segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Josué 1:9 Explicação de “Seja forte e corajoso”

 


Josué 1:9 ACR (Almeida Corrigida Revisada)

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Josué 1:9 NVI (Nova Versão Internacional)

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar””

Traduções Bíblicas de Josué 1:9

Josué 1:9 (KJA) King James Atualizada

“Ora, não te ordenei: Sê forte e corajoso? Não temas e não te apavores, porquanto Yahweh, o SENHOR teu Deus, está contigo por onde quer que andes!”

Josué 1:9 – NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

“Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

Josué 1:9 – NAA (Nova Almeida Atualizada)

“Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.”

Explicação de Josué 1:9 “Seja forte e corajoso”

Josué 1:9 é um versículo central no início do livro de Josué, onde Deus encoraja Josué a ser forte e corajoso ao assumir a liderança do povo de Israel após a morte de Moisés. Este versículo faz parte de uma série de promessas e instruções que Deus dá a Josué, garantindo-lhe Sua presença constante e o sucesso na missão de conquistar a Terra Prometida.

O contexto do versículo mostra Josué como um servo fiel que, antes de liderar, aprendeu a servir sob a liderança de Moisés. Essa experiência como servo foi essencial para que Josué se tornasse um líder eficaz.

Deus, ao comissionar Josué, disse-lhe “esforça-te” porque ele tinha uma grande missão pra cumprir. Não apenas para o instruir a ser forte e corajoso, mas também lhe dando promessas de vitória sobre seus inimigos e a posse da terra prometida a Abraão. Em apenas em um capítulo Deus disse pelo menos 3 vezes para Josué se esforçar

Deus promete a Josué que, assim como esteve com Moisés, estará com ele, assegurando-lhe que não o deixará nem o desamparará (Josué 1:5). Essa promessa de presença divina é fundamental, pois reforça que a força e a coragem de Josué não vêm de sua própria capacidade, mas da confiança nas promessas e no poder de Deus.

Deus lembra a Josué que a verdadeira prosperidade e sucesso vêm da obediência à Sua Palavra, e essa obediência requer meditação constante nas Escrituras.

Além disso, o versículo de Josué 1 9, destaca que as promessas de Deus são estímulos para ação e não para inércia.

Josué 1:9 explicando as partes chaves do Versículo

Josué 1 9 versículo explicado

Não fui eu que lhe ordenei?”: É uma afirmação poderosa, formulada na forma de uma pergunta retórica em hebraico, algo comum nas Escrituras. Essa pergunta é enfática, testando e reforçando o que já haviasido previamente ensinado. Ao apresentar Sua própria autoridade, Deus alivia Seu servo de cuidados e hesitações, reafirmando Sua presença.

“Seja forte e corajoso”: Dizer a um líder “Seja forte e corajoso!” é uma coisa, mas capacitá-lo para isso é algo totalmente diferente. A força e a coragem de Josué surgiram da meditação na Palavra de Deus, da crença em Suas promessas e do cumprimento de Seus preceitos. Esse também era o conselho que Moisés deu a todo o povo (Dt 11:1-9) e que Deus aplicou especificamente a Josué.

“Não se apavore, nem se desanime”: Em anos posteriores, sempre que Josué se deparasse com um inimigo ou ficasse temeroso, ele poderia se lembrar de que tinha uma chamada divina. Essa lembrança ajudaria a dissipar seus medos. Quando as situações se tornassem difíceis e ele estivesse tentado a se desesperar, o mandamento de Deus serviria para renovar sua coragem. Assim como Moisés antes dele e Samuel e Davi depois dele, Josué recebeu a incumbência divina de servir ao Senhor e cumprir Sua vontade, um chamado que lhe daria forças para perseverar até o fim.

“o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”: A ênfase dessa passagem ensina que nada é mais eficaz para produzir confiança do que confiar no chamado e no mandamento de Deus, estando totalmente seguros disso em nossa própria consciência. Seguimos, então, aonde Ele nos enviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário