheres podem apresentar sintomas como ardência e coceira excessivas após o procedimento. Isso pode acontecer quando a paciente tem alergia à algum produto utilizado. Se a depilação é feita fora de casa, é importante prestar atenção na higiene do local. A higiene íntima está relacionada à limpeza da região, e não à presença de pelos.

Se estiver menstruada, o principal cuidado está em trocar o absorvente com mais frequência, independentemente do tipo. Absorventes internos podem ser utilizados nos banhos de mar ou piscina, mas não devem substituir os comuns no dia a dia. Os protetores diários também devem ser evitados, pois impedem a transpiração e deixam a vagina abafada. É importante lembrar que a secreção vaginal só passa a ser motivo de preocupação quando apresenta mau cheiro, coceira ou alteração na cor e na quantidade. Nesses casos, a mulher deve procurar um ginecologista o mais breve possível. 

As mules voltaram para ficar!

As mules voltaram para ficar!


Caracterizada pela parte da frente fechada e a de trás aberta, a mule voltou com tudo e promete permanecer no radar das fashionistas por muito tempo. Além de confortável, este modelo de calçado traz um ar despojado e ao mesmo tempo elegante.

Confira dicas de Karen Furtado, Consultora de Imagem e Estilo, parceira da PICCADILLY, para arrasar com produções estilosas!
De acordo com Karen, hoje em dia é possível encontrar o calçado nas mais variadas versões, como lisos, texturizados, estampados, com ou sem salto.

:: DO TRABALHO AO HAPPY HOUR! EXPLORE PEÇAS EM ALFAITARIA 
 
As peças de alfaiataria, combinadas com mules, são perfeitas para a composição de um look versátil e cai bem em situações formais e informais. Além disso, são ideais para mulheres que possuem muitas tarefas durante o dia e precisam de conforto nos pés. ‘’Em situações como essa é possível explorar sem medo looks com calças de alfaiataria estilo cenoura, em conjunto com t-shirts básicas e jaquetas jeans. Dessa forma é possível imprimir um visual arrumado, sem deixar de lado o conforto necessário’’, destaca. 

:: COOL & FASHION! USE E ABUSE DO JEANS 

Para as que não abrem mão do jeans, a consultora aponta que a mule também pode ser destaque em produções com o tecido. ‘’Uma opção bacana é usar e abusar das calças com modelagem mom, que estão super em alta; ou então apostar na combinação coringa: jeans e camiseta’’, indica. 

Karen conta que existem truques de styling simples e que fazem a diferença na composição visual dos looks. ‘’Sempre que for usar jeans com mules, não se esqueça de dobrar as barras das calças para mostrar um pedacinho das pernas. Além de valorizar o calçado, esse truque mega simples nos faz ‘ganhar’ uns centímetros a mais. E claro, mules de bico fino e em tons nude também garantem a sensação de sermos mais altas’’. 

:: LIVRE, LEVE E SOLTA! APOSTE EM SAIAS E VESTIDOS 

Composições com saias e vestidos também são ideais para arrasar, mas é preciso se atentar a um detalhe que faz toda a diferença: o comprimento das peças. Por se tratar se um calçado fechado, a mule pode passar impressão de ‘’achatar’’. ‘’Mulheres mais altas, por exemplo, podem apostar em modelos midis. Para as mais baixas, a dica é apostar em um look monocromático, pois ele ‘alonga’ a mulher visualmente’’, explica. 

:: DESPOJADA E AUTÊNTICA! ESCOLHA OS SHORTS 

Ainda refletindo versatilidade, as mules também se adaptam perfeitamente a looks com shorts. ‘’Para garantir um look despojado e autêntico, a aposta vai para o combo de shorts jeans e blazer ou então shorts de alfaiataria combinado com camisetas básicas ou de linho. Fica super atual e elegante’’, destaca a consultora. 

