sábado, 7 de julho de 2018

Croácia derruba Rússia nos pênaltis e encara a Inglaterra nas semi

© GETTY / LAURENCE GRIFFITHS
Depois de um duelo desgastante de 120 minutos, com empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e em 2 a 2 na prorrogação, Croácia e Rússia decidiram mais uma vez a classificação nos pênaltis. Os croatas foram mais felizes nas penalidades e vão encarar a Inglaterra nas semifinais.
20 anos após a campanha histórica de Davor Suker, Boban e companhia, a Croácia volta a aparecer entre as quatro melhores seleções do mundo, agora liderados em campo por Rakitic e Modric. A valente seleção anfitriã, que foi além das expectativas, se despediu com aplausos do torcedor.

Abertura russa, resposta croata

Ao contrário do que fez contra a Espanha, quando praticamente abdicou do ataque, a Rússia começou em cima da Croácia. A pressão demorou pouco tempo, porém serviu para mostrar que os donos da casa não dariam para a seleção croata o mesmo tratamento que deram para a Fúria.
Aos poucos, a Croácia fez a Rússia recuar, mas sem nunca realmente ter o controle do jogo. Afinal, entrar na área russa já se provou uma missão dura, como atestou a Espanha nas oitavas de final, e os contra-ataques dos donos da casa incomodaram bastante os croatas, que muitas vezes se viram forçados a parar as jogadas com faltas.
Aos 30 minutos, a Rússia fez grande jogada para abrir o placar. Cheryshev tabelou com Dzyuba e, da intermediária, pegou bonito na bola, com efeito, no ângulo. Subasic sequer saiu do chão, surpreendido pela trajetória da bola.
A resposta croata veio ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos. Mandzukic apareceu em velocidade pela esquerda como um bom ponta, entrou na área e, da linha de fundo, cruzou para trás para encontrar Kramaric entre três marcadores, pronto para usar a cabeça e empatar o confronto.

Perisic perde chance de decidir

A Croácia voltou mais forte para o segundo tempo, sem mudanças na escalação, mas com Modric com mais liberdade para se aproximar na área. Os croatas passaram a finalizar mais, e o problema passou a ser a falta de pontaria. Quase todas as bolas passaram longe do gol.
Em um lance inacreditável, Perisic ficou com sobra de bola na área e teve tempo de ajeitar para chutar, buscando o canto. A bola passou pelo goleiro e pela marcação e bateu no lado de dentro da trave, correndo paralela a linha de gol, sem entrar.
A bola não entrou no segundo tempo e, mais uma vez, russos e croatas tiveram de jogar mais 30 minutos desgastantes de prorrogação. Um cenário que parecia pior para os croatas, visivelmente mais cansados.
Subasic ameaçou deixar o campo ainda no tempo regulamentar. Vrsaljko não suportou e saiu no início da prorrogação. Mandzukic andava em campo com expressão de esgotamento total físico. Mas o cansaço não parou a Croácia.

Cansaço, Vida, empate russo e decisão nos pênaltis

Aos 12 minutos, em cobrança de escanteio, a bola passou por Lovren, mas encontrou a cabeça de Vida, que finalizou para o chão. Corluka ainda passou perto da bola, mas sem tocar nela, enganando a marcação. A redonda parou na rede.
A Rússia não se entregou. Explorando o cansaço croata, os donos da casa foram para o abafa, e acabaram por encontrar o gol de empate aos 10 do segundo tempo. Dzagoev cobrou falta na área, Mário Fernandes apareceu entre Lovren e Mandzukic e cabeceou no canto, mandando a decisão para os pênaltis.
Subasic pegou a primeira batida de Smolov, que cobrou muito mal. Brozovic colocou a Croácia na frente da disputa. Dzagoev deslocou Subasic. Kovacic parou em Akinfeev e tudo voltou a ficar igual. Mas o herói da prorrogação, Mário Fernandes mandou para fora na sequência.
O capitão Modric foi para a terceira cobrança com a responsabilidade de recolocar a Croácia na frente, e não falhou por pouco. Akinfeev tocou na bola, que ainda tocou na trave antes de entrar. Ignashevic manteve a Rússia viva na sequência, mas Vida respondeu com o terceiro gol croata. Kuzyaev deixou tudo igual e jogou a decisão para Rakitic. O meia do Barcelona mandou no canto e colocou a Croácia nas semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário