quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Eu podia ouvir o movimento dos músculos do pescoço”, conta mulher com doença rara

Ouvir os sons do seu próprio corpo, como olhos se movendo, coração batendo e olhos se movendo pode parecer loucura ou história de filme de ficção científica. No entanto, para Rachel Pyne, uma fotógrafa americana de 27 anos de Merrillville Indiana (EUA), isto não era trama de obra cinematográfica hollywoodiana, mas a mais pura realidade. A mulher começou a ouvir os barulhos do seu corpo em março de 2014. "Eu podia ouvir os meus músculos do pescoço em movimento, coisas diferentes acontecendo dentro do meu corpo e quando você isso diz às pessoas, elas pensam, 'você está louco'", contou Pyne à emissora de TV americana ABC News. Para descobrir que tudo não era apenas coisa de sua cabeça, ela precisou consultar nove médicos para, finalmente, saber que os barulhos que ouvia eram provocados pela Síndrome de Deiscência de Canal Semicircular Superior, doença que provoca uma espécie de buraco entre o cérebro e ouvido interno. Rara, a síndrome afeta cerca de uma pessoa em cada 500 mil. Em seu relato, a fotógrafa conta que, em pouco tempo, começou a perder o equilíbrio e sofrer com tonturas e náuseas. "Eu ia pra cama geralmente antes do meio-dia e ficava apenas ali. Eu não conseguia assistir TV, era muito alta. Eu não conseguia ouvir música", contou ela. No entanto, o drama da americana teve fim quando médicos da Universidade da Califórnia, de Los Angeles (UCLA), realizaram uma operação para fechar o buraco e os resultados foram instantâneos. "Assim que eu acordei da cirurgia eu pensava, 'Oh meu Deus, o barulho se foi", comemorou Pyne, que teve sua primeira cirurgia em novembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário