terça-feira, 29 de novembro de 2016
A Regra de Ouro
Texto: Mateus 7:12. "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas."
Introdução:
1. Mateus 7:12 - A "Regra de ouro", talvez é uma das mais citadas das Escrituras.
2. Considere as corrupções diversas desta regra.
a. Faça aos outros antes que eles façam a você.
b. Faça aos outros como eles fazem a você.
c. Faça aos outros o que eles fazem a você.
I. A regra de ouro é uma regra geral.
A. Todas as coisas, tudo. Se existe alguma coisa que gostaríamos que os homens fizessem para nós, torna-se nosso dever fazer-lhes. Exemplo: respeito, gentileza, paciência, cortesia, etc. Observe Filipenses 2:3-4.
II. A regra de ouro é uma regra introspectiva.
A. “... tudo o que vós quereis...” Vivendo na "Regra de ouro" requer que nós examinamos nosso próprio coração. Ref. II Coríntios 13:5 - "Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis fé;...”.
III. A regra de ouro é uma regra universal.
A. “... tudo o que vós quereis que os homens vos façam...” (Homens) como utilizado aqui é um termo geral, incluindo os de todos os sexos (masculino ou feminino), o caráter, raça ou religião. Ninguém, seja amigo ou inimigo, é excluído. Veja Gálatas 6:10.
IV. A regra de ouro é uma regra ativa.
A. “... fazei-lho também vós...” A "Regra de ouro" exige uma ação da nossa parte, não apenas sentimentos. Não é suficiente apenas ser simpático ou sentir um interesse pelos outros. Observe Tiago 2:15-16.
V. A regra de ouro é uma regra completa.
A. “... porque esta é a lei e os profetas." As palavras de Jesus apontam o que a lei deveria obrigar um homem a fazer.
Conclusão:
1. A necessidade de aderir a "Regra de ouro" é hoje tão grande como no dia em que foi falada por Jesus. A adesão a esta regra irá ajudar a evitar o pecado do egoísmo.
Pr. Aldenir Araújo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário