segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Evangélicos impulsionam Bolsonaro e Marina e derrubam Lula, diz Datafolha

Jair-Bolsonaro

Se depender do eleitorado evangélico, a zona de conforto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial vai minguar um bocado. Já a pujança eleitoral do deputado Jair Bolsonaro (PSC) e de Marina Silva (Rede) se dilata no segmento, segundo pesquisa Datafolha realizada no fim de setembro.

No quadro geral, Lula tem pelo menos 35% das intenções de voto nos cenários nos quais seu nome é testado. Numa simulação em que só evangélicos iriam às urnas, ele continuaria o mais bem posicionado, mas com 29% de menções na sondagem estimulada –na qual são exibidos cartões com nomes dos candidatos.

O Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 municípios.

Evangélicos representam a segunda maior camada religiosa do país (32%), segundo o Datafolha. Católicos, que até os anos 1980 eram 9 de cada 10 brasileiros, são maioria, mas sua presença vem encolhendo: hoje, são 52% da população. Entre eles, Lula é a opção de 40%, tanto no cenário com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) quanto naquele em que o tucano testado é o prefeito João Doria.

RK

Bruna Marquezine mantém dieta em festa: ‘Óleo de coco e canela na bolsa’

9Artista foi ao aniversário do fotógrafo André Nicolau e gravou um vídeo para a médica para explicar que estava mantendo o cardápio regrado na festa

Bruna Marquezine tem investido bastante na malhação e sempre é vista treinando em seu Instagram. Agora, além dos exercícios, a atriz entrou em uma dieta sob supervisão de sua nutricionista até nas redes sociais. Na sexta-feira (20), a artista foi ao aniversário do fotógrafo André Nicolau e gravou um vídeo para a médica para explicar que estava mantendo o cardápio regrado na festa. O vídeo foi divulgado neste sábado (21), nas redes sociais da artista.

“Pati, eu tenho provas. Comi peixe. E agora estou tomando café porque não quero beber. Eu trouxe óleo de coco e canela na minha bolsinha para tomar antes da balada. Um beijo para você e para a sua mais nova musa fitness”, disse a atriz à nutricionista.
Em seu perfil, a nutricionista compartilhou o vídeo com os seguidores e respondeu Marquezine: “The Oscar #sextou de hoje vai para… Bruna Marquezine, que levou óleo de coco e canela na bolsa da night pra não beber! Nutri tá gostando de ver! Quem toma a xicrinha turbinada não precisa de energético!”. Para a comemoração, Bruna ainda apostou em uma make roxa e brilhosa nos olhos.

Triste: Jovem morre em acidente 2hs antes do casamento ao tentar fazer surpresa para noiva

9Um jovem de 21 anos morreu no último sábado (21) na cidade de Baraúna (RN) apenas duas horas do próprio casamento. Carlos Adriel Mendes da Silva estava indo fazer uma surpresa para a noiva na casa onde morariam após o casamento quando bateu a motocicleta que pilotava com um carro.

Sem capacete, o jovem morreu no local do acidente, antes da chegada das equipes de atendimento de emergência. A noiva de Carlos Adriel, Paloma Ismaelly, fez uma postagem emocionada nas redes sociais. “Acordar e perceber que não é só um pesadelo tá sendo uma das piores sensações que já senti.

Eu sempre achei que essas coisas só pudessem acontecer em filmes daqueles que todos odeiam o final. Deus sabe o quanto sonhamos com o nosso casamento, foram incontáveis dias de ansiedade, nervosismo e preparação pra esse dia que seria o mais feliz das nossas vidas, mas infelizmente o sonho foi interrompido. Interrompido e não acabado porque eu sei que um dia eu te verei novamente”, postou Paloma.

Bicampeão da Europa, Zidane é eleito o melhor técnico pela Fifa

© GETTY / OCTAVIO PASSOS
Sem surpresas, Zinedine Zidane levou o prêmio de melhor técnico na gala da Fifa. O francês superou Antonio Conte, do Chelsea, e Massimiliano Allegri, da Juventus.
Desde que assumiu o time principal do Real Madrid, depois de passagem pela equipe B, Zinedine Zidane vem acumulando troféus, em um sucesso estrondoso. Ao fim da segunda temporada, já são sete troféus conquistados.
Em 2017/18, Zidane levou o Real ao título nas duas principais competições disputadas. O clube foi campeão espanhol e da Liga dos Campeões. O bicampeonato foi um feito inédito na fase moderna da Liga dos Campeões.
Zidane agora é responsável por mais um feito inédito. O francês se tornou o primeiro a vencer o prêmio como jogador e treinador.

Ronaldo é melhor do mundo pela quinta vez e iguala Messi

Cristiano Ronaldo foi eleito pela quinta vez o melhor do mundo pela Fifa. O craque português superou Lionel Messi e Neymar.
Além de superar Messi em um duelo particular para melhor do mundo, Cristiano Ronaldo conseguiu mais um feito com o prêmio de hoje. O jogador do Real Madrid igualou a marca do rival do Barcelona, ambos agora com cinco troféus individuais de melhor pela Fifa.
Individualmente, Cristiano Ronaldo não manteve o nível de anos anteriores. Foi a primeira vez desde 2010 que o português não atingiu a incrível marca dos 50 gols. Ficou "apenas" nos 42 em 2016/17 pelo Real. Mas o mais importante Ronaldo conseguiu: foi campeão espanhol e campeão europeu.
Ao contrário de Ronaldo, Messi esteve em grande forma individualmente, com 54 gols marcados pelo Barcelona em 2016/17, mas acabou sem os principais títulos, assim como seu companheiro Neymar. O brasileiro, intruso da vez entre os dois, anotou 20 gols pelo Barça no período considerado pela Fifa.
No feminino, a holandesa Lieke Martens foi eleita a melhor do mundo, superando Deyna Castellanos e Carli Lloyd.

