quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Termina nesta quinta renovação de matrícula de estudantes a rede estadual

Termina nesta quinta renovação de matrícula de estudantes a rede estadual
Foto: Claudionor Junior / GovBA
Os estudantes da rede estadual têm até esta quinta-feira (30) para renovar a matrícula nas escolas onde estudam para garantir a vaga no ano letivo de 2018. O processo pode ser realizado pela internet, no site do Portal da Educação (veja aqui) ou diretamente na unidade de enisno onde o aluno está concluindo o ano letivo de 2017. Para tanto, o estudante deverá recolher a carta de renovação na secretaria da escola onde estuda, sinalizar a intenção ou não de permanecer na unidade escolar onde está matriculado e devolver o documento na escola. No caso de alunos menores de 16 anos, é necessário que os pais ou responsáveis sinalizem a permanência ou não do aluno na escola. Outra opção é o próprio estudante ou seu responsável utilizar o código disponível na carta de renovação para acessar o sistema e renovar a matrícula pela internet. A matrícula para os alunos novos ou para aqueles que irão mudar de escola irá acontecer em janeiro de 2018.

Camaçari: Servidores a mais de 10 anos têm direito a remuneração extra, decide TJ-BA

Camaçari: Servidores a mais de 10 anos têm direito a remuneração extra, decide TJ-BA
Foto: Divulgação / Prefeitura de Camaçari
A Justiça determinou nesta quarta-feira (29) a suspensão imediata dos efeitos do ofício 02230.17.2017, que diminuía ou acabava com a remuneração referente à estabilidade econômica dos servidores públicos do município de Camaçari. Em ação liminar, o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Camaçari relatou que a gestão havia emitido o referido ofício determinando a redução e em alguns casos a supressão do valor da estabilidade econômica, vantagem que incorpora a remuneração do servidor que tenha exercido por dez anos contínuos um cargo de provimento temporário. Para o sindicato, a decisão foi unilateral e ocorreu sem "comunicação prévia aos servidores atingidos pelo ato administrativo, com repercussão sobre todos os servidores detentores de estabilidade econômica, tratando-se de pagamentos realizados ao longo de vários anos, portanto de natureza alimentar". Em primeira instância, o juiz Augusto Borges de Andrade apontou que não houve justificativa ou motivação para a gestão mudar os critérios dos cálculos para a remuneração da estabilidade. "A remuneração dos servidores públicos somente poderá ser alterada por lei especifica, o que não ocorreu, portanto restou demostrado a redução nos vencimentos dos servidores públicos municipais em desconformidade com os princípios e preceitos constitucionais que regem a matéria, tratando-se de garantia constitucional dos servidores públicos", informou. Por conta disso, a liminar foi concedida e a gestão municipal terá que suspender o ofício e pagar os vencimentos dos servidores que possuem estabilidade a partir de dezembro de 2017 com os mesmos critérios de agosto. Caso não seja acatada, será imputada uma multa de R$ 10 mil até o limite de R$500 mil que deverá ser revertida em favor dos servidores atingidos pela medida.

Sem Messi e Suárez, Aleix Vidal comanda goleada e Barça avança na Copa do Re

© GETTY / DAVID RAMOS
Sem Lionel Messi e Luís Suárez, Aleix Vidal foi o grande destaque e o Barcelona voltou a vencer o Murcia, dessa vez no Camp Nou, goleando por 5 a 0, para avançar sem sustos para a próxima fase da Copa do Rei.
Após terem feito 3 a 0 na ida, os catalães não passaram por apuros na volta. O rival foi completamente dominado e, no primeiro tempo, nem ameaçou Cillessen.
O Barça não apertou tanto em um primeiro momento. Mesmo sem Messi, Iniesta, Suárez e outros titulares, conseguiu marcar já aos 15 minutos. Aleix Vidal recebeu de Deulofeu e só rolou para Paco Alcácer marcar.
Na volta do intervalo, os Blaugrana apertaram mais e, após algumas chances não concretizadas, conseguiram chegar ao segundo gol, com Piqué, após outra assistência de Aleix Vidal.
Pouco depois, Vidal, enfim, teve chance de brilhar como artilheiro. Após cruzamento de Semedo, o ponta acabou por marcar um bonito gol de peixinho.
Sergi Roberto quis dividir os holofotes com Aleix e deu um lindo passe para Dénis Suárez fazer o quarto. Dénis Suárez, por sua vez, se destacou também com assistência para o quinto gol, de Arnáiz. O passeio acabou em 5 a 0. 

