Mefibosete, filho de Jônatas, neto do Rei Saul, nasceu para ser um rei. Aos cinco anos de idade, sofreu uma queda, tornando aleijado de ambos os pés (v. 3). Naquela época, quando um homem era portador de alguma deficiência, não vivia junto à sociedade, tinha um destino certo: a terra de Lo-Debar, uma cidade em Manassés, ao leste do Jordão, um lugar do esquecimento, onde moravam pessoas vítimas de tragédias.
Para esse menino locomover-se, era necessário que alguém o guiasse a todos os lugares. Além da deficiência física, enfrentava preconceito e rejeição. Mas ele tinha o Senhor e nunca perdeu a esperança.
Quantas vezes nos sentimos como Mefibosete! Abandonados e esquecidos, olhamos ao nosso redor, e tudo parece contrário. Quem nos socorrerá? A Bíblia conta que o rei Davi lembrou-se da aliança que havia feito com Jonatas e mandou resgatar Mefibosete, então, a história deste homem começou a mudar.
“Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul; e você comerá sempre à minha mesa” (2 Samuel 9.7). Mefibosete foi lembrado e socorrido!
Certa vez, uma amiga pastora compartilhou sobre os anos de lutas que passou em seu lar e disse que, quando recebeu a vitória, sentiu saudades do tempo difícil, pois em “Lo Debar” teve experiências inesquecíveis com provisão de Deus.
“Creio que pessoas acomodadas ao conforto não obtêm muitas conquistas. São as pessoas em desconfortos que produzem mudanças milagrosas em nosso tempo”. (Mike Murdock)
Hoje estamos falando de Mefibosete, pois o lugar do esquecimento se tornou o lugar de experiências e de exemplos eternos para nossas vidas.
Você não foi esquecido, Lo-Debar não é eterno! Deus mandará um “Davi“ para resgatar você. Ele usa Seus filhos para nos abençoar.
Deus abençoe você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário