segunda-feira, 4 de junho de 2018

Quimioterapia pode ser dispensada em alguns casos de câncer de mama, diz estudo

Quimioterapia pode ser dispensada em alguns casos de câncer de mama, diz estudo
Foto: Reprodução / Pinterest
Cerca de 70% mulheres em estágio inicial de câncer de mama podem ser tratadas com remédios hormonais, ao invés de quimiotereapia, segundo uma pesquisa publicada pela Sociedade Americana de oncologia Clínica, em Chicago. A conclusão é de que o tratamento hormonal é tão eficiente quanto a quimioterapia para grande parte dos casos de tumores mamários que ainda não se espalharam pelo corpo.

"Podemos poupar milhares e milhares de mulheres de receber um tratamento tóxico que na verdade não as beneficiaria", disse Ingrid Mayer, médica do Centro Médico da Universidade Vanderbilt e autora do estudo ao The New York Times

De acordo com os pesquisadores, no lugar da quimioterapia, seria usado um remédio que bloqueia o hormônio estrogênio, chamado tamoxifeno.  Esse tipo de tratamento também é conhecido como terapia endócrina. Para eles, essa alternativa reduz o risco de recidiva, surgimento de novos tumores de mama e morte causada pela doença. No entanto, a terapia pode causar efeitos colaterais, como calor, sintomas associados à menopausa, ganho de peso, dores musculares e nas articulações, mas ainda é considerado menos invasivo que a quimioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário