quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ibope: 69% reprovam o governo da presidente Dilma

Segundo pesquisa, reprovação da presidente ficou na margem de erro. Instituto ouviu 2.002 pessoas entre 18 e 21 de setembro, em 140 municípios Segundo pesquisa, reprovação da presidente ficou na margem de erro. Instituto ouviu 2.002 pessoas entre 18 e 21 de setembro, em 140 municípios Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra os seguintes percentuais de avaliação dos eleitores ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT): – Ótimo/bom: 10% – Regular: 21% – Ruim/péssimo: 69% – Não sabe: 1% Os percentuais divulgados nesta quarta mostram que a avaliação do governo Dilma ficou estável em comparação com o levantamento anterior, divulgado em julho deste ano, oscilando dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na ocasião, o Ibope havia apontado que 9% aprovavam o governo (consideravam “ótimo” ou “bom”); 68% dos entrevistados avaliavam a administração Dilma como “ruim” ou “péssima”; e 21% consideravam a gestão “regular”. A rejeição ao governo Dilma apontado nesta edição da pesquisa (69%) é a maior já registrada pela série histórica das pesquisas Ibope desde a redemocratização. Conforme o instituto, entretanto, o percentual de pessoas que consideram a gestão da petista “ruim ou péssimo” ficou dentro da margem de erro, em comparação com a última pesquisa. Desta vez, o Ibope também identificou que 14% dos entrevistados aprovam a maneira de governar da presidente. Porém, demonstra a pesquisa, 82% desaprovam e 3% não souberam ou não responderam. Ainda de acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 20% dos entrevistados confiam em Dilma e 77% não confiam. O levantamento divulgado nesta quarta, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. De acordo com os coordenadores do levantamento CNI/Ibope, a soma dos percentuais pode não igualar 100% em decorrência do arredondamento dos índices.

sábado, 26 de setembro de 2015

Sábado, 26 de Setembro de 2015 - 13:20 Haddad começa articulação para barrar candidatura de Marta Suplicy em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), tenta impedir que a nova peemedebista, a senadora Marta Suplicy, seja candidata pela legenda para a prefeitura de São Paulo, em 2016. De acordo com a Folha, temendo que o eleitorado de Suplicy migre para Marta, Haddad decidiu investir na bancada de vereadores peemedebistas e nos integrantes do diretório municipal do PMDB para impedir que eles escolham a senadora como candidata à prefeitura no ano que vem. Haddad teve uma reunião com os quatro vereadores do PMDB em São Paulo. Durante a reunião, segundo um dos participantes, Haddad disse que "não é trouxa" e ameaçou lançar cinco candidatos para disputar com os vereadores do PMDB em seus redutos. A fala não foi bem recebida pelos edis, que afirmaram que a filiação de Marta não significa que ela será candidata.

Sábado, 26 de Setembro de 2015 - 13:40 STF suspende férias de 60 dias a procuradores

STF suspende férias de 60 dias a procuradoresFoto: Fellipe Sampaio/SCO/STF O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, atendeu pleito da União para suspender a possibilidade de procuradores da Fazenda Nacional tirarem 60 dias anuais de férias, até que a Corte decida no mérito se os profissionais têm direito a esse tempo de descanso. Desde 2006, sindicato da categoria e Advocacia-Geral da União (AGU) travam uma disputa no Supremo sobre o assunto. Além dos argumentos jurídicos para questionar decisão do Superior Tribunal de Justiça que permitiu esse direito aos procuradores da Fazenda Nacional, a União alega que os gastos públicos com a medida podem atingir mais de R$ 186,9 milhões caso todos os profissionais optem por converter as férias em dinheiro. Para Barroso, existe "dúvida razoável" quanto ao direito dos procuradores e também perigo na demora da decisão, em razão da repercussão financeira e prejuízo para as atividades da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Por isso, o ministro concedeu no início do mês efeito suspensivo ao recurso proposto pela AGU até a decisão final. O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) sustenta que a legislação equipara os integrantes da carreira a membros do Ministério Público da União, com mesmos vencimentos, gratificações e vantagens - o que incluiria os 60 dias de férias. Em novembro de 2014, o Supremo negou direito a férias de 60 dias para procuradores federais. Os dois casos, no entanto, não têm identidade, na visão de Barroso. Na ocasião, a relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, delimitou as diferenças ao dizer que a o recurso tratava de procuradores federais: "não de Procuradores da Fazenda Nacional, que é outra legislação", afirmou. A distinção feita entre os dois processos não gera de forma automática o reconhecimento do direito dos procuradores da Fazenda Nacional aos 60 dias de descanso. "Isso porque a solução do caso passa necessariamente pela análise de algumas questões distintas", entendeu Barroso. Em março, Barroso negou suspender as férias de 60 dias por entender, entre outras coisas, que como o caso tramita há anos no Supremo, não há risco na demora da decisão. Na resposta, contudo, a AGU explicou que desde abril de 2006 até a publicação de uma decisão sobre mesmo tema, em fevereiro deste ano, o período de férias não estava valendo. Isso porque havia outro recurso em pauta sobre o assunto. Assim, só a partir de fevereiro de 2015 as férias de 60 dias passariam a valer para a categoria. Com o recurso da AGU, Barroso reconsiderou a decisão. No dia 10, o recurso foi encaminhado para a Procuradoria-Geral da República, que deve encaminhar parecer sobre o assunto antes de o caso ser levado a julgamento.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Órgãos federais estão sob risco de espionagem, diz Abin

Órgãos federais estão sob risco de espionagem, diz AbinFoto: Elza Fiuza/ Agência Brasil Relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o mapeamento da segurança cibernética do Estado brasileiro aponta que os órgãos estatais que utilizam serviços de hospedagem fora do país correm risco de espionagem. Do total de órgãos federais com endereço "gov.br", 18,8% estão hospedados em estruturas privadas no exterior. A vulnerabilidade ocorre por causa da lógica de tráfego na internet. De acordo com a coluna Expresso, de Época, a rede não obedece a lógica da menor distância, mas do menor preço. Como a melhor infraestrutura está nos Estados Unidos, converge para o país grande parte das comunicações digitais do mundo. Exemplo é que o tráfego de comunicação entre Brasil e Argentina frequentemente passa pelo sistema americano. Quando isso ocorre, os dados digitais brasileiros se submetem à legislação estrangeira, sem as ressalvas estabelecidas pela lei brasileira.

Trecho de metrô que chega à Estação Pirajá será inaugurado em outubro, anuncia Rui

Trecho de metrô que chega à Estação Pirajá será inaugurado em outubro, anuncia RuiFoto: Divulgação/ Secom Os 11km da Linha 1 do metrô serão oficialmente completados em outubro, quando o sistema chegará à Estação Pirajá. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), ao escrever em seu perfil no Twitter, na manhã desta quarta-feira (23), que um teste foi realizado na noite de terça-feira (22). "É um marco para os soteropolitanos. Há mais de dez anos Salvador espera por essa concretização. Em apenas dois anos entregamos praticamente a mesma distância que levou 13 anos em construção e não operava", disse Rui. De acordo com o governador, o número e estações dobrou nesse período, de quatro para oito. "Ao mesmo tempo, iniciamos a Linha 2, que está em obras na região do Detran e Paralela. Salvador merece e vai ter mais mobilidade", acrescentou.

Câmara Municipal de Salvador aprova títulos do novo regimento interno

Câmara Municipal de Salvador aprova títulos do novo regimento internoFoto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, nesta quarta-feira (23), os títulos 9, 10 e 11, do Projeto de Resolução do Regimento Interno da Casa. Estes são os penúltimos capítulos do livro que rege as ações no legislativo baiano. Ainda nesta quarta, a Casa aprovou um projeto que dispõe sobre a publicação dos atos do Poder Legislativo do Município de Salvador, em Diário Oficial Eletrônico.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Os Dez Mandamentos: Resumo desta terça dia 08/09/2015

Moisés questiona se Ramsés não quer mesmo saber o que está por vir. Safira recebe a visita de Joquebede e Miriã. Tais e Meketre comemoram a volta da água limpa. Deborah, Zelofeade e Abigail ficam admirados ao verem a joia que Bezalel criou por encomenda de Meketre. Apaixonado, Oseias afirma para Calebe que ainda conseguirá viver ao lado de Ana. Judite percebe que Ana não para de pensar em Oseias e assume que gostaria de vê-la feliz. Irritado, Ramsés se nega a contar para Nefertari detalhes da conversa com Moisés. Leila atende ao pedido de Moisés e o leva ao quarto de Henutmire. Emocionado, Bak diz para Bezalel que adoraria ter passado mais tempo com Karen e revela a vontade de conhecer o pai. Gahiji sugere que Uri procure Bezalel e faça as pazes com o filho. Henutmire fica espantada ao saber que a missão de Moisés não é somente levar o povo hebreu para prestar culto no deserto, mas também libertar todos da escravidão. Nefertari confessa para Karoma que ficou curiosa para saber o assunto do encontro entre Moisés e Ramsés. Moisés revela para Henutmire que a promessa de Deus é levar os hebreus para a terra prometida e Ramsés não conseguirá vencer o poder divino. Uri agradece Leila ter salvado a vida dele e beija a esposa apaixonadamente. A sós, Bezalel não resiste e dá um beijo em Deborah. Zelofeade ora para que Deus conceda a graça de ter um filho com Abigail, deixando-a emocionada. Nefertari encontra Moisés no corredor do palácio e pede para conversar. Deborah recrimina a atitude de Bezalel, quando Zelofeade e Abigail chegam, notando um clima estranho entre eles. Deborah vai para o quarto e Abigail questiona Bezalel sobre o que realmente aconteceu. Moisés explica para Nefertari que, caso Ramsés continue sendo intransigente, o Egito sofrerá e não há nada que se possa fazer para impedir. Pensativa, Nefertari chora de ódio ao lembrar-se dos momentos com Moisés. Tais reclama ao ver Meketre saindo, mas ele avisa que vai buscar a joia para presenteá-la. Ao perceber que o amor entre Bezalel e Deborah é sincero, Abigail incentiva o sobrinho a pedi-la em noivado. Corá sonha que está na Casa de Senet assistindo uma apresentação de Yunet. Ahmós fica temeroso ao receber Meketre para conversarem sobre Karen. Datã acaricia Safira e nem desconfia que Bina observa o casal com inveja. Desconfortável, Safira pede que o marido tenha paciência, pois não se sente pronta para se entregar. Ahmós finge estar penalizado pela morte de Karen e consegue convencer Meketre, que fica chateado com a notícia. Moisés conta para a família que Ramsés insiste em proibir os hebreus de partirem e diz que Deus terá que intervir. Satisfeitos com a volta da água limpa, Apuki e Jairo saem animados para a obra. Judite pede que Ana não comente com ninguém sobre a libertação do povo hebreu. Arão avisa que os filhos não precisarão ir para o trabalho e sai com Moisés. Com ajuda de Janes e Jambres, Ramsés faz orações especiais e oferendas aos deuses. Moisés e Arão aproximam-se das margens do Nilo. Arão estende o cajado sobre o rio e percebe uma movimentação nas águas. Rãs começam a saltar da água e os irmãos ficam impressionados com o poder de Deus.

Fora de casa, Vitória bate Criciúma e se reabilita na Série B

Sem vencer há quatro rodadas, o Vitória reencontrou o caminho do triunfo nesta terça-feira (8). O time Rubro-negro bateu o Criciúma por 3 a 2, em duelo disputado no Estádio Heriberto Hülse, na cidade homônima do time catarinense. O destaque da partida foi o atacante Rhayner, que pela primeira vez em sua carreira marcou dois gols. Com o resultado, o Leão chegou aos 41 pontos e continua no G4.

Governo afrouxa e órgãos podem contratar até 50 funcionários pelo Reda

O governador Rui Costa (PT) estendeu de dez para 50 o limite de funcionários que os órgãos estaduais podem contratar por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Legislação aprovada no final do governo Jaques Wagner (PT) determinava que o órgão interessado em contratar mais de dez temporários era obrigado a fazer uma seleção pública, com prova escrita de conhecimento específico. Conforme decreto da gestão do governador Antônio Carlos Magalhães, os contratos de prestação de serviço do Reda têm prazo de dois anos, renováveis por mais dois. À Folha, o secretário de Administração da Bahia, Edelvino Góes, afirmou que a lei aprovada em 2014 foi reavaliada para poupar recursos e dar celeridade à contratação de temporários. Segundo ele, o processo de contratação de uma empresa para fazer seleção pública leva em torno de dois meses, além do prazo para realização da prova, resultados e possíveis recursos para contestar questões. E, de acordo com Góes, nem sempre o arrecadado com as inscrições é suficiente para bancar a contratação da empresa organizadora. O membro da Comissão de Defesa do Concurso Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, Waldir Santos, vê a medida como burla ao concurso. "A Bahia vive a institucionalização de uma irregularidade permanente, que contraria a regra do concurso público", afirmou à Folha. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o segundo estado com maior número de funcionários temporários no governo e nas prefeituras - 131 mil, entre Reda e PST (Prestação de Serviço Temporário) -, perdendo apenas para Minas Gerais.

Bahia vence o Macaé no sufoco e retorna ao G4

jogada aérea, que tanto atormentou o Bahia na Série B, foi a salvação tricolor na noite desta terça-feira (8). Com gol do zagueiro Jailton, de cabeça, o esquadrão derrotou o Macaé pelo placar de 1 a 0, na Arena Fonte Nova, e mais uma vez encerra uma rodada entre os quatro líderes da competição nacional. Jogo O Bahia, logo no início da partida, levou um grande susto. Aos 4 minutos, o zagueiro Jailton perdeu o tempo da bola e deixou Fernando Neto, dentro da área, sozinho. Para sorte dele, o adversário errou na hora de chutar e Douglas Pires pegou a bola. A primeira tentativa tricolor aconteceu aos 7 minutos. Gustavo foi até a linha de fundo e tocou para trás, onde estava Maxi Biancucchi. O argentino, ao invés do chute, tentou dominar e desperdiçou a chance. Aos 13, Kieza tentou aproveitar o passe e foi travado pela defesa. No rebote, com o goleiro caído, o argentino Maxi Biancucchi foi surpreendido pelo oponente e mandou para fora. O jogo caiu de produção até Eduardo resolver jogar. Aos 25, o camisa 30 do Bahia realizou um lindo lançamento e colocou Kieza de frente para o gol. De cabeça, o artilheiro do esquadrão mandou para linha de fundo. Aos 30, em novo passe de Eduardo, o lateral Ávine entrou na área e foi travado na hora do chute. Antes do intervalo, em jogada aérea, o Macaé voltou a assustar o goleiro Douglas Pires. Gedeil subiu no primeiro pau, em cobrança de escanteio, e acertou a trave. A torcida, pouco insatisfeita, vaiou a equipe do Bahia na saída da etapa inicial. Segundo tempo O gol tricolor saiu logo aos 6 minutos. Em jogada aérea, Jailton cabeceou e a defesa do Macaé tirou. Cicinho encheu o pé no rebote e viu o zagueiro Ramon, cima da linha, cortar. A bola continuou na área, quando Jailton testou por cima e abriu o placar: Bahia 1 a 0. O Bahia fez o gol e parou. O time visitante, aos 19 minutos, levou perigo. A defesa do Bahia não acompanhou o desvio no primeiro pau e viu o zagueiro Ramon, sozinho, aparecer na segunda trave, e sem marcação. O camisa 4 cabeceou muito mal e mandou por cima. Junhio, de fora, também arriscou para fora. Pressão do Macaé. Primeiro, em cobrança de falta, o volante Gedeil testa a bola para o chão e Douglas Pires realiza grande defesa. Na cobrança do escanteio, após a defesa tricolor cortar parcialmente, o lateral Diego domina livre. Solta uma bomba e obriga outra linda intervenção do arqueiro do Bahia, que evitou o empate em duas ocasiões. No minuto seguinte, ao invés de proteger a bola, o lateral Vitor tentou cortar e fez besteira. Deu a bola nos pés de Pipico, que rolou para trás e serviu Jones. O camisa 15 bateu forte, mas sem direção e mandou para fora. Aos 41 minutos, quando o Bahia era só defesa, o atacante Kieza entrou na área com ângulo para finalizar. Escolheu canto e chutou para excelente defesa do goleiro Rafael. Cicinho também teve outra oportunidade. Entrou na área pela direita e finalizou em cima do arqueiro do Macaé.

DJ PV - Tu És Real (Lyric Vídeo) ft. Fernandinho, Gabriela Rocha

Talismã brilha, Botafogo vence Paraná de virada e dispara na liderança da Série B

Na noite nada carioca no Rio de Janeiro, após um dia nublado e ainda na ressaca do feriado, quem fez chover no Estádio Nilton Santos foi Sassá. O atacante, mais uma vez, entrou no segundo tempo e resolveu a parada para o Botafogo, que venceu o Paraná, de virada, por 2 a 1 - Gustavo Sauer abriu o placar para os paranaenses. Com a vitória, o Alvinegro disparou na liderança da Série B, com 45 pontos. Já o Paraná, que vinha em uma sequência de três triunfos seguidos, parou na 11ª posição com a derrota, com 32 pontos. O jogo Com seu estilo de controle da posse de bola - envolvendo até o goleiro - e compactação quase europeia, o Paraná mostrou que seria um duro adversário para o Botafogo logo no início do jogo. Na primeira chance alvinegra, entretanto, aos sete minutos, Lulinha venceu o goleiro Felipe Alves, mas os paranistas foram salvos pela zaga e pela arbitragem, que corretamente assinalou impedimento no lance. Enquanto era superior na partida, o Glorioso sofreu duro golpe. Aos 13, Giaretta bobeou e passou fraco para o meio. Gustavo Sauer roubou, tirou Roger Carvalho com lindas pedaladas e bateu no cantinho de Helton Leite para abrir o placar. O Botafogo bem que respondeu: aos 17, Tomás carimbou a barreira em cobrança de falta. No rebote, Navarro, livre na peqeuna área, isolou a chance do empate. Depois, aos 19, Renan Fonseca subiu mais que todo mundo e cabeceou forte, mas Felipe Alves salvou. Na sequência, Élvis cruzou e Lulinha, de bicicleta, obrigou o goleiro do Paraná a operar mais um milagre. Em casa, o Alvinegro tentava de tudo para chegar à igualdade no placar. Aos 25, Navarro ganhou no alto e cabeceou com muito perigo. A partida diminuiu de ritmo. Aos 39, Roger Carvalho completou de cabeça cruzamento de Tomas em falta e empatou. A arbitragem, mais uma vez corretamente, anulou o gol em lance muito difícil. O segundo tempo começou bem pior que o primeiro. O Botafogo parecia nervoso e errava muitos passes. O Paraná, inteligente, fazia seu jogo: segurava bem a bola e corria poucos riscos. Com a equipe criando pouco, Ricardo Gomes chamou Sassá. Se começou mal, o "novo Talismã" alvinegro brilhou mais uma vez. Aos 25, em confusão na área, o atacante encheu o pé para empatar a partida. Aos 34, ele quase marcou de novo após lançamento de Élvis, mas balançou a rede só pelo lado de fora. Um minuto depois, o garoto ganhou de cabeça e quase virou. Era um prenúncio. Aos 42, Willian Arão, no abafa, jogou na área. Daniel Carvalho escorou de cabeça e no segundo pau, o Talismã apareceu para virar o jogo. Sassá, mais uma vez, garantiu os três pontos e a liderança para o Botafogo.

Por filho americano, brasileiras viajam a Miami para dar à luz

Quando voltou de sua última viagem a Miami, a empresária paulistana Bianka Zad trouxe mais do que malas cheias. Ela carregava no colo um bebê recém-nascido. Ao dar à luz na Flórida, Zad quis que seu primeiro filho tivesse a cidadania americana e melhores oportunidades no futuro. "Mesmo antes de saber que estava grávida, eu já queria fazer o parto lá", conta Zad, de 37 anos. A Constituição americana garante a cidadania automática a todas as crianças nascidas no país, inclusive se forem filhas de turistas ou imigrantes ilegais. A empresária viajou a Miami com um visto de turista na trigésima segunda semana de gravidez e se hospedou no apartamento que comprou há quatro anos para passar férias. Zad deu à luz em 22 de maio e voltou ao Brasil dois meses depois. Seu filho, Enrico, desembarcou em São Paulo com dois passaportes - o brasileiro e o americano. Para tirar o americano, ela teve de registrar o nascimento num cartório e levar o filho a um centro do governo. O processo todo, diz Zad, levou 20 minutos, e o passaporte chegou pelo correio em 20 dias. Leia mais: As 10 principais rotas legais e ilegais que levam brasileiros aos EUA Leia mais: Brasileiros usam cruzeiros para tentar migrar para os EUA Ela afirma que não sofreu qualquer constrangimento nem teve de prestar qualquer esclarecimento às autoridades. Conseguir o documento brasileiro exigiu que ela fosse ao consulado e comprovasse sua nacionalidade. 'Ser mamãe em Miami' Para tirar os planos do papel, a empresária contratou os serviços de uma agência especializada em partos de brasileiras na cidade, a "Ser mamãe em Miami". O médico brasileiro Wladimir Lorentz, 46 anos, diz que resolveu fundar a agência com um sócio após descobrir serviços semelhantes para turistas russas. Lorentz, que trabalha como pediatra em Miami há 17 anos, começou a atender turistas brasileiras em setembro e, há duas semanas, lançou um novo site com os serviços. Desde então, ele diz ter sido procurado por quatro brasileiras interessadas. Não há leis que proíbam grávidas de viajar de avião, embora as companhias aéreas costumem exigir atestados médicos de passageiras em estado avançado de gravidez. Lorentz recomenda que elas consultem um obstetra antes de embarcar e façam a viagem antes de completar sete meses de gestação. Sua agência oferece três pacotes de partos. O natural sai por US$ 9.840 (cerca de R$ 37.800); a cesárea, US$ 11.390 (R$ 43.700); e o múltiplo (gêmeos ou mais), US$ 14.730 (R$ 56.600). Todos os planos incluem atendimento pré e pós-natal, até três dias de "internação hospitalar em suíte VIP" e exames básicos para a mãe e o bebê. "Uma grávida em São Paulo que comece o trabalho de parto na hora do rush corre o risco de dar à luz no meio do trânsito ou acabar num hospital ruim", ele diz à BBC Brasil. "Aqui não tem esse perigo". O diferencial de sua agência, diz Lorentz, é o atendimento em português. Seu sócio, o obstetra Ernesto Cárdenas, nasceu na Colômbia e também compreende a língua. Para contratar os serviços, o médico diz que a grávida pode viajar com um visto de turista, já que o documento também vale para quem recebe cuidados médicos nos Estados Unidos. Ele diz que seu principal desafio é convencer os brasileiros de que o serviço é legal. 'Bebês âncoras' Ter um filho americano não dá aos pais o direito de morar no país, explica a advogada brasileira Juliana Pechincha, que atende em Nova York. Ela diz que os filhos só podem pleitear que os pais se tornem residentes ao completar 21 anos. Mesmo assim, milhares de mães estrangeiras têm viajado aos Estados Unidos para dar à luz no país. A prática gerou uma polêmica na campanha à eleição presidencial de 2016. Leia mais: 'Troquei luxo por segurança': a vida da elite brasileira na Flórida Leia mais: Polarização no exterior: Petista em Miami conta como é viver em 'reduto aecista' O pré-candidato republicano Donald Trump tem defendido acabar com a concessão automática de cidadania a filhos de estrangeiros. Ao comentar a posição de Trump, o também pré-candidato republicano Jeb Bush defendeu a regra atual, mas provocou a ira de muitos imigrantes ao se referir às crianças como "bebês âncoras". Considerada pejorativa, a expressão se refere à crença de que ter um filho nos Estados Unidos torna a deportação dos pais mais difícil. Bush afirmou que se referia a "casos específicos de fraudes" - cometidas, segundo ele, principalmente por asiáticos - que viajavam aos Estados Unidos para ter filhos e "tirar proveito de um conceito nobre". O pediatra brasileiro Wladimir Lorentz diz que a crítica não se aplica a seus serviços. "Seguimos rigorosamente a legislação e todos os nossos profissionais são certificados. Nossa atividade gera receitas e empregos para o país", afirma.

Ministro admite que podem haver cortes no Minha Casa Minha Vida

Brasília - Após a reunião da coordenação política desta terça-feira, 8, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, admitiu que a presidente Dilma Rousseff poderá fazer cortes em programas que são considerados bandeiras do governo, como o Minha Casa, Minha Vida. Apesar de afirmar que não acredita que haverá um adiamento no início da terceira fase do projeto, marcada para quinta-feira, 10, Berzoini disse que a nova etapa será "evidentemente ajustada" à condição fiscal do País. "É um programa de grande impacto social e econômico e a fase três será a continuidade disso. Evidentemente, ajustada à disponibilidade orçamentária", afirmou. Ao admitir que programas que dependem de "investimentos físicos" terão de passar por um "alinhamento" de acordo com o projeto orçamentário de 2016, que prevê um déficit de R$ 30,5 bilhões, Berzoini fez questão de afirmar que a peça prevê a manutenção dos investimentos no Bolsa Família e outros programas sociais. O ministro também afirmou que a presidente voltou a defender durante a reunião que o governo não vai "abrir mão de buscar alternativas" para aumentar as receitas e cobrir o rombo no Orçamento. Nesta terça, Dilma se reúne ainda com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, pasta responsável pelo Minha Casa, Minha Vida.

Boneco do Lula é furado e quem assume é Aécio de Papelão

Vítima de atentado nesta tarde, Boneco de Lula estoura e quem assume seu lugar é Aécio de Papelão. “Vou reciclar a política”, diz Aécio, que afirma não ter envolvimento com o atentado. Sobre acusação de que seria muito parado, Aécio de Papelão balançou: “É o que veremos”. Em estado grave, o boneco se negou a ser tratado pelo SUS e foi encaminhado para uma borracharia de sua confiança. Há suspeitas de que o borracheiro tenha sido pago com recursos desviados. Em solidariedade, o Boneco de Olinda divulgou uma nota em sua rede social. O Boneco da Michelin também se manifestou: “tô cheio dessa violência”.

Apenas bons amigos”: Vasco da Copa do Brasil diz não ter nada com Vasco do Brasileirão

O Vasco da Copa do Brasil diz não ter nenhuma relação com o Vasco do Brasileirão. O time de São Januário diz que a equipe que disputa o Campeonato Brasileiro e está em último, tenta pegar carona no seu sucesso. “Somos apenas bons amigos. Não entendi porque o Vasco do Brasileirão insiste em dizer que temos alguma coisa em comum”, disse o Vasco da Copa do Brasil, por meio de sua assessoria. Nos corredores de São Januário, o clima é de fofoca. O Vasco da Copa do Brasil teria dito que o Vasco do Brasileirão tenta ofuscar o seu brilho com a sua lanterninha.

Papa simplifica radicalmente procedimentos de anulação do casamento

O papa Francisco fez nesta terça-feira as mudanças mais substanciais nos últimos séculos na anulação do casamento, simplificando radicalmente os procedimentos, e disse que os bispos precisam dar maior ajuda aos casais divorciados. Em um movimento em que mais uma vez mostrou seu desejo de que a Igreja seja mais misericordiosa para com os católicos em dificuldades, Francisco reafirmou o ensino tradicional sobre a "indissolubilidade do matrimônio", mas facilitou os procedimentos de anulação, de modo geral considerados demorados, desatualizados e caros. Uma anulação, formalmente conhecida como um "decreto de nulidade", significa que o casamento não foi válido de acordo com a lei da Igreja porque faltaram determinados pré-requisitos, como a livre vontade, maturidade psicológica e abertura para ter filhos. Francisco disse que os procedimentos necessários têm de ser acelerados para que os católicos que procurarem a anulação não fiquem "por muito tempo oprimidos pelas trevas da dúvida" sobre se poderiam ter seus casamentos declarados nulos e inválidos. A maioria das anulações é concedida em nível local e apenas os casos mais complicados chegam a um tribunal especial no Vaticano, conhecido como Tribunal da Rota Romana. Francisco disse que os procedimentos, que atualmente podem custar milhares de dólares em taxas legais, deveriam ser gratuitos. A reforma era aguardada com ansiedade por muitos casais em todo o mundo que se divorciaram e se casaram novamente fora da Igreja. A Igreja não reconhece o divórcio e os católicos que se casam novamente em cerimônias civis são considerados ainda casados com o primeiro cônjuge e vivendo em um estado de pecado. Isso os impede de receber sacramentos como a comunhão.

Dilma tira poderes de comandantes militares

Os militares se mostraram bastante "incomodados" com o ocorrido.© Foto: Ichiro Guerra/Presidência da República Os militares se mostraram bastante "incomodados" com o ocorrido. Como se já não bastassem as crises política e econômica que atingem o governo, o Palácio do Planalto, agora, resolveu criar problemas com a área militar. Na quinta-feira da semana passada, a presidente Dilma Rousseff assinou decreto 8.515, que estava na gaveta da Casa Civil há mais de três anos, tirando poderes dos comandantes militares e delegando ao ministro da Defesa competência para assinar atos relativos a pessoal militar, como transferência para a reserva remunerada de oficiais superiores, intermediários e subalternos, reforma de oficiais da ativa e da reserva, promoção aos postos de oficiais superiores e até nomeação de capelães militares, entre outros.Hoje, estes atos são assinados pelos comandantes militares. A medida foi recebida com "surpresa", "estranheza" e "desconfiança" pela cúpula militar, que não foi informada que ela seria assinada pela presidente e publicada no Diário Oficial de sexta-feira. A responsabilidade pela decisão de o decreto ter saído do fundo da gaveta para o DO estava sendo considerada um mistério. No final do dia, no entanto, a Casa Civil informou que o envio do decreto à presidente atendeu a uma solicitação da Secretaria-geral do Ministério da Defesa, comandada pela petista Eva Maria Chiavon. Mas todos ainda buscam explicações claras sobre o que realmente aconteceu neste processo. O comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que estava ocupando o cargo de ministro interino da Defesa, e que viu seu nome publicado no DO endossando o decreto, disse que não sabia da existência dele. "O decreto não passou por mim. Meu nome apareceu só porque eu era ministro da Defesa interino. Não era do meu conhecimento", resumiu o comandante, ao deixar o desfile de 7 de setembro, sem querer polemizar sobre o seu teor. O ministro da Defesa, Jaques Wagner, que estava na China quando o decreto foi editado, também demonstrou surpresa com a publicação durante sua ausência do País. "Posso assegurar que não há nenhum interesse da presidente Dilma tirar poderes naturais e originais dos comandantes", afirmou ao Estado. "Ainda não estudei o decreto, mas ele visa normatizar as prerrogativas de cada instância com a criação do Ministério da Defesa e não tirar o que é da instância dos comandantes", justificou. Wagner lembrou que o decreto só entra em vigor em 14 dias e que, portanto, "qualquer erro ainda pode ser corrigido". O texto fala ainda que a competência prevista nos incisos do decreto podem ser subdelegadas pelo ministro da Defesa aos comandantes. Os militares se mostraram bastante "incomodados" com o ocorrido. O decreto gerou "uma histeria geral", pela maneira como foi feita a publicação, sem que a cúpula militar fosse sequer avisada. "Há uma preocupação de que este decreto, que estava dormindo há anos, foi resgatado por algum radical do mal ou oportunista, com intuito de criar problema", observou um oficial-general consultado pelo Estado, ao lembrar que a publicação do texto agora, foi "absolutamente desnecessária". Outro militar observou que "faltou habilidade política de quem tirou o decreto da cartola, em um momento em que o governo já enfrenta tantas dificuldades, criando uma nova aresta, pela forma como foi feita". Este mesmo militar comentou que, mesmo o ministro da Defesa podendo delegar aos comandantes os poderes previstos no decreto, a medida é uma retirada de atribuição dos chefes das três forças e que, no mínimo, a boa regra de relacionamento, ensina que você avise a quem será atingido. O decreto anterior dizia que os ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica eram os responsáveis pela edição de atos relativos ao pessoal militar. A delegação continuou com os comandantes, mesmo depois da criação do Ministério da Defesa, há 16 anos.

Quase 800 milhões não têm acesso à água

Quase 800 milhões de pessoas não têm acesso a água no mundo e uma das principais saídas para a crise hídrica é estimular a população a economizar. Esse é o tema da terceira reportagem na série "Água - Planeta em Crise". Com um açude bem no centro da cidade, Campina Grande, na Paraíba, dá a impressão de que tem água sobrando, mas não. O açude está poluído por esgoto. Resta para a cidade o reservatório Boqueirão, a 45 km do centro, que está com menos de 18% da capacidade. Resultado: os 400 mil habitantes de Campina Grande estão submetidos a um rodízio de água rigoroso. O fornecimento é interrompido às 5 da tarde de sábado e só volta às 5 da manhã de terça-feira. As caixas d'água de um conjunto habitacional na cidade são pequenas: 500 litros. As pessoas não conseguem armazenar a quantidade de água que precisam. Todos reclamam. "Enchi cinco baldes para trabalhar hoje. Eu só tenho esse aí agora. Depois que terminar esse dou uma parada para não gastar mais agua", conta o pedreiro Ermano Nascimento Alvez. Não era para ser assim. "Hoje nós estamos pagando uma conta dessa crise por falta de planejamento, essa é uma tragédia anunciada, para quem é do setor sabe que nós não fomos dormir com água e acordamos sem água", diz Newton Azevedo, do Conselho Mundial de Água. No caso do Boqueirão isso fica claro. Ele está perdendo volume de água desde 2011. São quatro anos de aviso.

ONU cobra que todos os países da UE recebam refugiados

O alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, Antônio Guterres, apelou nesta sexta-feira (4) à União Europeia (UE) para a distribuição de pelo menos 200 mil refugiados, ele defende que todos os estados-membros devam ter a obrigação de participar do programa. “[É preciso] um programa de reinstalação em massa, com a participação obrigatória de todos os estados-membros da União Europeia. Uma estimativa bastante preliminar parece indicar a necessidade de aumentar as oportunidades de reinstalação de até 200 mil lugares”, escreveu Antônio Guterres em comunicado. “A Europa enfrenta o maior afluxo de refugiados em décadas”, afirmou, ao destacar que “a situação requer um esforço conjunto enorme, impossível com a atual abordagem fragmentada” existente no âmbito da UE. “Após a chegada às costas e fronteiras da Europa, elas continuam a sua viagem para o caos”, continuou Guterres, denunciando o tratamento indigno que os imigrantes recebem. Ele explicou que se trata “principalmente de uma crise de refugiados, e não apenas um fenômeno de migração”, porque a maioria das pessoas que chegam à Grécia é oriunda de países onde há conflitos como a Síria, o Iraque e Afeganistão. O alto comissário acredita que a única maneira de resolver o problema é a implementação de uma “estratégia comum baseada na responsabilidade, solidariedade e confiança”. “Concretamente, isso significa tomar medidas urgentes e corajosas para estabilizar a situação e encontrar uma maneira de compartilhar verdadeiramente a responsabilidade, a médio e longo prazo”, adiantou. “A UE deve estar pronta com o consentimento e apoio dos governos em questão – principalmente na Grécia e na Hungria, mas também na Itália – para a criação de capacidade de acolhimento e de registo de pessoas”, defendeu. Guterres também lembrou que os migrantes que não têm nenhuma razão para ficar na Europa devem ser devolvidos aos seus países de origem. Num contexto de crescente tensão entre os europeus, a Alemanha e a França lançaram na quinta-feira uma iniciativa conjunta para “organizar o acolhimento dos refugiados e uma distribuição equitativa na Europa” dessas famílias, que fogem sobretudo da guerra na Síria. Embora o presidente François Hollande não tenha usado a expressão utilizada pela chanceler Angela Merkel de “cotas obrigatórias”, aceitou a ideia de um “mecanismo permanente e vinculativo”. Na quinta-feira, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, apelou aos estados-membros da UE para aceitar pelo menos 100 mil refugiados, de modo a aliviar a pressão nos países da chamada “linha da frente”. Também na quinta-feira, fontes comunitárias revelaram que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai apresentar medidas de resposta à situação causada pela chegada de refugiados na próxima quarta-feira, durante o discurso sobre o estado da União. A Comissão Europeia vai também pedir que os estados-membros dividam entre si os 120 mil refugiados que se encontram na Hungria, Grécia e Itália. O plano do Executivo comunitário, que ainda é uma proposta sujeita a mudanças, sugere que esses 120 mil refugiados sejam acrescentados aos 32.256 que os estados-membros da UE já tinham se comprometido a acolher em julho. Em relação a uma proposta anterior, a nova versão beneficia a Hungria, país que muitos refugiados pretendem cruzar para realizar o objetivo de chegar à Alemanha, para além da Grécia e Itália, os Estados mais afetados pela situação. O plano da comissão vai ser examinado na sexta-feira pelos chefes dos governos checo, eslovaco, polaco e húngaro, que integram o designado Grupo de Visegrado, durante uma reunião em Praga, para acordar uma posição comum contrária às cotas obrigatórias na distribuição dos refugiados que chegam à UE.

Mercado prevê queda do PIB e mais inflação em 2015 e 2016

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, a expectativa é de mais inflação e retração maior da economia brasileira tanto em 2015 quanto em 2016. Segundo pesquisa feita com mais de 100 instituições financeiras, mostra que as previsões do mercado para a inflação brasileira deste ano voltaram a piorar. A estimativa é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 9,29% – na semana anterior, a taxa esperada, depois de duas quedas, era de 9,28%. Se confirmado, será o maior índice em 12 anos, ou seja, desde 2003 – quando somou 9,30%. Segundo economistas, a alta do dólar e, principalmente, dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros) pressiona os preços em 2015. Além disso, a inflação de serviços, impulsionada pelos ganhos reais de salários, segue elevada. Para 2016, os economistas das instituições financeiras elevaram sua expectativa de inflação de 5,51% para 5,58% na última semana. Foi a quinta alta seguida do indicador – que continua se distanciando da meta central de 4,5% fixada para o ano que vem. Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central para 2015 e 2016 é de 4,5%, mas, com o intervalo de tolerância existente, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida. Com isso, a inflação deverá superar o teto do sistema de metas em 2015, algo que não acontece desde 2003. Para o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, os analistas passaram a estimar, na semana passada, uma retração de 2,44%. Foi a oitava queda seguida deste indicador. Até então, a expectativa do mercado era de um recuo de 2,26% para o PIB de 2015. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%. Para 2016, os economistas das instituições financeiras passaram a prever uma contração de 0,5% na economia do país – na quinta revisão para baixo seguida. Na semana anterior, os analistas haviam estimado uma retração de 0,40% para a economia no próximo ano. Para se ter uma ideia, no início de 2015, a previsão dos economistas era de uma expansão de 1,8% para a economia brasileira no ano que vem. Caso a previsão se concretize, será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de contração na economia. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a economia brasileira registrou retração 1,9% no segundo trimestre de 2015, em relação aos três meses anteriores, e o país entrou na chamada “recessão técnica”, que ocorre quando a economia registra dois trimestres seguidos de queda. De janeiro a março deste ano, o PIB teve baixa de 0,7% (dado revisado).

Alemanha destina 26 bilhões de reais para acolher refugiados

Em um fim de semana no qual a Alemanha recebeu o maior fluxo migratório de sua história e no qual os aliados bávaros da chanceler Angela Merkel a desafiaram publicamente por ter aberto a fronteira para milhares de refugiados, o Governo alemão decidiu na madrugada desta segunda-feira aumentar o orçamento para a política de asilo em 6 bilhões de euros (cerca de 26 bilhões de reais). O acordo entre os três partidos da grande coalizão tem um duplo objetivo: destinar os recursos necessários para lidar com o desafio migratório e acelerar os processos para decidir quais pessoas em busca de asilo vão conseguir o visto de refugiados e quais deverão deixar a Alemanha o mais rápido possível. O Governo alemão decidiu alocar 3 bilhões de euros (13 bilhões de reais) para ajudar os Estados e municípios a acolher a entrada recorde de refugiados e migrantes, segundo um comunicado conjunto da coalizão governista divulgado nesta segunda-feira. mais informações Alemanha espera receber hoje entre 5.000 a 10.000 refugiados Quando os refugiados eram os espanhóis fugindo da Guerra Civil Hungria oferece ônibus aos refugiados que rumam à Áustria Comissão Europeia pede que países acolham mais 120.000 refugiados Uma criança é o mundo inteiro, por JUAN CRUZ Em uma reunião do alto escalão que durou mais de cinco horas, os líderes da coalizão aliada de Merkel (a CDU, liderada por ela, a CSU da Baviera e os social-democratas do SPD) também chegaram a um acordo sobre uma série de medidas para acelerar o processamento de pedidos de asilo e facilitar a construção de alojamentos para os refugiados. Além dos 3 bilhões de euros alocados aos Estados e Governos, o Governo federal vai usar os outros 3 bilhões para cobrir despesas como o pagamento de subsídios aos que solicitam asilo, de acordo com o comunicado. A chanceler ressaltou nesta segunda-feira que a chegada de refugiados vai mudar a Alemanha. "O que estamos enfrentando é algo que vai nos ocupar nos próximos anos, que vai nos transformar e queremos que essa mudança seja positiva e acredito que poderemos conseguir isso." O acordo também ampliou a lista de países considerados "seguros" (o que significa que seus cidadãos não são normalmente perseguidos e, portanto, não têm direito de pedir asilo), que agora inclui Kosovo (origem de um número significativo de pedidos rejeitados pela Alemanha), Albânia e Montenegro. Já fazem parte desse grupo Sérvia, Macedônia e Bósnia. O que estamos enfrentando é algo que vai nos ocupar nos próximos anos Angela Merkel O objetivo é acelerar os trâmites de asilo e deportação para que o Governo alemão possa se concentrar nos refugiados chegados de países destruídos pela guerra como Síria, Iraque e Afeganistão. A reunião da coalizão ocorreu depois de um fim de semana no qual cerca de 20.000 refugiados entraram na Alemanha. A Áustria e o Governo alemão fecharam um acordo para que a Hungria flexibilizasse a norma exigindo que os potenciais asilados apresentem seu pedido no primeiro país de chegada da União Europeia. A decisão de Merkel de permitir que milhares de refugiados instalados na Hungria buscassem um novo lar na Alemanha causou um racha dentro do bloco conservador da coalizão do Governo, ao ser acusada por seus aliados da CSU de enviar um "sinal completamente errado". A Alemanha espera um recorde de 800.000 pedidos de asilo até o final do ano, de longe, o número mais elevado de toda a UE. Apenas em agosto, a maior economia europeia recebeu 100.000 pedidos.

Paola Carosella, do 'MasterChef', recusa convite pra posar nua:'Mera cozinheira'

Tela AnteriorPróxima Tela 1/6 SLIDES © Divulgação, BAND PAOLA CAROSELLA, DO 'MASTERCHEF', RECUSA CONVITE PRA POSAR NUA:'MERA COZINHEIRA' Paola Carosella tem planos de abrir um restaurante no Rio de Janeiro em sociedade com Benny Goldenberg, do Mangiare, em São Paulo Chef afirma que tem sido recebida na rua 'como se fosse a Xuxa', mas rejeita fama e procura levar uma vida mais simples Paola Carosella tem conquistado o Brasil como jurada do "MasterChef Brasil" , além de sua elegência e estilo, a chef também diverte os internautas nas redes sociais com seus foras sem perder o charme. Aos 42 anos, e com planos de abrir um restaurante no Rio de Janeiro em sociedade com Benny Goldenberg, do Mangiare, ela que tem tem sido "recebida como se fosse a Xuxa" falou ao caderno Ela do "O Globo" como tem sido a vida após o boom do reality culinário. "Estaria mentindo se falasse que o sucesso na TV não ajudou. A exposição é grande. Mas encaro essas pessoas que vêm pela primeira vez só para ir ao 'restaurante da Paola' como clientes. O desafio é que venham uma segunda vez", disse Paola que procura andar "um pouco escondida na rua". A fama também lhe proporcionou convites inesperados. Assumindo não fazer dieta, mas diz que se come duas empanadas no almoço toma somente sopa no jantar, ela que já foi comparada com a Dona Hermínia, personagem de Paulo Gustavo, recebeu um convite para posar nua, mas recusou. "Sou uma mera cozinheira", afirmou. Chef renomada busca vida simples Nascida em uma família de classe média baixa, de imigrantes italianos, na periferia de Buenos Aires, seu pai era maníaco-depressivo e vivia internado. Filha única, a cozinheira precisou se virar com a mãe que se divorciou do pai de Paola quando ela era pequena. "Fomos sempre nós duas mesmo. Nos mudamos para Buenos Aires, minha mãe foi fazer faculdade de Direito. Nossa vida foi bem difícil, melhorando aos poucos", contou. Com 18 anos, foi trabalhar como secretária e o patrão, quando soube que cozinhava bem, a convidou para preparar os almoços da empresa. Através disso, conseguiu outros empregos. Em 1992, sua mãe lhe deu uma viagem para Paris onde estagiou por 6 meses, e cinco anos depois estava no importante grupo de Francis Mallman na Argentina, onde fez carreira até chegar a São Paulo com quatro malas. Fenômeno, prefere conservar uma vida simples ao lado da filha de 4 anos e do namorado inglês, Jason Lowe, prestigiado fotógrafo de comida, com quem em breve lançará um livro contando sua trajetória. O casal mantém um namoro a distância e pretendem comprar uma casa: "Vamos ver no que isso vai dar". Como sua carreira começou no Brasil Em dezembro de 2011, ela passava uma temporada no país ajudando o patrão, Francis Mallmann, a montar o restaurante Figueira Rubaiyat. Sua mãe havia morrido há pouco tempo e tinha deixado uma herança de US$ 170 mil, mas o dinheiro estava num banco de Buenos Aires. Até que um dia a gerente ligou perguntando se ela queria aplicar a quantia em um fundo mais vantajoso. Ela ficou em dúvida, ligou para um amigo que trabalhava no mercado financeiro em Nova York. "Ele me mandou tirar imediatamente a grana de lá. Mandei tudo o que eu tinha para os Estados Unidos. Um dia antes do Corralito (foi estabelecido, na Argentina, para evitar e interromper a retirada de depósitos em contas correntes e poupanças, que seriam trocados por dólares ou transferidos diretamente para o exterior)! Você imagina, eu perderia todo o dinheiro", disse. O Corralito confiscou depósitos bancários e a moeda que era dólar acabou virando peso, sofrendo uma brutal desvalorização. Então, a chef que deu um estágio para o ex-concorrente Lucas, vendeu uma casa da mãe, o carro, doou móveis e roupas e se mudou para São Paulo. Atualmente, a chef de bom coração que consolou Cristiano em sua eliminação é dona do Arturito, em Pinheiros, e de dois cafés La Guapa, um deles dentro da Livraria da Vila dos Jardins, onde vende as mais famosas empanadas de São Paulo (Por Ana Carolina Brito)

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Alemanha e Portugal se aproximam da vaga na Euro-2016;

Tweet Alemães venceram os escoceses por 3 a 2 (Foto: Reuters) Alemanha e Portugal se aproximaram da classificação à Euro-2016, enquanto a Irlanda do Norte desperdiçou a oportunidade de colocar a vaga no bolso, nesta segunda-feira, pelas eliminatórias da competição continental. A segunda-feira acabou não tendo nenhuma equipe confirmando a classificação, ao contrário do que aconteceu no fim de semana, quando Inglaterra, Islândia e República Tcheca garantiram vagas na competição, que será disputada na França, no ano que vem. Grupo D: Müller brilha pela Alemanha Os três favoritos do Grupo D venceram e se distanciaram na ponta, para azar da Escócia, que vê a briga pela terceira posição ficar difícil. A Escócia perdeu em casa para a Alemanha (3-2), que não garantiu classificação antecipada, porque a Geórgia não conseguiu segurar a Irlanda (1-0). Em Glasgow, os campeões do mundo não tiveram vida fácil, mas Thomas Müller brilhou e garantiu os três pontos. O atacante do Bayern de Munique marcou os dois primeiros gols e ainda deu o passe decisivo para Guldogan marcar o gol da vitória. A Polônia se mantém a dois pontos de distância da Alemanha, depois de passear contra a fraca seleção de Gibraltar (8-1). O atacante Robert Lewandowski, autor de dois gols, aproveitou para se consolidar na artilharia das eliminatórias, agora com 10 gols. A terceira colocação pertence à Irlanda, que venceu a Geórgia pelo magro placar de 1 a 0. Com quatro pontos de vantagem sobre a Escócia, os irlandeses não terão vida fácil para manter a vaga na repescagem: os adversários nas últimas duas rodadas serão Alemanha e Polônia... Grupo F: Irlanda do Norte tem que esperar A Irlanda do Norte estava a uma vitória de sua primeira classificação à fase final de uma Eurocopa, mas acabou empatando em 1 a 1 com a Hungria. Apesar da frustração, o resultado permite manter a liderança da chave e os húngaros a quatro pontos de distância, podendo garantir a vaga no dia 8 de outubro em Belfast, contra a Grécia. A Romênia também pode lamentar nesta segunda-feira, depois de empatar sem gols com os gregos. Os romenos, porém, seguem em segundo lugar, a um ponto dos britânicos. Em outra partida do grupo, a Finlândia derrotou as Ilhas Faroe por 1 a 0. Grupo I: Portugal vence nos acréscimos Foi preciso um gol de Miguel Veloso nos acréscimos para dar a vitória a Portugal sobre a Albânia (1-0), um resultado que ajuda a definir um pouco a chave mais parelha das eliminatórias e que viu Armênia e Dinamarca empatarem sem gols. Portugal mantém a liderança do Grupo I, mas abre três pontos de vantagem sobre a Dinamarca e quatro sobre o adversário do dia. A Albânia, porém, segue na briga, já que enfrentará nas últimas duas rodadas os dois lanternas, Sérvia e Armênia, enquanto a Dinamarca tem apenas um jogo a disputar... em Portugal.

Jogador da Irlanda do Norte leva dois cartões amarelos na mesma jogada e é expulso

Um lance raro aconteceu nesta segunda-feira (7) na partida entre Irlanda do Norte e Hungria, válida pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2016. O zagueiro Chris Baird foi expulso ao levar dois cartões amarelos seguidos, literalmente, pelo árbitro turco Cunyet Çakir. O jogador norte-irlandês perdeu a cabeça quando o placar apontava 1 a 0 para os húngaros e distribuiu duas entradas desleais em uma mesma jogada. Primeiro, Baird deu um pontapé sem bola e, em seguida, aplicou um carrinho criminoso no joelho. Os lances não passaram despercebidos pelo juiz, que apresentou duas vezes consecutivas o amarelo e, consequentemente, o vermelho. No final, com um atleta a menos, a Irlanda do Norte ainda conseguiu o empate com gol do camisa 10 Kyle Lafferty.

Demetrious Johnson deixa Weidman para trás e assume vice-liderança em ranking do UFC

Demetrious Johnson venceu mais uma com facilidade - Diego Ribas A supremacia de Demetrious Johnson na divisão dos pesos-moscas (57 kg) foi presenteada com a vice-liderança no ranking oficial peso-por-peso do UFC, conforme atualização semanal divulgada nesta segunda-feira (7). No topo da lista, como de costume, reina absoluto o brasileiro Jose Aldo, campeão dos pesos-penas (66 kg). Para ganhar a nova posição, Johnson deixou para trás o americano Chris Weidman, algoz dos brasileiros Anderson Silva, Lyoto Machida e Vitor Belfort, e campeão invicto dos pesos médios (84 kg), que defende seu título no próximo dia 12 de dezembro, em Las Vegas (EUA). Na mesma atualização, o peso-pesado Fabrício Werdum retornou para a sexta colocação e deixou o número um dos meio-médios (77 kg) Robbie Lawler para trás. Como destaque curioso, John Lineker, que estreou como peso-galo (61 kg) no evento com finalização no primeiro round sobre Francisco Rivera, ainda não figura na lista de sua nova categoria, mas, apesar de ciar seis degraus, ainda permanece como um top 15 dos moscas, no penúltimo posto.

Empresário admite traição de Chimbinha a Joelma: 'Um deslize, mas se arrependeu'

Tela AnteriorPróxima Tela 1/6 SLIDES © Divulgação EMPRESÁRIO ADMITE TRAIÇÃO DE CHIMBINHA A JOELMA: 'UM DESLIZE, MAS SE ARREPENDEU' Depois das provocações de Joelma, empresário do guitarrista assumiu a traição de Chimbinha. 'Ele teve um deslize, mas se arrependeu', conta Cláudio Mello nesta segunda, 7 de setembro de 2015 Empresário da Banda Calypso confirmou a infidelidade do guitarrista, que não está com outra mulher: 'Um tempo afastado é providencial para que o futuro seja reavaliado' Depois do episódio do último sábado (5), no SBT, quando Joelma insinuou novamente a traição de Chimbinha, o empresário da da Banda Calypso não viu outra alternativa a não ser admitir a infidelidade de Chimbinha. "Ele teve um deslize, mas se arrependeu, não está com outra mulher. É um homem muito ligado à família e apaixonado pela Joelma. Jamais cogitaria viver longe dela", contou Claudio Mello nesta segunda (7), em entrevista ao "R7". O agente acredita que o afastamento de Chimbinha por 15 dias fará bem aos dois, que protagonizaram um vexame em um vídeo de divulgação do Teleton 2015. "Uma mulher traída após tantos anos de casamento realmente vai ter esse tipo de comportamento. O importante é que agora os ânimos se acalmaram. Um tempo afastado é providencial para que o futuro seja reavaliado. Para os dois vai ser bom", disse o empresário, que deseja manter a banda unida depois do Réveillon. Vale lembrar que Joelma já declarou que cumprirá os compromissos com o grupo, para em 2016 seguir em carreira solo. Fãs comentam show de Joelma com novo guitarrista, enquanto Chimbinha tenta salvar casamento Com a página "quase" virada, Joelma se apresentou ao lado do novo guitarrista do grupo, Ian Marinho, na cidade de Porto Grande, no Amapá. Ao Purepeople, a assessoria da grupo informou que é substituição é temporária, já que Chimbinha se recupera de uma cirurgia na vista. A chegada de Ian Marinho dividiu opiniões dos internautas, mas o músico preferiu o silênico. "Infelizmente, sobre esses assuntos envolvendo a banda, eu prefiro não me pronunciar". "Cadê o Chimbinha? Já não gostei", reclamou um fã sobre a página da banda publicar fotos apenas de Joelma. "Sem Chimbinha não é Calypso", disparou outro seguidor da banda. Vale lembrar que Chimbinha tentou minimizar a conturbada separação ao negar uma traição - agora confirmada -, através de um comunicado. Enquanto isso, o empresário garante que está conversando bastante o ex-casal. "Não somos invasivos, mas damos conselhos de forma amistosa. É o momento de pensar na família linda que eles têm e nos fãs". (Por Júlio Parentes)

A crise política brasileira e a hora dos cristãos radicalizarem

Os fins não justificam os meios, até quando os cristãos de nosso país se deixarão levar pelo encanto do poder humano, do discurso belicoso, da apologia moral cristã fingida, dos homens que se assentam nos lugares altos, mas que a conduta moral se equivale a de uma criatura rastejante? Falo do cenário político dessa nação. Alguma lição deve e tem que ficar para o povo de Deus diante de tudo isso, não é possível que não tenhamos aprendido finalmente que depositar nossas esperanças em homens, partidos e ideologias é uma falácia, e que somente o Evangelho deve reger nossa conduta social e mover nossa esperança para que a justiça prevaleça, aliás, está na hora de deixarmos de escolher lados que não condizem com quem tem “fome e sede de justiça”. Quando atos públicos não bastam, é necessário tomar atitudes mais drásticas, quando ir às ruas não parece trazer os resultados esperados, está na hora de mudar de estratégia e ser mais incisivo e radical. A mais de dois mil anos atrás Jesus nos deu uma dica preciosa em relação a como devemos proceder diante de momentos conturbados, ele disse: “Entra no teu quarto”(Mt 6.6), a ideia não era para simplesmente se esconder do mundo, mas para adentrar na realidade maior da história, invocar através da oração aquele que é atemporal e que sabe o fim desde o começo. A oração é uma arma poderosa que já está mais do que na hora de ser usada diante da situação em que estamos. Convoco então a todos os cristãos que leem essa mensagem a fazermos o que talvez não esteja sendo feito com a intensidade, dedicação e submissão que a ocasião requer. Vamos clamar ao Senhor de toda a terra em oração pedindo que este faça justiça entre nós. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14) Eu sei, é uma decisão radical essa de orar, mas já não há outro jeito, prevaricamos demais, por isso tudo está como está. E talvez alguém diga “Mas eu estou orando faz tempo”, que bom, vamos nos juntar a você.

Pai é condenado a pagar indenização a filho por falta de apoio afetivo e financeiro

Um pai que trata com frieza e não presta apoio afetivo e financeiro um filho deve indenizá-lo moralmente. O entendimento é do juiz Francisco Camara Marques Pereira, da 1ª Vara Cível de Ribeirão Preto, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que condenou um pai a pagar R$100 mil de indenização por danos morais ao filho, vítima de abandono afetivo. A decisão ainda cabe recurso. O autor do processo alegou que ingressou com ação de paternidade e, embora o genitor sempre se negasse a realizar o exame de DNA, teve confirmada a filiação após muitos anos de trâmite. Disse que seu pai agia sempre com frieza, ao contrário do sentimento que dispensava aos demais irmãos biológicos, que sempre tiveram apoio moral, afetivo e financeiro, fatos que lhe causaram danos de ordem moral, decorrente do sofrimento, da ausência e rejeição da figura paterna. Em sua decisão, o juiz esclareceu que o pai resistiu de todas as formas possíveis para reconhecer o autor como seu filho, se furtando a prestar alimentos, colaborar com a criação, educação e todas as demais obrigações que decorrem da paternidade. “Segundo fatos incontroversos, o autor não gozou dos benefícios e do afeto dispensados aos demais filhos do réu, restando evidentes a segregação e a rejeição contra ele manifestadas de forma exclusiva, o que caracteriza ofensa à sua personalidade, honra e dignidade. Bem por isso entendo que se encontram caracterizados os requisitos necessários à obrigação de indenizar”, escreveu Pereira.

Trabalhadores da Vasp recebem alvará indenizatório de cerca de R$40 milhões

Trabalhadores da falida ‘Vasp’ receberam o primeiro alvará com valores indenizatórios na quinta-feira (3), no Fórum Ruy Barbosa, em São Paulo. O advogado Carlos Augusto Jatahy Duque Estrada, que representa autores de 619 processos contra a organização, recebeu o alvará, de quase R$ 40 milhões, entregue pelo juiz Flavio Bretas Soares, que responde atualmente pelo Juízo Auxiliar em Execução (JAE – Vara Vasp). A unidade especial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região foi criada para centralizar todos os processos trabalhistas (5.222, só na 2ª Região) contra a empresa aérea que quebrou faz sete anos. "Estamos mudando a história da Justiça Trabalhista. Pela primeira vez, trabalhadores receberão suas indenizações de valores de empresa aérea que não pertencem à massa falida", disse o advogado. A presidente do TRT-2, Silvia Devonald, afirmou que o ato “simboliza uma esperança a todos aqueles que têm algum crédito a receber por meio da justiça”. A servidora da Vara Vasp Mariana Cunha Fonseca contou que há ainda bastante trabalho a fazer: muitos outros alvarás a serem liberados, e os respectivos cálculos (além dos mais de 5 mil processos na 2ª Região, outros 1.285 do restante do país também receberão). A intenção é que os R$ 312 milhões obtidos com o leilão da Fazenda Piratininga sejam liberados aos autores de processos contra a Vasp ainda em 2015. "É um marco, algo inacreditável. Pela primeira vez, uma execução bem-sucedida contra uma massa falida que tinha um grande grupo econômico por trás”, disse o advogado Ivan Victor Silva e Santo.

Número de homens que retiram mama para evitar câncer quase dobrou nos últimos anos

Alimentação 01/09/2015 - 08:10 Pesquisa aponta que soro do leite auxilia tratamento de hipertensão 24/08/2015 - 15:10 Inteligência humana foi possível graças a dieta rica em carboidratos, segundo estudo 24/08/2015 - 12:10 Refrigerante mata mais de 184 mil pessoas por ano, segundo estudo 21/08/2015 - 08:10 Cinco agrotóxicos utilizados no Brasil serão reavaliados pela Anvisa Colunistas Sexo 02/09/2015 - 21:00 Com escassez de homens, ‘capital do sexo’ da China tem moradores com até três namoradas 02/09/2015 - 14:10 Para salvar casamento, homem remove tatuagem de pênis feita em sua coxa 01/09/2015 - 12:10 Com pênis de quase 50 cm, homem diz que mulheres têm medo 28/08/2015 - 11:10 Pesquisa descobre qual o melhor horário para fazer sexo Entrevistas Nutricionista de Allan do Carmo, Daniel Cady fala sobre seu trabalho com o atleta baiano Nutricionista de Allan do Carmo, Daniel Cady fala sobre seu trabalho com o atleta baiano O nadador baiano Allan do Carmo garantiu, em 27 de julho, sua vaga nos Jogos Olímpicos 2016, que acontecem no Rio de Janeiro. Por trás da conquista e do atleta, existem profissionais que tentam garantir seu bom desempenho. Um deles é o nutricionista Daniel Cady. Responsável pela alimentação de Allan desde as preparações para a Olimpíada de 2012, em Londres, Daniel contou ao Bahia Notícias como é desenvolvida a preparação nutricional de um atleta de alto rendimento e especificamente seu trabalho com o baiano. "Allan é um atleta muito diferenciado. Eu já tive contato com outros atletas também de alto rendimento, mas não conheço nenhum com tanto foco quanto ele. Em momento algum ele resistiu a alguma conduta", elogiou. O nutricionista ainda falou sobre o uso de suplementos alimentares e sobre as dificuldades enfrentadas com atletas que seguem uma nutrição vegetariana ou vegana. Além de seu trabalho, Daniel também é conhecido como marido da cantora Ivete Sangalo e garantiu que levará tanto ela quanto o filho do casal, Marcelo, aos Jogos Olímpicos. "A gente gosta muito de esporte", pontuou. Diagnóstico do Leitor Serviço de castração de cães e gatos, Castramóvel chega ao bairro de Pernambués Quando vai vim pra sussuarana 06/09/2015 - 21:56 luciene marinho costa Nutricionista de Allan do Carmo, Daniel Cady fala sobre seu trabalho com o atleta baiano "Uma grama de gordura" é incorreto. Um grama, para peso; uma grama, para um campo de futebol, para um parque etc. 05/09/2015 - 09:24 Hans Segunda, 07 de Setembro de 2015 - 18:20 Redução de estômago oferece 'cura' para diabete tipo 2, aponta pesquisa Redução de estômago oferece 'cura' para diabete tipo 2, aponta pesquisa Foto: Reprodução/ Catraca Livre Pessoas que passaram por cirurgia de redução de estômago podem ficar curadas da diabetes de tipo 2. Pelo menos é o que mostra o resultado obtido por um estudo conjunto realizado por pesquisadores britânicos e italianos, divulgado pela revista médica The Lancet. Metade dos 60 participantes submetidos à pesquisa se livraram da doença por ao menos cinco anos. Os pesquisadores descobriram que nenhum deles tinha se curado apenas com dieta e medicamentos. A cirurgia reduziu os sintomas como da perda de peso quanto pelas alterações do sistema digestivo. O resultado chama atenção para necessidade de ampliação do acesso à cirurgia, alertam os especialista. Isso porque o procedimento reduz o tamanho do estômago e deixa o intestino menos exposto à comida. No entanto, os médicos recomendam que o monitoramento dos níveis de glicose no sangue devem ser mantido. Alguns voluntários voltaram a ter problemas após três anos por adotarem hábitos não-saudáveis. Além isso, os pacientes que passaram pela cirurgia também mostraram menor tendência a desenvolver problemas cardíacos. Segunda, 07 de Setembro de 2015 - 16:20 Após apelo, mulher com quadro de obesidade recebe tratamento em hospital de Salvador Após apelo, mulher com quadro de obesidade recebe tratamento em hospital de Salvador Foto: Reprodução / TV Bahia A tatuadora Adizaite Helena Gomes, 30 anos, que apresenta quadro clínico de obesidade mórbida com 240 Kg, deve receber acompanhamente médico em um hospital de Salvador. Após o apelo da moradora de Feira de Santana que diz ter engordado 140 kg em menos de um ano, o Hospital da Bahia, através do seu Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, disponibilizou uma equipe para atender e prestar toda a assistência a ela. De acordo com a instituição de saúde, já foi feito um contato com a família para passar as devidas orientações para o início do acompanhamento da ex-tatuadora. Por conta do peso, Adizaite não consegue fazer coisas simples, como andar, se alimentar e dormir, como contou em entrevista ao G1. "Eu não faço nada, só deito. Nem tomar banho eu tomo só. Eu não durmo deitada, eu durmo sentada porque sufoca", afirmou. Dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2013, apontam que a frequência de obesidade e de excesso de peso entre os soteropolitanos passou de 9,8% e 39,7% em 2006, para 14,1% e 47,3% respectivamente. Segunda, 07 de Setembro de 2015 - 14:20 Dietas restritivas podem causar perda de massa muscular, diabetes e transtornos alimentares Dietas restritivas podem causar perda de massa muscular, diabetes e transtornos alimentares Foto: Divulgação Conhecida entre os nutricionista e adeptos do mundo fitness, a dieta paleolítica elimina o carboidrato e, por isso, faz com que o corpo busque energia na gordura. Resultado: a pessoa emagrece. O problema é que o corpo não consegue distinguir gordura e massa magra e a pessoa acaba tendo uma perda muscular. Os adeptos da dieta acreditam que nosso corpo não tá preparado para certos alimentos que foram incluídos na alimentação nos últimos dois mil ou três mil anos. Por exemplo: eles não comem carboidratos refinados, tipo pão. Eles também não comem grãos e cereais, como o arroz, nem derivados do leite. Eles comem carne, ovo, nozes, que muita gente acha que não deve comer. Quando o corpo quebra a gordura desses alimentos, ele produz substâncias que dão energia. No entanto, de acordo com o endocrinologista João Eduardo Salles e a nutricionista Rachel Francischi, a falta do carboidrato causa muitas reações no corpo. Quando a pessoa não come carboidrato, o pâncreas não secreta insulina e não tem glicose para gerar energia. Com isso, o corpo começa a ‘roubar’ energia da gordura armazenada no corpo. O endócrino explica que a dieta traz três prejuízos: perda de massa magra, queda do metabolismo e risco de contrair infecção. O frutarianismo também não é uma boa opção. Comer somente fruta não promove saciedade e não traz todos os macronutrientes fundamentais para o corpo. As frutas não têm proteína e precisamos ingerir por dia entre 10% a 15% das calorias só de proteína. Deixar de comer proteína causa falta de vitamina B12, que só está presente nas carnes, além de ferro, zinco, ômegas e cálcio. A dieta sem proteína pode ser muito prejudicial, podendo causar sarcopenia, que significa redução de músculo. A ‘sarcopenia’ pode levar a um quadro de demência, diabetes e causar quedas. O corpo depende principalmente do carboidrato para conseguir glicose. A nutricionista Rachel Francischi diz que as três dietas são modismos alimentares que envolvem obsessão e podem revelar transtornos alimentares. Estudos mostram que até três quilos perdidos são recuperados em um ano após a perda de peso e praticamente todo o peso é recuperado em ate cinco anos. Nove em cada dez pessoas que emagrecem com essas dietas recuperam todo o peso ou mais. Segunda, 07 de Setembro de 2015 - 12:20 'Menor nutricionista' do Brasil faz sucesso com vídeos no youtube aos dois anos 'Menor nutricionista' do Brasil faz sucesso com vídeos no youtube aos dois anos Foto: Divulgação Aos 2 anos e 8 meses a pequena Bárbara Tomita é a estrela do canal Mãe Nutricionista, criado há cerca de dois meses. No início, o objetivo da paulistana Tatiana Tomita, nutricionista por formação, era compartilhar com parentes e amigos vídeos das refeições de Babi, além de guardar essas imagens caseiras como recordação para a menina. Mas o canal, que agora também tem perfis no Facebook e no Instagram, só faz crescer. A espontaneidade de Bárbara e o seu conhecimento sobre os ingredientes chamam atenção. A menina é capaz de identificar cada alimento no prato e pronunciar com naturalidade palavras como “betacaroteno”, um pigmento antioxidante. “Eu sempre conversei muito com a Bárbara. Quando ela começou a ingerir comida, aos seis meses, passei a explicar quais eram os alimentos presentes no prato. Com um ano e meio, ela já sabia o nome dos ingredientes e partiu dela a vontade de saber “o que tinha dentro” desse ou daquele alimento, uma curiosidade que, se aguçada, toda criança tem. Foi aí que comecei a explicar a parte nutricional e ver se isso satisfaria sua curiosidade... É por isso que ela “sabe” algumas coisinhas do mundo da nutrição, mas nada a fundo. Ela é apenas uma criança e não sabe a diferença entre vitamina A e C, por exemplo! Essa é só uma das brincadeiras que fazemos durante as refeições para nos divertir”, conta a mãe coruja. Tatiana conta que raramente a filha resiste a experimentar algo novo e que, para ela, o segredo dessa conquista reside na orientação de um bom profissional no período de introdução alimentar da criança. “O paladar e as preferências alimentares adquiridos neste período tendem a se estender por toda a vida”, diz ela, que tem recebido mensagens de mães que passaram a usar os vídeos como ferramenta para incentivar os filhos a se alimentarem melhor. Segunda, 07 de Setembro de 2015 - 10:45 Cientistas desenvolvem teste para revelar idade 'real' do corpo Cientistas desenvolvem teste para revelar idade 'real' do corpo Foto: Divulgação Cientistas britânicos afirmam ter desenvolvido uma formula para testar se o corpo de uma pessoa está envelhecendo bem ou mal. O novo método deve poder ajudar a prever quando uma pessoa vai morrer e identificar aqueles com alto risco de demência, dizem eles. A equipe que fez o estudo, do King's College de London, disse que a "idade biológica" de uma pessoa é mais útil do que a data de nascimento para medicina. O trabalho, apresentado na publicação Genome Biology, não dá pistas sobre como desacelerar o processo de envelhecimento. O teste procura uma "marca de idade" nas células do corpo ao comparar o comportamento de 150 genes. Ele foi desenvolvido, a princípio, comparando 54 mil marcadores de atividade de genes em pessoas saudáveis - mas, em maioria, sedentárias -, com idades entre 25 e 65 anos, e então reduzindo-as a 150. "Há uma marca de idade comum a todos os nossos tecidos, e isso parece ser um prognóstico para diversas coisas, incluindo longevidade e declínio cognitivo", disse Jamie Timmons, do King's College London. A equipe disse que "saúde" e "idade" eram duas coisas diferentes. "Aparentemente, a partir dos 40 anos isso pode ser usado como indicativo de como um indivíduo está envelhecendo”, disse. E acrescentou que algumas decisões de estilo de vida, como passar o dia no sofá, podem ser ruins para a saúde, mas não parecem afetar a velocidade do envelhecimento do corpo. A equipe acredita que combinar fatores de estilo de vida e idade biológica poderia dar uma imagem mais precisa das condições de saúde de uma pessoa. Os cientistas fizeram experimentos com o teste usando um grupo de homens de 70 anos na Suécia. Eles identificaram quem estava envelhecendo bem e quem estava envelhecendo muito rápido e conseguiram prever quem iria morrer nos próximos anos. "Conseguimos de fato selecionar pessoas que quase não tinham chance de morrer e algumas que tinham quase 45% de chances de morrer", disse Timmons. Eles também contam, que sabem que a possibilidade de verificar sua idade biológica pode ter consequências para a concessão de aposentadorias e prêmio do seguro. "Isso levanta várias questões, sem dúvida, e um forte debate, mas nós já somos julgados por nossa idade, então isso pode ser uma forma mais esperta de fazer isso”, finaliza. Segunda, 07 de Setembro de 2015 - 08:45 Nutricionista fitness carrega até 500 kg na academia mesmo estando grávida de 8 meses Nutricionista fitness carrega até 500 kg na academia mesmo estando grávida de 8 meses Foto: Divulgação A nutricionista carioca de 31 anos, Gabriela Zugliani, está com oito meses e meio de gestação e prática da musculação pesada. Gabriela puxa ferro literalmente. Em entrevista ao site Ego, ela conta que faz exercícios em que carrega até 500 kg. "Não façam o que eu faço. Todos os meus seguidores do Instagram sabem do seu limite e esse é o meu. Sempre malhei, meu corpo está acostumado com tanto peso", avisou ela. Sumô para glúteo! Por @radardelta. Sempre com acompanhamento profissional e médico 💪🏼👊🏻 #33weeks #dragabrielazugliani #teamgz #fitmom #radarteam Um vídeo publicado por Dra. Gabriela Zugliani (@gabrielazugliani) em Ago 17, 2015 às 6:59 PDT Gabriela garante que nunca teve problema nas gestações por conta da carga pesada da musculação, mas revela que seu médico ficou assustado, inicialmente, com o estilo de vida que ela queria levar. Por conta da musculação, a nutricionista explica que não teve como realizar um parto normal de seu primeiro filho. "Eu tinha contração, mas não tinha elasticidade para parir a criança", lembra Gabriela, que precisa de uma ajuda extra em seus partos. "Meu obstetra trabalha sempre com dois auxiliares na hora da cesária, pois meus músculos realizam um movimento de sucção do bebê. Na tentativa dos médicos o retirarem, o corpo o suga para dentro da barriga de novo. Ele precisa ser retirado por dois auxiliares. É um caso raro. Mas, mesmo assim, meus filhos nunca sofreram na hora de nascer", garante. Até agora, Zubliani só engordou quatro quilos e meio na gestação. Isso graças a alimentação controlada que ela elaborou para si. Glúten, lactose, carne vermelha e frango não estão no cardápio. Como algumas frutas têm açúcar, a frutose, apenas banana, laranja ou maçã no suco verde e as frutas secas são permitidas. Gabriela também não abre mão dos aminoácidos whey protein, glutamina e BCAA. "Me alimento assim há muito tempo e já estou acostumada. O meu conselho para as grávidas é: comam bem e façam exercícios moderados, sempre com acompanhamento”, finaliza. Domingo, 06 de Setembro de 2015 - 12:30 Número de homens que retiram mama para evitar câncer quase dobrou nos últimos anos Número de homens que retiram mama para evitar câncer quase dobrou nos últimos anos Foto: Divulgação O número de homens americanos com câncer de mama que optam pela dupla mastectomia aumentou de 3%, em 2004, para 5,6% na última pesquisa, em 2011. É o que diz um estudo publicado na última edição da revista científica JAMA Surgery. A pesquisa, conduzida pela Sociedade Americana de Câncer e o Instituto Dana Faber para o Câncer, incluiu dados de 6332 homens. Embora os pesquisadores não saibam afirmar os motivos dessa tendência, eles acreditam que seja uma combinação de fatores como garantir a prevenção máxima para evitar o surgimento da doença, o aumento da disponibilidade de testes genéticos e o "efeito Angelina Jolie", que retirou as mamas de forma preventiva. De acordo com os autores, o mesmo padrão de comportamento já havia sido observado em mulheres. Eles ressaltam, contudo, que esse tipo de procedimento - retirar uma mama que está saudável - nem sempre é necessário. "A operação só é recomendada para uma pequena proporção de homens (que tem a mutação no gene BRCA) e a taxa observada no estudo é maior que essa proporção. Além disso, há uma falta de evidências que sugerem que tais mastectomias ajudam os pacientes a viver mais tempo", afirmou Ahmedin Jemal, vice presidente de vigilância e serviços pesquisa de saúde da Sociedade Americana de Câncer e principal autor do estudo, ao site especializado Live Science. Os pesquisadores descobriram que, em média, os homens que optaram pelo procedimento, eram mais jovens do que aqueles que não o fizeram. A taxa de dupla mastectomia também foi diminuindo conforme a idade dos pacientes aumentava. Nos Estados Unidos, são estimados cerca de 2 350 novos casos de câncer de mama em homens, em 2015.

Dietas restritivas podem causar perda de massa muscular, diabetes e transtornos alimentares

Conhecida entre os nutricionista e adeptos do mundo fitness, a dieta paleolítica elimina o carboidrato e, por isso, faz com que o corpo busque energia na gordura. Resultado: a pessoa emagrece. O problema é que o corpo não consegue distinguir gordura e massa magra e a pessoa acaba tendo uma perda muscular. Os adeptos da dieta acreditam que nosso corpo não tá preparado para certos alimentos que foram incluídos na alimentação nos últimos dois mil ou três mil anos. Por exemplo: eles não comem carboidratos refinados, tipo pão. Eles também não comem grãos e cereais, como o arroz, nem derivados do leite. Eles comem carne, ovo, nozes, que muita gente acha que não deve comer. Quando o corpo quebra a gordura desses alimentos, ele produz substâncias que dão energia. No entanto, de acordo com o endocrinologista João Eduardo Salles e a nutricionista Rachel Francischi, a falta do carboidrato causa muitas reações no corpo. Quando a pessoa não come carboidrato, o pâncreas não secreta insulina e não tem glicose para gerar energia. Com isso, o corpo começa a ‘roubar’ energia da gordura armazenada no corpo. O endócrino explica que a dieta traz três prejuízos: perda de massa magra, queda do metabolismo e risco de contrair infecção. O frutarianismo também não é uma boa opção. Comer somente fruta não promove saciedade e não traz todos os macronutrientes fundamentais para o corpo. As frutas não têm proteína e precisamos ingerir por dia entre 10% a 15% das calorias só de proteína. Deixar de comer proteína causa falta de vitamina B12, que só está presente nas carnes, além de ferro, zinco, ômegas e cálcio. A dieta sem proteína pode ser muito prejudicial, podendo causar sarcopenia, que significa redução de músculo. A ‘sarcopenia’ pode levar a um quadro de demência, diabetes e causar quedas. O corpo depende principalmente do carboidrato para conseguir glicose. A nutricionista Rachel Francischi diz que as três dietas são modismos alimentares que envolvem obsessão e podem revelar transtornos alimentares. Estudos mostram que até três quilos perdidos são recuperados em um ano após a perda de peso e praticamente todo o peso é recuperado em ate cinco anos. Nove em cada dez pessoas que emagrecem com essas dietas recuperam todo o peso ou m

Redução de estômago oferece 'cura' para diabete tipo 2, aponta pesquisa

Pessoas que passaram por cirurgia de redução de estômago podem ficar curadas da diabetes de tipo 2. Pelo menos é o que mostra o resultado obtido por um estudo conjunto realizado por pesquisadores britânicos e italianos, divulgado pela revista médica The Lancet. Metade dos 60 participantes submetidos à pesquisa se livraram da doença por ao menos cinco anos. Os pesquisadores descobriram que nenhum deles tinha se curado apenas com dieta e medicamentos. A cirurgia reduziu os sintomas como da perda de peso quanto pelas alterações do sistema digestivo. O resultado chama atenção para necessidade de ampliação do acesso à cirurgia, alertam os especialista. Isso porque o procedimento reduz o tamanho do estômago e deixa o intestino menos exposto à comida. No entanto, os médicos recomendam que o monitoramento dos níveis de glicose no sangue devem ser mantido. Alguns voluntários voltaram a ter problemas após três anos por adotarem hábitos não-saudáveis. Além isso, os pacientes que passaram pela cirurgia também mostraram menor tendência a desenvolver problemas cardíacos.

Prefeitura de Salvador lança aplicativo que permite informar assaltos em ônibus

O prefeito de Salvador, ACM Neto, e o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, lançarão na próxima terça-feira (8), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), um aplicativo que permite aos passageiros de ônibus informarem ao Centro de Controle Operacional (CCO) da pasta, que monitora o sistema de transporte público em tempo real, ocorrências como assaltos e atos de vandalismo. Chamada de Cittamobi, a ferramenta traz como principal novidade em sua versão 4.0 o chamado “botão do pânico”, pelo qual o usuário pode reportar ao CCO situações de grave ameaça à segurança dos passageiros dentro dos veículos, além de outras utilidades, como denunciar desvio de itinerário, ônibus que não parou no ponto, limpeza do veículo, avaliação dos motoristas, entre outras. Segundo a Semob, outra inovação do dispositivo é a possibilidade de o passageiro poder acompanhar a duração de sua viagem após embarcar no ônibus e ligar um alerta que irá despertar quando ele chegar próximo ao local de parada informada no aplicativo. Para ter acesso à ferramenta, o usuário deverá atualizar o app e se cadastrar informando e-mail e CPF

Alas do PSDB e PMDB planejam aproximar Aécio Neves de Michel Temer por impeachment

Setores do PSDB e do PMDB favoráveis ao impeachement da presidente Dilma Rousseff estão tentando aproximar Aécio Neves e o vice-presidente Michel Temer. Para eles, só uma união entre os dois pode mobilizar a maioria dos partidos pela derrubada da presidente. Segundo a coluna Radar on-line, da revista Veja, o primeiro passo para viabilizar um acordo entre as duas agremiações pela derrocada de Dilma foi dado na última quinta-feira (3), quando o senador Romero Jucá (PMDB-RR) combinou com alguns tucanos que conversaria com Temer sobre o assunto. Os peemedebistas pró-impeachment querem que o vice-presidente chame Aécio para uma conversa. A ideia vai na contramão do que Temer afirmou em entrevista exibida no último domingo (6) pelo Canal Brasil, na qual disse que, se quisesse ocupar o lugar de Dilma, teria agido “subterraneamente”. Os ânimos entre presidente e vice-presidente se acirraram logo após Michel Temer afirmar, durante rodada de conversas com empresários paulistas, que dificilmente Dilma resistiria no cargo “três anos e meio com esse índice (de aprovação) baixo”.

Justiça Eleitoral desaprova contas e multa PT em R$ 632 mil

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) desaprovou, por unanimidade, na sessão de quinta-feira (3), a prestação de contas do Diretório Estadual do PT referentes ao exercício financeiro de 2010. A corte condenou, por maioria de votos (quatro a três), o PT à suspensão da cota do Fundo Partidário por seis meses. O partido ainda terá que devolver R$ 632.626,69 aos cofres públicos. O relator do processo, juiz Silmar Fernandes, destacou que as contas apresentaram “várias irregularidades, tais como aplicação irregular do Fundo Partidário, impossibilidade de identificação da origem dos recursos advindos de contribuição de filiados e destinação irregular de verba não devida e não contabilizada”. O TRE-SP determinou a devolução de 343.355,16 reais ao Tesouro, “em vista do recebimento de recursos de origem não identificada”, e 289.271,53 reais relativos à aplicação irregular do Fundo Partidário. A decisão do TRE seguiu entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo. Entre os problemas identificados pela Secretaria de Controle Interno (SCI) do tribunal “estão a não comprovação de várias despesas realizadas naquele ano, bem como a não comprovação da fonte de receitas de campanha referentes ao pleito de 2010″. A desaprovação das contas piora a situação financeira do PT paulista. O partido deve atualmente cerca de 50 milhões de reais, dos quais 35 milhões de reais são correspondentes a dívidas da fracassada campanha do ex-ministro Alexandre Padilha (Saúde) ao governo estadual nas eleições do ano passado – em 2010, o candidato era o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). O Diretório Nacional do partido proibiu todas as instâncias da legenda de receberem doações de empresas. Desde o final do ano passado a direção do PT em São Paulo renegocia dívidas e tenta prolongar prazos de pagamentos com fornecedores. O presidente do diretório de São Paulo, Emídio de Souza, disse que o partido vai recorrer da decisão. “Tomamos conhecimento agora há pouco, mas vamos recorrer. A decisão se deu por razões puramente formais”, afirmou o petista.