Saiba como planejar e economizar com a compra do material escolar

Saiba como planejar e economizar com a compra do material escolar 


O começo do ano é o momento mais complicado para o planejamento financeiro das famílias brasileiras. Além das despesas mensais normais, entram na ordem do dia os pagamentos de impostos como IPVA e IPTU, as pesadas faturas de cartão de crédito com as compras de final de ano e a “temida” lista de material escolar. A compra do material escolar é um dos principais desafios financeiros dos pais no início do novo ano. A variação de preços entre as lojas -- físicas e online -- é enorme e a melhor forma de economizar continua sendo pesquisar antes de ir às compras. 

Importante frisar que, antes de sair comprando a lista que a escola envia, os pais devem fazer uma crítica minuciosa. Primeiro, o que seu filho já tem e consegue continuar usando, ou o que pode ir de um irmão para outro. Nesse caso vale destacar a recomendação para os filhos, durante todo o ano, de cuidarem de seus materiais.
Segundo, com a lista de materiais em mãos, verificar se tudo o que a escola pede é realmente necessário e nas quantidades indicadas? Por exemplo, conheci um caso que uma escola que solicitou “um bloco de papel canson”, produto caríssimo. Entretanto, os alunos utilizaram apenas uma folha do papel canson durante o ano todo. Ou seja, um bloco poderia ter sido utilizado para a sala toda. O bloco foi solicitado de maneira desnecessária e encareceu as listas dos pais.
Os pais, com a lista dos materiais que realmente precisam ser adquirido em mãos, devem realizar uma pesquisa minuciosa. Não devem deixar de ir aos estabelecimentos perto de sua residência e abusar das oportunidades de pesquisa online. Neste começo de ano, por exemplo, o Procon de São Paulo constatou que a diferença de preços dos materiais escolares pelas lojas podem chegar até 333%. A maior variação ocorreu na venda da borracha látex branca da Faber Castell, que em um estabelecimento foi encontrado por R$ 2,60 e no outro, por R$ 0,60. Realmente são números que chamam a atenção, mas o consumidor deve ter cuidado com essa medida, pois o preço menor está sendo praticado pode ser de uma loja longe de sua residência e, só por esse item, pode não valer a pena percorrer uma longa distância.
O ideal é calcular o valor total em reais que irá economizar se fizer as compras em lugares diferentes, levando em conta quanto tempo e dinheiro custaria para ir a cada lugar, pois a conveniência pode sair barato ou não. 

Outra dica importante é participar ou organizar de um grupo de mães e pais para realizar uma compra, do que for possível, em lojas de atacado. Importante ressaltar que é necessária uma pesquisa para indicar se vale a pena comprar no atacado, para que as famílias dividam os valores e os produtos.

Uma outra vantagem do grupo de pais e mães é a possível troca de livros didáticos e paradidáticos. Em algumas escolas, as associações de pais fazem esse trabalho há anos, com esquemas de pontuação maior e prioridade para quem doa livros em bom estado. Neste item estamos falando de potenciais centenas de reais de economia. Vale destacar também que os pais e alunos podem verificar se os livros paradidáticos estão disponíveis em bibliotecas públicas, ou na própria biblioteca da escola. Visitas a sebos (online ou de rua) podem também render boas pechinchas. 

Os pais devem ter cuidado com os pedidos das crianças por itens de marca. É comum eles quererem a mochila da marca x, estojo da marca y, canetinhas caríssimas, etc.. Cabe, então, aos pais educar seus filhos sobre o valor versus o custo das coisas, e saber o que faz sentido pra você e para seu filho. Já que a educação financeira ainda não faz parte oficialmente do currículo escolar, esse é um bom momento para discutir sobre a economia da família com os filhos. 

*Caco Santos é planejador financeiro com certificação CFP (Certified Financial Planner),sócio da GFAI -- Empresa Especializada em Planejamento Financeiro , formado em Administração de Empresas pela FEA-USP e MBA em Finança pela FIA --USP e produtor e apresentador do podcast “Planejamento Financeiro” 

Parangolé grava clipe de aposta com Scheila Carvalho, Scheila Mello, Lore e Cacau Protásio

Parangolé grava clipe de aposta com Scheila Carvalho, Scheila Mello, Lore e Cacau Protásio
Foto: Divulgação
O cantor Tony Salles, líder da banda Parangolé, desembarcou em São Paulo na tarde da última quarta-feira (22) para gravar o clipe da música “Ela Não Quer Guerra Com Ninguém”. Para ocasião, ele recrutou a esposa, Scheila Carvalho, a irmã, Cibele, as dançarinas Scheila Mello e Lorena Improta, além da atriz Cacau Protásio. A direção é de Mess Santos - Movie 3.

 “’Ela não quer guerra com ninguém’ vem nos surpreendendo de uma forma absurda, é lindo ver como o povo conduz isso. Lançamos há pouquíssimo tempo a canção e somos abraçados por uma verdadeira multidão, cantando, dançando e nos emocionando com suas reações ao escutar a música. Que venha o Carnaval... já estou imaginando a emoção que será cantá-la em plena festa. Ansioso por este momento e muito feliz” disse. O lançamento está previsto para o início de fevereiro.

Liminar da Justiça do Pará exige que nota no Enem de participante seja revista

Liminar da Justiça do Pará exige que nota no Enem de participante seja revista
Foto: Reprodução / Roma News
A Justiça Federal no Pará concedeu liminar a uma participante que reclamou de possíveis erros na nota do Enem 2019.

A decisão exige que o resultado dessa participante seja revisto.

Essa liminar é uma das nove ações judiciais que o governo Bolsonaro enfrenta após a divulgação de notas com erros. Trata-se, no entanto, da primeira decisão judicial contra o governo envolvendo a última edição do Enem.

O problema, segundo o MEC, atingiu 5.974 participantes, que já tiveram a nota alterada.

A decisão no Pará determina que o Inep promova a revisão da correção da prova objetiva da impetrante: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e ainda Ciências Humanas e suas Tecnologias, "promovendo a publicidade à autora, no prazo de 48 horas, a contar da intimação".

O juiz Jorge Ferraz de Oliveira Junior assina a decisão.

"Entendo inequívoca a afronta ao princípio da publicidade, assim como do devido processo legal, no que tange ao prazo e forma em que dada publicidade aos candidatos com o fito de formalizarem requerimentos para reanálise da correção", diz a decisão. 

"Vislumbro a necessidade de que tenha a impetrante reanalisada sua prova."

O governo diz que revisou as notas de todos os participantes.

Bolsonaro ganha quadro de Romero Britto; artista já pintou Dilma, Doria e Sérgio Cabral

Bolsonaro ganha quadro de Romero Britto; artista já pintou Dilma, Doria e Sérgio Cabral
Foto: Reprodução / Instagram
Jair Bolsonaro será retratado pelo artista plástico Romero Britto, através de um quadro. A obra inacabada foi divulgada, nesta quarta-feira (22), nas redes sociais de Flávio Bolsonaro, filho mais velho do presidente. 

“Visita ao ateliê do fenômeno e orgulho brasileiro Romero Britto. Nova arte no forno em homenagem ao Presidente Jair Bolsonaro”, escreveu Flávio na publicação, que mostra o rosto do pai estampado com a estética marcante do artista pernambucano. 

Bolsonaro, no entanto, não é a primeira personalidade política retratado por Romero Britto, que também pintou nomes como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT); o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (MDB); o governador de São Paulo, João Doria (PSDB); o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e a ex-primeira-dama americana Hillary Clinton.

Aumento no número de mortos por coronavírus na China cresce junto com temor

Aumento no número de mortos por coronavírus na China cresce junto com temor
Foto: Darley Shen
O número de mortos na China pelo coronavírus subiu de 9 para 17, anunciaram nesta quarta-feira (22) as autoridades chinesas. Ao todo, são 444 casos confirmados de pessoas infectadas.

Autoridades da China e de outros países intensificaram os esforços para controlar um surto. A China desestimulou reuniões públicas na província de Hubei, onde o vírus surgiu no mês passado, e intensificou medidas de contenção em hospitais.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem uma reunião de emergência agendada para determinar se o surto constitui uma emergência de saúde global.

O vírus se espalhou da cidade chinesa de Wuhan, em Hubei, para Pequim, Xangai, Macau, Hong Kong e também chegou a Estados Unidos, Tailândia, Coreia do Sul, Japão e Taiwan.

O governo chinês atualizou o número de casos em uma tentativa de conter o pânico, num momento em que centenas de milhões de pessoas se preparam para viajar pelo país e ao exterior para as celebrações do Ano-Novo Lunar a partir desta semana.

"O aumento da mobilidade do público aumentou objetivamente o risco de propagação da epidemia e a dificuldade de prevenção e controle", disse o vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde, Li Bin, a repórteres.

Há evidências de que o vírus estava sendo espalhado através da "transmissão respiratória", disse Li. E o diretor-geral do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, Gao Fu, declarou que o vírus está se adaptando e se modificando, ressaltando os desafios para as autoridades de saúde.

Cerca de 2.200 pessoas que entraram em contato com pessoas infectadas são mantidas isoladas, enquanto 765 foram liberadas da observação.

"Houve uma grande mudança no número de casos, o que está relacionado ao nosso maior entendimento da doença, melhorando os métodos de diagnóstico e otimizando a distribuição de kits de diagnóstico", disse Li.

Os sintomas do vírus, que pode causar pneumonia, incluem febre, tosse e dificuldade em respirar.

Não existe vacina para o vírus, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa. Quinze profissionais médicos estão entre os infectados na China.

Temores de uma pandemia semelhante ao surto da Sars (síndrome respiratória aguda grave), que começou na China e matou quase 800 pessoas em 2002-2003, agitaram os mercados globais, com as ações de empresas de aviação e artigos de luxo particularmente atingidas, e o iuan sofreu queda

Álvaro Dias vem à Bahia para participar de lançamento de pré-candidatura


Álvaro Dias vem à Bahia para participar de lançamento de pré-candidatura
Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
O senador Álvaro Dias (Pode-PR) desembarca na Bahia no próximo dia 1° de fevereiro para participar do lançamento da pré-candidatura do ex-deputado Carlos Geilson à prefeitura de Feira de Santana pelo Podemos.

Ao Bahia Notícias, Geilson falou que sua candidatura está na base do governador Rui Costa e descartou qualquer possibilidade de compor chapa única com o também pré-candidato petista, Zé Neto. 

Após participar do lançemento em Feira, Álvaro Dias se dirige a Salvador para discutir detalhes da candidatura do deputado federal Bacelar a prefeito da capital, publicou o jornal Tribuna da Bahia. Nacionalmente, o Podemos avalia que vale a pena investir em ambos os candidatos na Bahia

Arrecadação federal em 2019 é a maior em cinco anos

Arrecadação federal em 2019 é a maior em cinco anos
Foto: Divulgação
A arrecadação federal encerrou o primeiro ano da gestão do presidente Jair Bolsonaro em R$ 1,537 trilhão, uma alta de 1,69% em relação a 2018, já descontada a inflação do período. O dado de 2019, divulgado nesta quinta-feira (23) pela Receita Federal, é o melhor observado em cinco anos.

De acordo com o fisco, o resultado foi motivado principalmente pelo comportamento dos indicadores econômicos. Entre os fatores que contribuíram para impulsionar a receita, estão uma alta de 3,27% na venda de bens, elevação de 1% na comercialização de serviços e um crescimento de 3,66% na massa salarial nominal do país.

O Imposto de Renda foi o principal responsável pelos ganhos do governo federal no ano passado. O tributo sobre os rendimentos de empresas, junto com as contribuições sobre lucro, registrou alta de 11,09% no ano. Segundo a Receita, houve ainda uma elevação de 11,07% na receita de Imposto de Renda da pessoa física. O crescimento é explicado por ganhos em vendas de bens e em operações na bolsa de valores.

Antes mesmo de assumir cargo, Regina Duarte convida reverenda Jane Silva como adjunta

Antes mesmo de assumir cargo, Regina Duarte convida reverenda Jane Silva como adjunta
Foto: Divulgação
Mesmo ainda em “noivado” sem fechar “casamento” com o governo (clique aqui), Regina Duarte convidou a reverenda Jane Silva para o cargo de adjunta na Secretaria Especial da Cultura. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, Jane, que atualmente é secretária de Diversidade Cultural da pasta, foi convidada pela atriz, nesta quinta-feira (23), durante uma reunião com assessores, secretários da pasta e o ministro do Turismo. 
A reverenda Jane Silva, que aceitou a proposta de Regina Duarte, deve substituir João Paulo Soares Martins. “Uma amiga querida que torço para aceitar [assumir o cargo de secretária de Cultura. A namoradinha do Brasil vai empolgar a cultura”, disse Jane à coluna.

Presidente da empresa Associação Cristã de Homens e Mulheres de Negócio, a reverenda assumiu a Secretaria de Diversidade Cultural em novembro, e é apoiadora do presidente Jair Bolsonaro e simpatizante do ex-secretário Roberto Alvim.

Funarte veta rock, bandas militares e religiosas em edital de apoio à música

Funarte veta rock, bandas militares e religiosas em edital de apoio à música
Foto: Movimento Samamba Rock/Divulgação
Após o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Dante Mantovani, afirmar que o rock “leva ao aborto e ao satanismo" (clique aqui e relembre), o órgão vetou este estilo musical de um edital divulgado nesta quarta-feira (22).

"O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto. E a indústria do aborto alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo. O próprio John Lennon disse abertamente, mais de uma vez, que fez um pacto com o satanás”, afirmou Mantovani em um vídeo publicado em suas redes sociais. 

Com inscrições abertas até 9 de março, o Prêmio de Apoio a Bandas de Música 2020, recém lançado pela Funarte, prevê a distribuição de instrumentos de sopro aos artistas selecionados. Além do rock, ficam de fora também outros gêneros musicais. “Não poderão participar deste Edital ‘fanfarras’ ou ‘bandas marciais’ ligadas ou não a instituições do ensino regular público ou privado, ‘bandas de pífanos’, ‘bandas de rock’, ‘big-bands’, bem como conjuntos musicais assemelhados, conjuntos musicais de instituições religiosas, bandas militares e bandas de instituições de segurança pública”, diz o edital (clique aqui e saiba mais). 

Chamado de próximo presidente, Huck diz que Brasil precisa ser melhor representado

Chamado de próximo presidente, Huck diz que Brasil precisa ser melhor representado
Foto: Divulgação
O apresentador Luciano Huck atraiu a maior parte das atenções durante o painel que participou sobre os protestos de rua na América Latina na reunião do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta quinta-feira (23), mas evitou polêmicas.

Discorrendo sobre desigualdade, educação e ambiente, foi chamado em voz alta ao menos duas vezes de "próximo presidente do Brasil" —pelo escritor e youtuber brasileiro Raiam Santos e pela secretária executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe da ONU, Alicia Bárcena Ibarra.

Huck, que é amplamente visto como aspirante à Presidência em 2022, mas não anunciou candidatura, desviou do epíteto. Indagado após o evento sobre os temas que abordou no almoço e as ações do Brasil na área, disse que o Brasil merecia representação melhor no exterior.

"O Brasil precisa ser mais bem representado, para além da economia", afirmou."Quando você lê a carta do professor [Klaus] Schwab desta edição do Fórum Econômico e ela claramente aponta para discutir ideias que possam gerar crescimento econômico com redução da desigualdade, eu adoraria poder ver o país bem representado em painéis além dos painéis econômicos", afirmou, aludindo ao ministro Paulo Guedes (Economia), celebrado por investidores no Fórum.

"Sem dúvida a gente entregou números importantes do ponto de vista econômico, mas a gente estava fora dos painéis de educação, desigualdade e Amazônia." Durante o almoço, ao qual também estava presente o cocriador do movimento anarquista americano Occupy, Micah White, e outras lideranças da sociedade civil, Huck contou uma história de superação que registrou em seu programa, falou da importância da educação e esboçou um ponto de vista sobre ambiente, um dos eixos do encontro deste ano.

"Temos 80% da Amazônia que não sabemos a quem pertence, estão em uma zona cinzenta, então temos que pensar na Amazônia também nas pessoas, não nas árvores", disse aos convidados, sem elaborar, aparentemente referindo-se à área protegida da floresta. É uma opinião consonante com a do governo Jair Bolsonaro, que vem defendendo maior desenvolvimento econômico para a região da floresta, mas é criticado por sua inação ambiental. O ministro Ricardo Salles (Ambiente) não viajou para Davos.