Sue Lasmar impressiona internautas com bumbum gigantesco de 110cm


Foto: Reprodução/Instagram
Sue Lasmar, considerada a "Diva Fitness", postou uma foto de biquíni fio-dental mostrando seu bumbum gigantesco de 110cm.
"Tá sofrido #aracajusergipe", escreveu a morena de 32 anos no Instagram neste sábado (21).
Assista ao vídeo no qual Sue Lasmar mostra corpo mais definido do que volumoso após começar crossfit:

Ex-BBB Letícia Santiago curte sol de Pernambuco com biquíni estampado

Leticia Santiago (Foto: Reprodução/Instagram)
Se sua segunda-feira, 23, está difícil, para Letícia Santiagoestá uma delícia! A ex-sister está aproveitando alguns dias de folga com mar e sol na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas, em Pernambuco. Ela exibiu sua barriga chapada usando um biquíni estampado de flores apenas 7 meses depois de dar à luz seu segundo filho, Miguel.
"Contemplando as belezas que Deus preparou pra gente. Que delícia de lugar", escreveu na legenda.
+
Ela está na cidade para comemorar seus 31 anos, no dia 30 de novembro, acompanhada da família, e fez um post falando sobre o período sabático que tira na época que completa mais uma primavera.
"Todo ano, tiro alguns dias (em geral aproveitando o feriado de 1 de novembro) pra espairecer, pensar no ciclo que termina e no novo que começa. Como procuro sempre o significado de tudo que me cerca, não poderia ser diferente com o aniversário. É uma dádiva ser agraciada com mais um dia. Mais um ano desfrutando das maravilhas que Deus nos concede, das companhias maravilhosas, das vitórias, da família a qual pertenço e tento tanto a ser grata, da natureza tão bela e tão acessível", falou. 

Bota vence Corinthians, passa Flamengo e põe fogo no Brasileiro

© VITOR SILVA/SSPRESS/BOTAFOGO
Aproveitando bem a bola parada, o Botafogo venceu o Corinthians, no Nilton Santos, por 2 a 1, para passar o Flamengo e, de quebra, colocar fogo no Campeonato Brasileiro.
O Glorioso subiu para sexto lugar e igualou em pontos o quinto, Cruzeiro. Já o Timão segue na liderança, mas agora já vê a distância para o vice-líder, Palmeiras, ficar em seis pontos.
1° tempo até quente, mas sem gols
O Botafogo se mostrou superior no começo, mantendo com mais qualidade a posse da bola e jogando mais no campo do adversário. O time de Fábio Carille se defendia.
Até que o Corinthians conseguiu trocar passes no ataque e Marquinhos Gabriel foi mais ousado. O meia bateu de fora e acabou acertando o travessão no primeiro arremate corintiano.
O Glorioso respondeu em bela jogada ensaiada em cobrança de escanteio. Após recuo, João Paulo achou Victor Luís livre na área. O lateral bateu e Cássio defendeu.
Pimpão teve ótima chance após um rápido contragolpe. O atacante recebeu em velocidade de Marcos Vinícius, mas Balbuena foi rápido para interceptar o chute.
O Timão seguia insistindo em arremates de fora. Gabriel foi outro a tentar arremate. Dessa vez, Gatito teve de aparecer para espalmar e evitar o gol.
Na reta final do primeiro tempo, o jogo ficou bem mais equilibrado. O Bota arriscou de fora também com Marcos Vinícius, e Cássio teve de trabalhar.
Os contra-ataques prometiam tirar o 0 a 0 do placar, mas faltou precisão dos dois lados na hora do último passe. O primeiro tempo terminou sem bola na rede.
Bola parada decide para o Bota 
O duelo seguiu veloz no segundo tempo. As defesas deixavam muitos espaços, mas custava um pouco mais para os ataques conseguirem aproveitar.
O Botafogo, ao menos, seguia com boas jogadas ensaiadas em escanteios. Até que chegou ao gol. Após levantamento, Pimpão desviou e Brenner apareceu para mandar para dentro.
Não demorou muito para os paulistanos reagirem. Após boa trama ofensiva, Jô recebeu e bateu bem de canhota para vencer Gatito e deixar tudo igual.
Os cariocas não se afetaram tanto pelo empate. Seguiram melhores na partida e assustaram com dois arremates seguidos. Mas foi a bola parada que seguiu fazendo a diferença, e Igor Rabello aproveitou outra boa cobrança de escanteio para fazer 2 a 1.
O desespero corintiano em busca pela reação só fazia aumentar os erros de passe no ataque. A entrada de Kazim mostrou que o desespero não era só dentro de campo.
No último lance, Jô foi derrubado por Rabello na área e ficou pedindo pênalti, mas de nada adiantou. O líder entra em pane. O Bota agradece. Palmeiras e Santos também. 

domingo, 22 de outubro de 2017

Morre a escritora e ilustradora mineira Ângela Lago

Morre a escritora e ilustradora mineira Ângela Lago
Foto: Reprodução / WOO Magazine
Morreu na madrugada deste domingo (22), aos 71 anos de idade, a ilustradora e escritora mineira Ângela Anástacia Cardoso Lago. Ela foi vítima de uma embolia pulmonar e faleceu pouco depois de passar mal em Belo Horizonte (MG), onde também é sua cidade natal. Suas obras são voltadas ao público infanto-juvenil com destaque para "Cena da Rua", que foi publicada em vários países e premiada na França. Pode ser citada ainda "Sangue de Barata", com poesias e ilustrações da própria autora. Segundo amigos, ela sofreu uma queda há pouco tempo em sua casa, tendo de operar o fêmur. Desde então, vinha morando com uma irmã, onde passou mal na noite de sábado (21). Socorrida por uma viatura do SAMU até o hospital, a escritora acabou não resistindo. Sua morte foi recebida com surpresa, já que parentes dizem que ela estava aparentemente bem e feliz nos últimos dias. O velório é realizado no Cerimonial Santa Casa, no bairro Santa Efigênia. Muito conhecida pela importância de sua obra, Ângela Lago receberia mais uma homenagem em novembro, dessa vez na Fliaraxá, feira literária de Araxá (MG). Ela é vista como uma das mais importantes autoras da literatura infantil no Brasil, tendo iniciado suas publicações em 1980. A autora usava muito as imagens e, com mais de 30 livros escritos, podem ser citados também "O Bicho Folharal" e "João Felizardo, o Rei dos Negócios". Durante sua carreira recebeu prêmios como o Jabuti, Categoria Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil (2008) e o Iberoamericano de Ilustración, La Consejería de Cultura, Junta de Andalucia, Sevilha, Espanha (1994). Ângela Lago iniciou sua formação superior na Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais. Frequentou o ateliê do escultor Bitter, em 1969, e lecionou na Escola de Serviço Social. Também trabalhou com crianças com dificuldades psico-pedagógicas e psiquiátricas antes de ingressar na literatura

Juventus sai atrás, perde Mandzukic expulso e ainda assim atropela a Udinese

© GETTY / DINO PANATO
A Juventus saiu atrás da Udinese, perdeu Mandzukic expulso no meio do primeiro tempo e ainda assim superou todos os osbstáculos para vencer no Friuli. A Velha Senhora fez 6 a 2 e ainda teve gol anulado.
Com o resultado, a Juve pula para a terceira posição, com 22 pontos, e se aproxima do líder Napoli, com 25. A Udinese soma seis pontos e aparece em 14º.

Virada contra as adversidades

Stipe Perica colocou a Udinese na frente logo com oito minutos, e com um belo gol. O croata disparou em contra-ataque, dançou na frente de Chiellini, que ficou perdido, e estufou a rede.
O gol de empate saiu também de uma finalização da Udinese. Em cobrança de escanteio, Samir, ex-Flamengo, subiu sozinho e marcou contra a própria meta.
Khedira usou a cabeça para virar aos 20 minutos, mas Mandzukic pareceu ter esquecido a dele, com dois cartões bobos em sequência por reclamação, seis minutos depois.
No 11 contra 10, a Udinese cresceu e empatou novamente o confronto. Danilo marcou logo no início da segunda parte. Mas quando parecia que o time de Udine conseguiria a virada, a Velha Senhora mostrou sua força.
Rugani marcou aos sete minutos, com assistência de Dybala. Depois vieram mais dois gols de Khedira e um de Pjanic. E Higuaín ainda teve gol anulado. Um atropelo.

Santos esquece crise e vence o Atlético Goianiense

© IVAN STORTI/ SANTOS
O Santos esqueceu a crise que quase culminou na demissão de Levir Culpi para vencer neste domingo. O time alvinegro derrotou o Atlético Goianiense por 1 a 0 na Vila Belmiro.
A resultado deixou o Santos na terceira posição, ultrapassando o Grêmio na tabela, com 53 pontos, empatado com o Palmeiras, vice-líder. O Atlético segue na lanterna, com 26 pontos.

Ricardo Oliveira coloca Santos na frente

O primeiro tempo foi melhor para o Santos, que criou mais chances de gol e foi para o intervalo em vantagem. Mas não foi um domínio sem sustos, e o Atlético Goianiense esteve muito próximo do empate.
A primeira grande oportunidade santista foi aos 11 minutos. Copete recebeu cruzamento na pequena área e completou no contrapé do goleiro. Marcos conseguiu o improvável e, com a ponta dos pés, impediu o gol que parecia certo. Marcos faria nova grande defesa em chute forte de Lucas Lima mais tarde.
O gol acabou por sair na bola parada, em cobrança de escanteio de Lucas Lima aos 30 minutos. Ricardo Oliveira desviou de cabeça e mandou no canto.
O Santos recuou após o gol e quase sofreu o empate. Antes do intervalo, Andrigo bateu forte para o gol e acertou o travessão.

Segundo tempo sem gols

O segundo tempo começou quente e com as duas equipes se revezando no ataque. Jean Mota quase ampliou com seis minutos em uma bomba de fora da área, a bola estourou no travessão. Logo depois, Vanderlei fez duas defesas em sequência para salvar o time alvinegro.
Aos poucos, o Santos foi acalmando a partida e controlando as ações sem correr riscos. Jean Mota ainda testou novamente Marcos em chute de fora da área, e o goleiro ainda fez grande defesa em chute de Ricardo Oliveira no fim do jogo, mas o placar se manteve no 1 a 0 até o apito final.

Com Neymar expulso, Cavani salva PSG contra o Olympique de Marseille

© GETTY / ALEXANDER HASSENSTEIN
O Paris Saint-Germain escapou da derrota para o Olympique de Marseille com gol de Cavani nos acréscimos. Com Neymar expulso depois de marcar gol, o time parisiense arrancou empate em 2 a 2 no Vèlodrome.
O Marseille largou na frente com gol brasileiro. Em contra-ataque armado depois de Neymar perder a bola para Rami, Luiz Gustavo recebeu na intermediária e arriscou o chute, certeiro, para o 1 a 0.
Neymar tratou de deixar tudo igual para o PSG aos 33 minutos, após jogada individual de Rabiot, que deixou o brasileiro em boa posição para marcar.
No segundo tempo, o Marseille voltou a ter a dianteira no placar em cruzamento de N'Jie, que Thauvin desviou em direção à rede.
Nos acréscimos e depois de ter Neymar expulso, Cavani arrancou o empate salvador. O uruguaio cobrou falta com força da entrada da área e bateu Mandanda para definir o placar em 2 a 2.

Atlético Paranaense vence Sport para ainda sonhar com Libertadores

O Atlético Paranaense sofreu, mas conseguiu a vitória sobre o Sport no fim para ainda seguir sonhando com vaga na próxima Libertadores da América.
O Furacão buscou o gol desde o primeiro tempo, mas, quando teve boa chance com Douglas Coutinho, Magrão salvou o Sport e manteve o 0 a 0.
Os gols da partida ficaram todos para a segunda etapa. Os paranaenses enfim chegaram ao seu gol com Lucho, que recebeu de Ribamar e bateu bem para fazer um belo gol.
Só que os pernambucanos conseguiram a resposta. Após a marcação de um pênalti, Diego Souza converteu a cobrança para deixar tudo igual.
Só já perto do fim, o Furacão conseguiu a vitória após a marcação de um outro pênalti. Felipe Gedoz foi quem confirmou a vitória do Atlético.
O Rubro-Negro soma agora 41 pontos e encosta no grupo que luta por vaga na Libertadores. Com 35, o Sport fica perto da zona do rebaixamento. 

São Paulo vence o Flamengo e volta a respirar no Brasileiro

O São Paulo precisou de um tempo para resolver o jogo contra o Flamengo. No Pacaembu, o Tricolor Paulista venceu por 2 a 0 e subiu na tabela, deixando a zona de rebaixamento mais distante.
Depois de derrota para o Fluminense, o São Paulo se recuperou, chegou aos 37 pontos e subiu para a 12º posição na tabela. O Flamengo é o sexto colocado, com 46 pontos.

São Paulo encontra pouca resistência

Não foi um primeiro tempo primoroso do São Paulo, mas foi o suficiente para envolver um Flamengo pouco inspirado no Pacaembu. O Tricolor Paulista acabou por ir ao intervalo com boa vantagem e com uma tranquilidade crucial no momento atual, em que luta contra o rebaixamento.
O primeiro gol foi chorado e com reclamação de toque de mão de Lucas Pratto. Na verdade, Pratto apenas se atirou na frente da bola, depois que Réver a chutou em sua direção ao tentar afastar o perigo na pequena área, na sequência de escanteio cobrado por Hernanes.
O Tricolor ampliou a vantagem aos 40 minutos em jogada que começou com ligação direta de Sidão. Militão desviou de cabeça e Cueva recebeu na ponta direita. O meia cruzou na altura da marca do pênalti e Hernanes, de cabeça, fez o 2 a 0.

Fla melhora, mas não marca

O intervalo fez bem ao Flamengo, que começou o segundo tempo no ataque. Com três minutos, Berrío recebeu na área e bateu rasteiro, na trave.
Lesionado, o colombiano logo depois deu lugar a Diego. O Rubro-Negro continuou melhor na partida, contra um São Paulo mais preocupado em administrar a vantagem conquistada na primeira etapa.
No fim, mesmo sem jogar bem no segundo tempo, o São Paulo conseguiu resistir sem sofrer gol, com direito a boa defesa de Sidão em cabeçada de Rhodolfo nos acréscimos.

Com gol no fim, Bahia vence clássico e aumenta desespero do Vitória

Com um gol já perto do fim de Edigar Júnio, o Bahia venceu o clássico por 2 a 1 e aumentou ainda mais o desespero do rival, Vitória, no Campeonato Brasileiro.
Se o Tricolor chega aos 38 pontos e se afasta da zona do rebaixamento, o Rubro-Negro fica com 33 e pode entrar no Z4 dependendo dos outros resultados da rodada.
Primeiro tempo sem tanta graça
O Vitória manteve sua estratégia de quando joga fora de casa: se defendia e apostava nos contragolpes para surpreender. O Bahia tinha mais a bola e tentava atacar muito.
Apesar de certa pressão no início do lado tricolor, o duelo não teve tantas emoções na primeira parte.  A defesa rubro-negra se fechou bem na maior parte do tempo.
O único contragolpe Rubro-Negro perigoso no primeiro tempo saiu após um erro de Mendoza. David arrancou e tentou o arremate, mas não acertou o alvo.
Do outro lado, a única boa chance do Tricolor foi do próprio Mendoza. O atacante conseguiu acertar o gol, mas Caíque fez a defesa e manteve o 0 a 0.
Clássico com emoção até o final
No começo do segundo tempo,  Mendoza conseguiu ser decisivo. Após corte errado de Wallace, a bola ficou para o colombiano, que dessa vez aproveitou e abriu o placar.
O gol mudou completamente a postura do Leão, que teve de atacar. O empate quase saiu em arremate de David, mas a bola acabou pegando na trave.
Carpegiani reforçou a defesa quando mudou, enquanto Vagner Mancini buscava aumentar a pressão ofensiva. Tréllez teve chance na área e quase marcou.
Mais inteiro em campo, o Rubro-Negro arrancou o empate. Após levantamento na área e falha da defesa, o zagueiro Wallace deixou tudo igual.
Só que o Bahia mostrou força para conquistar a vitória no finalzinho. Após cobrança de escanteio na área e desvio de Edson, Edigar Júnio confirmou a vitória por 2 a 

Com golaços, Robinho comanda virada do Atlético sobre o Cruzeiro

© WASHINGTON ALVES/LIGHT PRESS/CRUZEIRO
O Cruzeiro saiu na frente em um Mineirão que tinha muito mais gente de azul, mas os alvinegros vibraram com uma grande virada do Atlético Mineiro, consumada com dois golaços de Robinho.
Agora com 41 pontos, o Galo vai encostando na luta por uma vaga na Libertadores. A Raposa, por sua vez, segue em quinto, com 47 pontos.
Cruzeiro sai na frente e pode mais
Após um início de jogo morno, foi o Atlético quem chegou com perigo primeiro. Adílson tentou duas vezes: após rolada de Fred, bateu na defesa. Na sequência, Robinho cruzou, Adílson tocou de cabeça e a bola assustou.
O Cruzeiro, por sua vez, tentava se acertar sem um homem de referência. Os atacantes buscavam revezar posições, mas davam pouco trabalho para a defesa.
Sem espaço, Hudson, então, resolveu chutar de fora. O volante bateu forte, mas sem direção. A Raposa só foi conseguir entrar na área um pouco depois. Foi quando Diogo Barbosa se apresentou e parou em Victor.
O time celeste se empolgou com os lances e foi crescendo. Com Diogo Barbosa como opção, os ataques seguiram perigosos e assim veio o gol. O lateral mandou da canhota para Rafinha, que ajeitou para Thiago Neves mandar para dentro.
Diante de um rival assustado, o Cruzeiro quase chegou ao segundo gol na sequência. Após erro na saída de Valdívia, Hudson mandou para Rafinha, que bateu forte, mas não acertou o alvo.
Alisson teve chance ainda mais clara. Após jogada de De Arrascaeta, o atacante recebeu na cara do gol, mas não pegou bem de canhota e mandou para fora.
Robinho comanda virada 
O Galo seguiu sem marcar bem no segundo tempo e sofria. Rafinha, em arremate de fora, quase marcou, mas a bola acabou pegando no travessão.
Diogo Barbosa seguia sendo ótima opção pela canhota, e colocou logo Victor para trabalhar. O lateral chutou forte de canhota e o goleiro fez ótima defesa.
Oswaldo de Oliveira tentou melhorar o time colocando Cazares. O empate veio um pouco depois da entrada do equatoriano. Após cruzamento de Fábio Santos da canhota, Fred desviou e o baixinho Otero marcou de cabeça. 
O Alvinegro cresceu no jogo com o gol e logo conseguiu a virada. Após boa roubada de Fábio Santos, Robinho recebeu na frente, tirou de Henrique e marcou um belo gol.
O jogo seguiu aberto e o Cruzeiro tentou ir com tudo em busca do empate. Thiago Neves quase conseguiu em cobrança de falta, mas Victor fez grande defesa.
O Atlético se livrou da pressão celeste com outro golaço de Robinho. O camisa 7 mais uma vez recebeu na esquerda da área, levou para a perna direita e mandou sem chance alguma para Fábio. Belo gol, que confirmou a vitória atleticana. 

Palmeiras vence reservas do Grêmio e assume a vice-liderança

© LUCAS UEBEL/ GRÊMIO
O Palmeiras aproveitou a opção do Grêmio de poupar titulares para vencer o rival em Porto Alegre. Com gols no segundo tempo, o Alviverde superou o Tricolor Gaúcho por 3 a 1.
Além de levar os três pontos, o Palmeiras ultrapassou o rival na tabela para assumir a segunda posição, com 53 contra 50 pontos. O Corinthians é o líder, com 59 pontos e ainda sem entrar em campo na 30ª rodada.

Equilíbrio na primeira etapa

A disputa entre Grêmio e Palmeiras era pela vice-liderança, mas nenhum dos dois mostrou futebol de quem quer brigar para alcançar o topo do Brasileiro. Com muita dificuldade para armar jogadas, e ainda mais para definir, o clássico passou dos 30 minutos sem um único chute na direção do gol.
Os times até tiveram chances de gol, mas esbarraram nas próprias limitações. Como quando Arroyo recebeu boa bola atrás da defesa e demorou para decidir se tentava avançar sozinho, esperava por um companheiro ou cavava a falta. Acabou por perder a pelota.
Borja ao menos foi mais esforçado na sequência. Venceu a defesa na velocidade e, sem ângulo, colocou na pequena área. Nenhum jogador alviverde acompanhou o atacante na jogada.
O primeiro chute no alvo saiu aos 45 minutos, após contra-ataque palmeirense. Keno bateu em cima de Paulo Victor. Na sequência, Borja recebeu na entrada da área e buscou o ângulo. A bola raspou a trave e o clube paulista foi para o intervalo em seu melhor momento.

Palmeiras cresce no segundo tempo

O segundo tempo começou em outro ritmo, principalmente por conta da postura do Palmeiras. Com três minutos, Dudu arriscou para o gol e contou com um toque de sorte. A bola desviou em Marcelo Oliveira, engando o goleiro.
Aos 10 minutos, o Palmeiras ampliou. Borja tentou a primeira vez, Paulo Victor fez a defesa e, na sobra, Moisés encheu o pé, no ângulo.
O Grêmio não encontrou a bola no segundo tempo e acabou por levar o terceiro aos 18 minutos. Após boa troca de passes, Mayke recebeu na direita e cruzou rasteiro para Dudu, livre na pequena área, só ter o trabalho de empurrar para dentro.
Com 34 minutos, depois de confusão na área na sequência de cobrança de falta, Michel aproveitou a sobra e descontou para o Grêmio.

Real Madrid faz seu papel contra Eibar para não deixar líderes se afastarem

© GETTY / DENIS DOYLE
Para não deixar Barcelona e Valencia se afastarem, o Real Madrid fez seu dever de casa e venceu o Eibar, fazendo 3 a 0 no Santiago Bernabéu.
Os Merengues seguem um ponto atrás do vice-líder do Campeonato Espanhol, Valencia, e cinco do Barcelona, líder. No meio de semana, as equipes da Espanha se concentram na Copa do Rei.
Dmitrovic não segurou tudo
O jogo começou animado, com uma chance para cada lado no princípio. Logo no primeiro minuto, Isco recebeu de  Asensio e colocou Dmitrovic para trabalhar.
A resposta do Eibar veio não muito depois. Jordán teve a chance do arremate na entrada da área, e Casilla teve de fazer a defesa para evitar surpresas no Bernabéu.
Só que o duelo foi esfriando, com a dificuldade do Real Madrid em vencer o bloqueio defensivo do rival. Mas Paulo Oliveira ajudou, marcando gol contra. 
Os Merengues chegaram ao segundo gol ainda no primeiro tempo. Após jogada muito bem trabalhada, Isco cruzou e Asensio completou para ampliar.
Vitória tranquila 
O segundo tempo começou como o primeiro: com defesa de Dmitrovic em tentativa de Isco. Apesar de diminuir o ritmo, o Real seguia prometendo mais gols.
A vitória blanca acabou confirmada com um golaço. Após uma jogada de bola de pé em pé, sem interrupções, Marcelo tabelou com Benzema e fechou o marcador em 3 a 0. 

Luciano Huck discute eleições; potencial eleitorado no Nordeste empolga apoiadores

Luciano Huck discute eleições; potencial eleitorado no Nordeste empolga apoiadores
Foto: Reprodução / Gshow
Embora não admita interesse em disputar a Presidência da República, Luciano Huck tem participado de uma série de reuniões com empresários e economistas do país para discutir o assunto. O fato de que pesquisas apresentadas apontam forte potencial no Nordeste tem empolgado o apresentador e seus apoiadores. Nesses encontros, ele tende mais a ouvir do que a falar, destacando que quer conhecer projetos para o país, segundo o blog Painel, da Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, o apresentador do "Caldeirão do Huck" acredita que chegou o momento de "retribuir" tudo o que o Brasil lhe deu. Além disso, ele costuma pedir análises e pesquisas sobre os principais pré-candidatos, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, João Doria, ambos do PSD

Operação Sirene: Polícia apreende carro, caixas de som e módulo na região da Liberdade

Operação Sirene: Polícia apreende carro, caixas de som e módulo na região da Liberdade
Fotos: Divulgação / Montagem BN
Em ação conjunta da Secretaria de Segurança Pública (SSP) com a Prefeitura de Salvador, a polícia apreendeu um veículo, de modelo Gol, cinco caixas de som e um módulo. Parte da "Operação Sirene", as abordagens foram feitas nos bairros da Liberdade, Pau Miúdo, IAPI, Baixa de Quintas, Cidade Nova, Santa Mônica e no Largo Tamarineiro. A ação, que teve início às 21h de sábado (21) e acabou à 1h deste domingo (22), tem o propósito de reduzir os índices de poluição sonora na capital baiana, além de combater outros crimes que possam decorrer, como tráfico de drogas e homicídio. O major Ricardo Silva, comandante da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Liberdade) relatou que três viaturas da unidade integraram a operação, que contou com apoio de três equipes da Guarda Municipal e um caminhão da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). "Recebemos muitas denúncias dessas localidades, e sabemos que junto a essa desordem, de som alto, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de drogas, eventualmente descabam para outros tipos de crimes", pontuou o major. Durante a operação, três bares, duas residências, uma igreja evangélica e três veículos foram abordados. O veículo apreendido, de placa KLK-9273, foi encaminhado para o pátio da Transalvador.

Lula diz que, se eleito, fará referendo para revogar medidas de Temer

Lula diz que, se eleito, fará referendo para revogar medidas de Temer
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, que vai propor um referendo revogatório de "muitas das medidas aprovadas" pelo governo de Michel Temer (PMDB), como uma proposta para recuperar o País caso seja eleito presidente em 2018. "É criminoso ter uma lei que limite durante 20 anos o investimento do Estado. No Brasil, ainda faltam coisas básicas, como saneamento, tratamento de água, casas", disse. Questionado sobre a boa repercussão no mercado do governo Michel Temer, Lula disse que isso é claro, uma vez que querem privatizar o País. Na entrevista, ele disse que quer voltar a ser presidente para mostrar ao mundo que o País pode funcionar. "Não há ninguém que saiba governar o povo mais necessitado como eu faço", afirmou. O ex-presidente creditou a crise vivida no País à perda de credibilidade, algo que, segundo ele, foi efeito das manifestações iniciadas em junho de 2013. Lula também reconheceu que houve erros no mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, o primeiro deles foi o "exagero" nas políticas de desoneração de grandes empresas e, o segundo, foi o anúncio do ajuste fiscal. Mas negou que tenha se arrependido de não ter concorrido nas eleições presidenciais de 2014. Ele ainda comparou o ano de 2015 com o de 1999, quando quem governava era o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que tinha baixa popularidade e também enfrentava problemas econômicos. "Mas, nessa ocasião, o presidente da Câmara era Michel Temer e ele o ajudou a governar. Nós tínhamos Eduardo Cunha, que rejeitou cada reforma que Dilma propunha. Foi quem levou o impeachment ilegítimo à frente", analisou. Condenado em primeira instância no caso do tríplex do Guarujá, Lula voltou a criticar a Polícia Federal e o Ministério Público, dizendo que não encontraram prova contra ele e que a sentença do juiz Sergio Moro é "política". "Se acreditavam que uma condenação iria fazer eu desistir de ser candidato, conseguiram o efeito contrário". Perguntado se o PT tem outras opções caso ele não possa concorrer por causa de uma eventual condenação em segunda instância, ele respondeu que espera poder concorrer, mas disse que ninguém é imprescindível. "Há milhares de Lulas", pontu

Após cinco dias, incêndio na Chapada dos Veadeiros segue sem controle

Após cinco dias, incêndio na Chapada dos Veadeiros segue sem controle
Foto: FernandoTatagiba / ICMBio
O quadro do incêndio que atingiu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na última terça-feira (17), continua "crítico e fora de controle". A informação foi repassada pelo chefe da unidade, Fernando Tatagiba. Assim, o parque em Goiás segue fechado para visitação. De acordo com a Agência Brasil, Tatagiba afirmou que brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) trabalham para impedir que o fogo atinja estruturas administrativas e alojamentos do parque. No entanto, o incêndio já chegou a propriedades privadas. Um boletim do ICMBio divulgado neste domingo (22) aponta que as principais frentes de combate ao incêndio se localizam perto do Córrego dos Ingleses. O fogo atravessou a rodovia GO-239, que liga Alto Paraíso a São Jorge, colocando a vida dos motoristas que trafegam na área em situação de risco. Com a extensão das chamas, até então, 35 mil hectares foram atingidos.

Campeonato Brasileiro Série A: Santos x Atlético-GO

Campeonato Brasileiro Série A: Atlético-PR x Sport

Campeonato Brasileiro Série A: Bahia x Vitória

Campeonato Brasileiro Série A: Grêmio x Palmeiras

Campeonato Brasileiro Série A: São Paulo x Flamengo

19h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Ponte Preta x Avaí

19h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Chapecoense x Fluminense

Arsenal empurra o Everton para a zona de rebaixamento no Inglês

© GETTY / GARETH COPLEY
O Arsenal aumentou o sofrimento do Everton neste início de temporada. De virada, os Gunners venceram por 5 a 2 no Goodison Park.
O time londrino foi aos 16 pontos e subiu para a quinta posição, atrás do Chelsea, quarto colocado, apenas no saldo de gols. Já o Everton, com oito pontos, é o 18º colocado, na zona de rebaixamento.

Rooney marca, mas Pickford não aguenta bombardeio dos Gunners

O Everton não teve tempo para respirar. O Arsenal foi para cima desde o primeiro minuto e, não fosse pela boa atuação do goleiro Pickford, poderia ter definido logo a partida. A história, no entanto, acabou por ser diferente.
Com 13 minutos, em lance isolado, Rooney aproveitou erro de Xhaka na saída de bola e arriscou de fora da área, com curva, sem chance para Petr Cech.
O gol de Rooney foi basicamente o único bom lance dos Tooffes na primeira etapa, com domínio completo do time de Arsène Wenger. Pickford fez oito defesas antes do intervalo e não foi o suficiente para manter a vantagem.
Com 41 minutos, depois de muita pressão, Xhaka pegou sobra de bola na entrada da área e arriscou o chute. Pickford fez a defesa parcial, apesar de ter sido atrapalhado por desvio no meio do caminho. Desta vez, Nacho Monreal foi mais rápido no rebote e completou para a rede.

Virada empurra Everton para o rebaixamento

O bom jogo do Arsenal foi recompensado no início do segundo tempo. Com nove minutos, em jogada rápida de ataque, Alexis Sánchez cruzou na medida para Özil disparar no centro da área e cabecear para a virada.
Para piorar a situação do Everton, Gueye, que já tinha amarelo, deu carrinho inexplicável na perna de Xhakha e levou o segundo cartão. Com 10, a reação ficou impossível para os donos da casa.
Com 30 minutos, em nova troca rápida de passes, Sánchez abriu na direita para Özil, que rolou para Lacazette fazer o terceiro do Arsenal.
Com o Everton perdido em campo, o time londrino ampliou a vantagem aos 45. Wilshere recebeu na intermediária e tocou na frente para Ramsey, entre dois defensores, entrar na área e bater cruzado para o gol.
Nos acréscimos, em lambança entre Monreal e Cech, Niasse roubou a bola e descontou para o Everton. Sánchez fechou a goleada com um golaço, fazendo fila antes de bater cruzado no canto.

Trump vai abrir arquivos secretos sobre assassinato de Kennedy

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta manhã de sábado que vai permitir a divulgação de documentos inéditos relacionados ao assassinato do presidente John F. Kennedy, ocorrido em 1963, em Dallas. Pela versão oficial, Kennedy foi morto a tiros por Lee Harvey Oswald, que teria agido sozinho.
Por determinação de uma lei de 1992, o arquivo nacional americano tem até a próxima quinta-feira, dia 26, para revelar o conteúdo de mais de 3 000 arquivos que nunca foram expostos ao público e outros 30 000 que já haviam sido liberados, mas de forma editada.
PUBLICIDADE
query_builder
  • 27 jun 2017 - 19h06
Trump tem o poder de impedir a abertura dos documentos, sob a alegação de que o material poderia prejudicar as operações de inteligência e militares ou as de relações exteriores. Mas, neste sábado, ele publicou um tuíte em que diz que vai autorizar que os “arquivos JFK” sejam abertos para o conhecimento público. Parte da imprensa dizia que Trump vinha sendo pressionado por agências federais para manter o sigilo sobre parte dos documentos.
Kennedy, um dos mais populares presidentes americanos até hoje, foi morto aos 46 anos, durante um desfile a carro aberto em Dallas. Uma investigação encerrada em 1964 – pela Comissão Warren – chegou à conclusão de que Oswald concebeu e praticou o assassinato sem a ajuda de terceiros. Mas até hoje existem teorias conspiratórias segundo as quais ele teria recebido ordens ou apoio de soviéticos, cubanos ou de até do serviço secreto americano. Pesquisas mostram que a maioria da população americana não acredita na versão oficial até hoj

Iguaí: Adolescente que não sabia nadar se afoga em balneário

Na tarde da última sexta-feira (20), um adolescente morreu afogado no Balneário Beach Park em Iguaí. Segundo informações, o adolescente, de prenome Samuel, saiu de casa para fazer um trabalho com um colega. Ambos resolveram ir ao rio, mas ele não sabia nadar e acabou se afogando. Ele chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas já chegou sem sinais vitais. As informações são do Iguaimix.com.

Enem: temas de atualidade são tão importantes quanto conteúdo aprendido em aula


© Imagem de Arquivo/Agência Brasil Ensino médio Imagem de Arquivo/Agência Brasil
Fórmulas, teorias e regras gramaticais não devem ser o único foco de quem está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova costuma abordar também assuntos do cotidiano, tanto em perguntas específicas como em textos que subsidiam as questões. Por isso, a sugestão dos professores é que os alunos acompanhem de perto os principais acontecimentos no Brasil e no mundo.
“Para a prova do Enem, saber do mundo é tão importante quanto o que vemos em sala de aula. Os acontecimentos na nossa história atual tem a capacidade de nos questionar constantemente sobre o que significa ser humano e viver em sociedade”, diz a professora de história Alba Cristina, da plataforma de ensino Me Salva!
O coordenador de história do Grupo Etapa, Thomas Wisiak, lembra que em qualquer disciplina os assuntos de atualidades podem aparecer ou servir de motivos para algum exercício. “Os alunos devem estar a par dos grandes acontecimentos acompanhando um ou mais meios de comunicação confiáveis”, orienta o professor. Ele também recomenda que os alunos fiquem atentos aos grandes temas da atualidade no Brasil, que costumam ser mais abordados no Enem.
O professor de Geografia e Atualidades do curso Anglo, Axé Silva, aconselha os alunos a fazerem uma auto-avaliação crítica sobre seus conhecimentos em atualidades e aperfeiçoar o que não estiver com segurança. “Diante desses temas, eles devem pensar um pouco na essência de cada um deles, e se ele se sente seguro sobre cada assunto. O que atrapalha muito os candidatos é ele não confiar nele mesmo, é ter algumas inseguranças sobre alguns assuntos”. Ele também alerta para o cuidado com as notícias falsas e orienta os alunos a procurar sempre as fontes primárias de informações, como órgãos oficiais.
Apostas
Entre os temas que podem ser abordados no Enem deste ano, a professora Alba aposta nas relações étnico-raciais, nas migrações, nas questões de gênero e na tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos. Ela também lembra que este ano se comemora o centenário da Revolução Russa e do início da Primeira Guerra Mundial. “Pode ser este o estímulo para que apareçam no Enem relacionados a geopolítica, a concepção de Estado e relações socioeconômicas”, diz.
A Revolução Russa também é uma das apostas do professor Axé Silva. No cenário internacional ele ainda cita a questão do multilateralismo e unilateralismo. “Por um lado, vemos a China formando um grande complexo socioeconômico, estratégico e logístico, que mostra esse multilateralismo, e por outro lado vemos ideias e ações de desintegração, como as ideias de Donald Trump e outros países que olham cada vez mais para si. Estamos vivendo essa nova ordem internacional”, explica.
No Brasil, questões ligadas à urbanização, saneamento básico, crise hídrica e violência urbana também podem ser abordadas. Axé lembra que os assuntos relacionados ao meio ambiente sempre têm destaque no Enem e podem ser abordados em várias disciplinas, como geografia, biologia e química. Um dos temas pode ser a busca de alternativas para a geração de energia limpa.
A discussão sobre a demarcação de terras indígenas e o acesso às terras de descendentes de quilombolas também pode ser abordada, segundo o professor Wiziak. “Isso gera muita discussão e também remete a um histórico de disputa no Brasil em torno da terra”, diz, lembrando que na prova do Enem existe a preocupação de verificar se o aluno conhece o processo de formação da identidade brasileira.
Outro tema que pode aparecer é a segurança pública, ou mais especificamente a crise no sistema carcerário brasileiro, assim como questões ligadas ao trabalho, que costumam aparecer bastante no Enem. “Isso pode remeter à discussão da reforma trabalhista ou a outros momentos da história em que houve mudanças na relação de trabalho, como a criação da CLT, no governo Getúlio Vargas, e mudanças na sociedade brasileira em função das questões de trabalho, como a escravidão”, diz Wisiak.
Segundo ele, questões de política da atualidade podem ser abordados como motivo para se referir a outros momentos da história. O impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff pode ser relacionado, por exemplo, ao impeachment de Fernando Collor, em 1992, ou à crise política em 1955, durante o governo de Juscelino Kubitschek.

Como eleição legislativa deste domingo pode definir futuro do governo Macri na Argentina

Mauricio Macri: Eleição legislativa ocorre na metade do mandato de Macri e serve, portanto, como espécie de plebiscito do governo central© Reuters Eleição legislativa ocorre na metade do mandato de Macri e serve, portanto, como espécie de plebiscito do governo central
Neste domingo, cerca de 33 milhões de argentinos estão aptos para ir às urnas para renovar parte do Congresso Nacional em uma eleição considerada fundamental para o governo do presidente Mauricio Macri.
Por ser realizada na metade do mandato presidencial, a eleição legislativa costuma ser definida pelos analistas como uma espécie de plebiscito ao governo central. E esta eleição pode determinar o futuro do macrismo, a partir do nível de respaldo dos argentinos, em um contexto em que podem estar sendo testados, sobretudo: 1) o desempenho da economia na era Macri; 2) o artesão Santiago Maldonado, desaparecido desde o início de agosto e gerando uma comoção nacional.
A perícia confirmou que o corpo encontrando em um rio na terça é do rapaz. Maldonado, 28, havida sido visto pela última vez, em Chubut, na Patagônia.
Maldonado teria sido visto sendo detido por tropas federais que dispersavam um protesto pelos direitos da tribo indígena mapuche, mas há relatos contraditórios sobre o ocorrido. Macri foi acusado de reagir "mal e tarde" à crise gerada pelo caso, que reacendeu entre setores da sociedade argentina as memórias da época da ditadura, quando presos políticos desapareciam nas mãos do Estado.
A polícia diz que ele se afogou e que não havia sinais de violência.
Inicialmente, analistas acreditavam que o caso poderia não influenciar no resultado eleitoral, com as pesquisas apontando vitória dos candidatos do governo em grande parte do país em meio à melhoria de indicadores econômicos.
No entanto, diretores de pesquisas de opinião apontaram para o estancamento nas intenções de votos aos governistas, segundo publicou, nesta sexta-feira, o jornal La Nación, de Buenos Aires.
"É difícil prever o que vai acontecer domingo e qual o impacto do caso Maldonado, mas a tendência é que os que já votavam em Macri mantenham a fidelidade e o mesmo ocorra em relação aos eleitores da oposição. No entanto, há cerca de 15% de indecisos aos quais é preciso prestar atenção", disse o analista Enrique Zuleta Puceiro à imprensa argentina.
Mulher com cartaz que questiona 'Onde está Santiago Maldonado'; desaparecimento de jovem gerou crise no governo Macri© Reuters Mulher com cartaz que questiona 'Onde está Santiago Maldonado'; desaparecimento de jovem gerou crise no governo Macri

De olho na reeleição

Analistas ouvidos pela BBC Brasil disseram que se o governo registrar uma boa votação - em torno de 40% do eleitorado nacional -, a eleição poderia levar o presidente, que assumiu em dezembro de 2015, a reforçar suas políticas e caminhar para a busca da reeleição.
Caso esse índice seja mais magro que o previsto pelas pesquisas, o governo poderia ter que rever iniciativas para manter o apoio popular e no Congresso Nacional, onde, apesar de não ter maioria, tem conseguido a aprovação de seus projetos de lei. Esse cenário, porém, ainda era considerado pouco provável na sexta-feira, nos bastidores do poder.
"A expectativa é de que a coalizão de Macri, Cambiemos (Mudemos), vença neste domingo e amplie sua força no Congresso Nacional, mas mesmo assim não terá quórum próprio e deverá buscar aliados em outras forças partidárias", afirmou o analista político e autor de pesquisas de opinião Ricardo Rouvier.
Segundo ele, o candidato de Macri ao Senado, Esteban Bullrich, deverá superar a candidata e ex-presidente Cristina Kirchner, que perdia nos levantamentos de intenção de votos. Bullrich e Cristina devem ser eleitos senadores e disputam quem liderará a votação. Os dois são cabeças de chapa das forças políticas que representam, na província de Buenos Aires, a maior do país, e o nível de votos que recebam indicará quem poderá levar mais políticos com eles para a Casa.
Mas Cristina também tem pretensões de disputar a eleição presidencial de 2019. Sua força- popular e dentro do peronismo - também dependerá dos votos que terá nas urnas neste domingo.
Eleitores em campanha: Para muitos, percepção de perda de poder aquisitivo é mais significativa do que combate à corrupção© AFP Eleitores em campanha: Para muitos, percepção de perda de poder aquisitivo é mais significativa do que combate à corrupção

'Fantasmas'

Para Bernardo Kosacoff, professor de economia da Universidade de Buenos Aires, o resultado das primárias realizadas em agosto, quando o macrismo teve mais votos que o esperado, deram maior confiança ao governo porque foram afastados "fantasmas" da "falta de governabilidade" por ser uma gestão nova - como ocorreu em governos anteriores, como os de Rául Alfonsín e Fernando de la Rúa, que não eram da tradicional força política peronismo e não conseguiram concluir seus mandatos.
O analista político Jorge Giacobbe e um ex-ministro kirchnerista que pediu o anonimato observaram que o retrato eleitoral da Argentina é praticamente o mesmo que quando Macri foi eleito, com o país dividido entre os que o apoiam e os que o rejeitam e preferem as políticas de sua antecessora, Cristina Kirchner.
No entanto, observam, Cristina teria um "teto eleitoral" em torno dos 35% e Macri poderia crescer no apoio popular e no respaldo político, "se conseguir corrigir os erros cometidos" no caso Maldonado, opinou o sociólogo e historiador Marcos Navaro.
"Esta eleição é fundamental para o governo porque pode representar um grande apoio à difícil gestão de Macri, em sua primeira metade, e poderia ser ainda um voto de confiança ao governo entre 2017 e 2019", opinou o analista Vicente Palermo, cientista político e presidente do Clube Político Argentino. Para ele, uma votação expressiva daria ao macrismo "margem de ação" e a chance de "sepultar" o kirchnerismo (2003-2015).
Macri e Cristina em campanha política: Macri e Cristina Kirchner (ela é candidata ao Senado) polarizam opiniões na Argentina© Getty Images Macri e Cristina Kirchner (ela é candidata ao Senado) polarizam opiniões na Argentina
Na noite de quinta-feira, no popular programa de televisão Intratables ('Intratáveis'), da TV América, o analista Giacobbe afirmou que se o macrismo vencer "eliminará um competidor titânico na política argentina, a ex-presidente Cristina Kirchner". Segundo ele, se isso acontecer, o risco é que Macri e seus aliados sofram dos males da "soberba", ante a ausência de um opositor de peso no jogo político nacional.

É a economia, estúpido

Além do xadrez político, que envolve ainda o peronismo, que costuma ser relevante nos rumos da Argentina, outro fator apontado como "fundamental" pode definir o peso do macrismo - a economia.
O país encarou uma forte recessão no ano passado, marcado por medidas como aumento das tarifas dos serviços públicos e elevação nos índices de pobreza.
Governistas argumentam que na gestão de Cristina não existiam estatísticas confiáveis, o que dificulta comparações. Nos últimos meses, o índice de pobreza registrou queda e a atividade econômica subiu, segundo dados oficiais. Isso levou o ministro da Fazenda, Nicolas Dujovne, a afirmar que "a recessão já foi superada" e que "a recuperação foi iniciada e a economia argentina já está crescendo".
No entanto, o presidente do Banco Central, Federico Sturzenegger, reconheceu, pouco antes da eleição deste domingo, que a meta anual de inflação, de 17%, não será alcançada. O "ritmo" inflacionário, admitiu, superou as expectativas.
Analistas econômicos estimam que o índice deverá ficar em torno dos 20% neste ano - nos anos imediatamente anteriores esteve em torno dos 40%. "A economia vinha em queda desde 2011 e nos últimos três trimestres entrou no caminho da recuperação e do crescimento e as perspectivas são positivas para daqui para frente", afirmou Kosacoff.
De volta ao front político, Cristina sofreu reveses: na quinta-feira, um dos principais assessores do Kirchnerismo foi preso, o ex-braço forte do ex-ministro do Planejamento, Roberto Baratta, e na semana que vem o próprio De Vido pode perder foro privilegiado para responder por acusações de corrupção.
Em seus últimos discursos, antes de a campanha eleitoral ser prematuramente encerrada por conta da crise Maldonado, Macri fez discursos anticorrupção, em ataque ao kirchnerismo.
Segundo a analista Mariel Fornoni, da consultoria Managment & Fit, Macri tenta "associar as acusações de corrupção aos governos de Nestor (Kirchner) e de Cristina, mas eleitores de baixa renda que não são fiéis ao macrismo não se comovem tanto com o tema por estar mais preocupados em como pagar suas contas".