domingo, 26 de julho de 2020

Isabeli Fontana ataca de jardineira e planta orquídeas usando maiô cavado Publicada:24/07/2020 20:02:00



(Foto: Reprodução/Instagram)
Isabeli Fontana usou seu Instagram no início da noite desta sexta-feira (24) para compartilhar com seus seguidores um clique em que aparece com um maiô cavado em um tom vibrante de rosa.
A modelo também aproveitou para falar sobre hobbies que adquiriu durante a quarentena. “Ah, quarentena já me sinto toda trabalhada no jardim, plantando minhas orquídeas pelas árvores”, escreveu a morena.
Em seguida, Isabeli contou que descobriu algo que já desconfiava por conta de seu signo. “Descobri que amo ficar em casa, como uma canceriana legítima”, disse.
Nos comentários, a beleza do modelo foi exaltada por parte de seus 1,3 milhões de seguidores. “Mais linda do que nunca”, escreveu um fã. “Me sinto feio vendo essa beleza toda”, declarou um segundo.
Recentemente, Isabeli Fontana posou com o mesmo maiô. Porém, na ocasião, a ex-modelo preferiu posar de costas, deixando parte dos seios à mostra em um posto onde se descreveu como “vitaminada”.

Conheça 8 projetos de estudantes que refletem sobre a questão de gênero e raça

Conheça 8 projetos de estudantes que refletem sobre a questão de gênero e raça

 
Para o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado hoje 25 de julho, o programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, apresenta projetos transformadores de estudantes que estão valorizando a cultura e a história negra, além de discutir sobre o racismo. As iniciativas foram desenvolvidas por jovens do ensino fundamental ou médio e promoveram reflexões sobre a luta que as mulheres negras enfrentam no dia a dia e sobre o preconceito duplo que sofrem, de gênero e de raça. 
 
A data foi criada em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e é considerada um marco na luta das mulheres negras em todo o mundo. No Brasil, o dia foi oficialmente reconhecido em 2014, por meio da Lei nº 12.987/2014 e, desde então, o país celebra o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza foi líder do Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso, no século 18. 
 Um desses projetos foi realizado por alunas do Centro Educacional Antônio Honorato, em Casa Nova (BA), que levou o nome de "Empoderamento da Mulher Negra". A iniciativa tem por objetivo colaborar com o fim do preconceito racial e de gênero na comunidade, principalmente no que diz respeito às mulheres afro-brasileiras. A ação foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola de 2018. 
A ideia nasceu durante a atividade escolar Educação Patrimonial e Artística (EPA), que incentiva a observação do território e sua história. Após pesquisarem sobre a opressão que a população negra ainda está exposta (principalmente as mulheres) e sobre a "ditadura da beleza" - que difunde valores estéticos que apagam os traços negros - as garotas entenderam que seria necessário trabalhar a autoestima dessas pessoas para mudar a situação. 
Organizaram atividades como desfiles, palestras e oficinas de turbantes e realizaram também ensaios fotográficos com as próprias alunas e com mulheres negras da região. Atualmente, o projeto segue ativo e impactando muitas estudantes. Os registros fotográficos, inclusive, garantiram às jovens o primeiro lugar no concurso do EPA, realizado nas cidades de Casa Nova e Juazeiro. Para contribuir ainda mais com o fim do preconceito, elas pretendem produzir um clipe que unirá a beleza das mulheres negras com a temática sobre o local onde vivem, o sertão baiano. 
Movimentos Meninas Crespas 
 
As jovens de Porto Alegre (RS) se reuniram em um grupo para promover atividades dentro e fora da escola. O coletivo realizou trocas de experiências que visavam à valorização da estética e do cabelo crespo para resgatar a identidade afro-brasileira e o poder do feminino, além de celebrar a ancestralidade negra. Além disso, foram propostos debates em forma de roda de conversa para contextualizar situações, analisar fatos e debater assuntos relacionados à população negra. Com o tempo, as famílias das estudantes também começaram a participar das oficinas e rodas propostas pelo coletivo. 
 
Além dos debates, o grupo ofereceu oficinas, entre elas a de dança afro que se tornou apresentação em eventos do bairro. O coletivo criou, ainda, uma biblioteca comunitária e afrocentrada por meio de campanhas de arrecadação de livros sobre a negritude, a fim de que a comunidade pudesse conhecer mais a história negra. E, agora, as adolescentes iniciaram as gravações para o documentário que contará a história do projeto. 
 
Conheça abaixo outros quatro projetos protagonizados meninas negras que abordam a valorização da mulher negra na sociedade. As iniciativas também foram destaque na última edição do Desafio Criativos da Escola: 
 
Além dos Genes: fortalecendo as culturas negras: depois de mapear se a autodeclaração da raça dos moradores correspondia aos dados oficiais, alunas de Cascavel (CE) criam projeto para valorizar e fortalecer a identidade e a cultura negra no município. Focadas, especialmente, na comunidade quilombola da BICA, as jovens promoveram debates sobre a questão racial na comunidade e oficinas para resgatar a cultura local. 
Além dessa iniciativa, o Criativos da Escola lista mais sete casos protagonizados por crianças e jovens que abordam a valorização das mulheres e que também foram destaque nas premiações do Desafio: 
Dice: por meio da literatura de cordel, estudantes de Cascavel (CE) se aproximam da comunidade para falar sobre a questão de gênero. 
E se fosse com vc?: estudantes de Sapiranga (RS) criaram um clube feminista para discutir violências sofridas pelas mulheres e como combatê-las. 
Elas por Elas: alunas de Venâncio (RS) criam áudio-livro e falam sobre feminismo com crianças. 
Lugar de mulher é onde ela quiser: estudantes do Rio de Janeiro (RJ) utilizam a arte para educar a comunidade escolar sobre os direitos das mulheres.  
Em breve - inscrições para o Desafio 2020 
Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola ou a comunidade? Então, prepare-se para compartilhar: em breve começam as inscrições para a 6ª edição do Desafio Criativos da Escola. Em 2019, a premiação recebeu 1.443 projetos de todos os estados do Brasil. É possível conhecer as histórias dessas iniciativas nas redes sócias do programa e em seu site.

Sobre o Instituto Alana 
O Instituto Alana uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".

Bahia vence o Flu de Feira e se classifica como líder para semifinais do Baianão


Bahia vence o Flu de Feira e se classifica como líder para semifinais do Baianão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Bahia está classificado para as semifinais do Campeonato Baiano. Sem dificuldades, o Tricolor bateu o Fluminense de Feira por 2 a 0 na tarde deste domingo (25), em Pituaçu, pela última fase de grupos do estadual.

Com 18 pontos, a equipe fechou a primeira fase como líder. O adversário da próxima fase será o Jacuipense.

A equipe volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (29), às 19h30, contra o Confiança, pela semifinal da Copa do Nordeste.

O JOGO

Marco Antônio abre o placar

Mais rápido e com maior controle da bola em relação ao jogo contra o Atlético, o Bahia não demorou a marcar o seu primeiro gol. Aos cinco minutos, depois de troca de passes, Marco Antônio recebeu um toque de Alesson na frente e completou com a perna direita, sem dar chance ao goleiro Márcio Greyck.

Marco Antônio faz mais um

A tarde era de Marco Antônio. Aos 14, ele balançou a rede de novo. Nino Paraíba foi acionado na direita e cruzou rasteiro para a área. Após um inteligente corta-luz de Saldanha, Marco completou de direita e surpreendeu o goleiro do Touro. Rede balançada e 2 a 0 no placar.

Ativo no setor ofensivo, o Bahia estava se mostrou insaciável. Com 27 minutos, após mais uma rápida troca de passes, Alesson recebeu próximo da entrada da área e mandou uma bomba para grande defesa de Greyck.

Aos 33, quase Marco Antônio marcou o terceiro. Ele recebeu passe de Saldanha e bateu forte. A bola bateu no travessão e pingou próxima da linha. Com 41, Daniel bateu da entrada da área, a bola desviou e quase morreu na rede.

Segundo tempo

Atrás do placar, o Fluminense de Feira começou o segundo tempo atacando o Bahia. Após uma falha dos jogadores tricolores, Reinaldo arriscou de fora da área e Mateus Claus defendeu no primeiro minuto. Aos seis minutos, depois de cobrança curta e cruzamento na área, Tabata cabeceou e a bola passou perto.

O Bahia partiu pra reação logo no minuto seguinte. Após jogada que começou na direita, a bola chegou a Alesson, que ajeitou e bateu rasteiro para boa defesa do goleiro do Touro. Aos onze minutos, o Tricolor perdeu uma boa chance. Depois de chute de Daniel e rebatida de Greyck, Alesson mandou por cima do gol.

Com seguidos erros na saída de bola, o Fluminense foi tentando aproveitar. Aos 34, Arnold roubou a bola, avançou e cruzou para defesa de Mateus Claus. Aos 39, foi a vez de Reinaldo bater de fora da área para ótima defesa de Claus.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Fluminense de Feira
Campeonato Baiano - 9ª rodada

Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 26/07/2020 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Moisés Ferreira Simão
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos e Marcus Vinícius Ferreira de Souza
Cartões amarelos: Jadson, Elton (Bahia)
Gols: Marco Antônio (duas vezes) (Bahia)

Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba, Wanderson, Ernando e Zeca; Elton (Edson), Jadson, Daniel, Marco Antônio (Jeferson Douglas) e Alesson (Alesson); Saldanha (Caíque). Técnico: Roger Machado.


Fluminense de Feira: Márcio Greyck; Nino, Tiago Leal (Java), Correia e Arnold; Edimar (Tabata), Macudinho (Tico), Reinaldo e Kleiton Domingues; Marcelo Nicácio (Gil Baiano) e Rafael.. Técnico: Beto Oliveira.

sábado, 25 de julho de 2020

DOE deste sábado estabelece toque de recolher em mais 22 municípios da Bahia

DOE deste sábado estabelece toque de recolher em mais 22 municípios da Bahia
Foto: Paula Fróes / GOVBA
O Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (25) traz a determinação para toque de recolher em mais 22 municípios baianos. A restrição passa a valer a partir de domingo (26). A medida será implementada em América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, São Gabriel, Tapiramutá e Uibaí. 

De acordo com a publicação, a restrição de locomoção noturna deve ocorrer a partir das 18h e seguir até 5h. Ela veda, para qualquer indivíduo, a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas.

A medida vale por sete dias, e vai até 2 de agosto. A publicação ainda traz que a Polícia Militar da Bahia apoiará as medidas necessárias adotadas pelos municípios, tendo em vista o disposto neste decreto, em conjunto com a guarda municipal.

Conforme o governo estadual, a determinação tem como objetivo o freio do avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia. 

Nas cidades incluídas no decreto fica autorizado, das 5h às 16h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. 

Durante os horários de restrição poderão circular, excepcionalmente, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Fiocruz lança manual para reabertura segura das escolas

Fiocruz lança manual para reabertura segura das escolas
Foto: Reprodução/GettyImages
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) lançou, nesta sexta-feira (24), um manual sobre biossegurança para a reabertura de escolas no contexto da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O documento traz orientações para retomada das aulas em segurança, além de informações sobre questões sanitárias e formas de transmissão da doença. O manual destaca ainda a necessidade de implementar boas práticas de biossegurança que contribuam para promover a saúde e prevenir a doença nas escolas. As informações são da Agência Brasil. 

A coordenadora-geral de Ensino Técnico da escola, Ingrid D’avilla, integrante da equipe que elaborou o manual, disse à Agência Brasil que o material está disponível no site da unidade e em alguns portais da Fiocruz, como a Agência Fiocruz de Notícias e o Observatório Covid-19 Informação para Ação, cujo objetivo é disponibilizar informações sobre a covid-19.

Com a atualização contínua das pesquisas sobre a doença, o documento deve ser também frequentemente atualizado. Por isso, a opção foi disponibilizá-lo em formato digital, disse Ingrid D'avilla.