Na plateia, estavam executivos brasileiros como Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras, e o vice-presidente do Bradesco, Mauricio Minas —ambos sentados à mesa com Huck. Aliados de dois dos possíveis concorrentes de Huck caso ele se candidate em 2022 também estavam presentes: a secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patricia Ellen, que veio a Davos com o governador João Doria (PSDB), e o presidente do BNDES sob Bolsonaro, Gustavo Montezano.

Boulos vem a Salvador e promete protestar contra decisão de Rui de fechar Odorico

Boulos vem a Salvador e promete protestar contra decisão de Rui de fechar Odorico
Foto: Reprodução / Yahoo
Filiado ao PSOL e aliado do ex-presidenciável Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos criticou a decisão do governador Rui Costa (PT) de fechar o colégio estadual Odorico Tavares. Boulos vem a Salvador nesta sexta-feira (23) e prometeu apoiar pessoalmente as manifestações contra o fechamento da unidade de ensino localizada no Corredor da Vitória.


O governador Rui Costa (PT) determinou o fechamento da escola utilizando como argumento a distância geográfica do Odorico das comunidades de origem dos estudantes. O governo diz que a escola foi esvaziada ao longo dos anos por esse motivo.

Nesta semana, estudantes do colégio ocuparam a instituição e foram reprimidos por ação policial (veja aqui). 

DEM vai lançar de oito a dez candidatos para prefeitos de capitais, diz ACM Neto

DEM vai lançar de oito a dez candidatos para prefeitos de capitais, diz ACM Neto 
Foto: Max Haack / Bahia Notícias
Presidente nacional do DEM, ACM Neto disse que seu partido vai trabalhar para ganhar "musculatura eleitoral" no pleito deste ano. Segundo ele, a sigla, que hoje só tem ele como prefeito de capital, vai lançar entre oito e 10 postulantes para as capitais. 

"O nosso foco é eleição para prefeito. Nós pretendemos lançar de oito a dez candidatos para prefeitos de capitais. Queremos ter candidato nas principais cidades do país e nos 26 estados que terão eleição municipal, sair forte das urnas, ganhar musculatura eleitoral. O partido, principalmente depois que Rodrigo Maia assumiu a presidência da Câmara pela primeira vez, passou a ter relevância política muito clara no país. Agora quero traduzir essa relevância política em mais relevância eleitoral. Teremos um papel em 2022. Que eu espero que seja um papel de aglutinação. Em torno de quem? Em torno de que projeto? Isso não está discutido", declarou, em entrevista ao jornal O Globo.

Neto não descartou disputar a Presidência da República em 2022. “Tudo pode ser. Neste momento, não descarto nenhuma hipótese”, disse. "Eu continuarei presidente dos Democratas, meu mandato vai pelo menos até 2022, podendo se estender até 2023, então estarei na presidência nacional do partido. Se tiver condições, a depender do contexto político, pretendo passar uns três ou quatro meses estudando no exterior, e já a partir de meados de 2021 definir qual vai ser o meu projeto de disputa eleitoral em 2022. Aí sim começar a focar nisso, estruturar, planejar e trabalhar para isso", emendou.

Codesal isola área de prédio que caiu em Narandiba; resto da estrutura vai ser demolida

Codesal isola área de prédio que caiu em Narandiba; resto da estrutura vai ser demolida
Foto: Reprodução / TV Bahia
A prefeitura informou que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) isolou a área do prédio que desabou na manhã desta quinta-feira (23), em Narandiba. O que sobrou do imóvel será demolido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) após solicitação do órgão.

A Codesal ainda reforçou, via boletim, que não houve nenhum ferido no desabamento. 

A informação preliminar é que as pessoas que moravam no imóvel eram locatários, já que o prédio pertencia a um particular que alugava os apartamentos.   

A estrutura já havia sido condenada e evacuadana última segunda-feira (20) por apresentar fissuras e oxidação de armaduras, com risco alto de desabamento.