Arsenal goleia Huddersfield, mas Chelsea bate Swansea para seguir em terceiro

© GETTY / CLIVE ROSE
O Arsenal até fez o seu papel e goleou o Huddersfield, por 5 a 0, no Emirates, mas o Chelsea bateu o Swansea, em Stamford Bridge, para seguir em terceiro na Premier League, com um ponto de vantagem para os Gunners, que vêm em quarto.
Em Stamford Bridge, quem tentava ajudar o Arsenal era Fabianski, um antigo conhecido da torcida gunner. O goleiro foi o responsável por segurar o Chelsea nos 45 minutos iniciais de jogo.
Os Blues até conseguiram boas chances no primeiro tempo e o gol parecia questão de tempo, mas Fabianski rechaçou tal possibilidade. Mas na segunda etapa, não houve jeito de conter a pressão.
Ainda antes de dez minutos da segunda etapa,  Kanté tentou arremate, mas a bola desviou e quem aproveitou para abrir o placar acabou sendo Rüdiger. 
O Chelsea ainda ameaçou fazer o segundo até, enfim,  o Swansea conseguir sair para o jogo. Ayew foi o primeiro a dar trabalho para Courtois, e o goleiro foi bem ao defender.
O time da casa diminuiu o ritmo na reta final do encontro, mas acabou conseguindo manter o resultado diante de um rival que assustou pouco.
Arsenal faz sua parte
Torcendo por um tropeço do Chelsea, que no final das contas não veio, o Arsenal fez sua parte e goleou o Huddersfield Town, fazendo 4 a 0 no Emirates.
A vitória começou a ser construída logo cedo, com gol de Lacazette. Os outros gols ficaram para o segundo tempo, quando Mesut Özil brilhou com um gol e assistências para Aléxis Sánchez e Giroud. O francês ainda arrumou tempo para fazer o quinto, mas a goleada não adiantou para a equipe subir na tabela. 

Salah marca mais dois e Liverpool vence o Stoke

© GETTY / GARETH COPLEY
O Liverpool deu sequência a boa fase na Premier League. Os Reds venceram, nesta quarta-feira, o Stoke City, fora de casa, por 3 a 0.
É a quarta vitória em uma sequência de invencibilidade de cinco rodadas, com o único empate contra o Chelsea no jogo anterior. Como resultado, o time de Jürgen Klopp ultrapassou o Tottenham na quinta posição, com 26 contra 24 pontos, e entrou de vez na briga pelas vagas na Liga dos Campeões.
O primeiro gol da partida surgiu ainda no início. Com 16 minutos, Solanke recebeu na área, de costas para o gol, e deu boa assistência para Mané, de cavadinha, bater o goleiro Grant.
Ainda no primeiro tempo, o Liverpool perdeu duas chances claras de ampliar, com Solanke, que parou em Grant, e com Mané, que finalizou na trave.
O jogo seguiu indefinido até que o artilheiro Salah saiu do banco para somar mais um gol para a sua conta. O atacante recebeu cruzamento de Mané e pegou de primeira para o 2 a 0.
Salah ainda teve tempo para mais um. O veloz ponta, em sua fase mais goleadora, aproveitou falha da defesa para sair livre na área para definir a vitória do Liverpool.

Cavani perde pênalti, mas Neymar marca e dá assistência para uruguaio confirmar vitória

© C.GAVELLE
O Paris Saint-Germain sofreu e chegou até a perder um pênalti com Edinson Cavani, mas Neymar, com arremate de canhota da entrada da área e uma assistência para o uruguaio, garantiu a vitória sobre o Troyes, no Parque dos Príncipes, por 2 a 0.
A vantagem dos parisienses na liderança da Ligue 1 para o Olympique Marseille, que agora ocupa a segunda colocação, é de dez pontos.
PSG encontra dificuldade
Unai Emery aproveitou a partida para dar  a chance de  atuar mais minutos a alguns jogadores que não vem tendo tanto espaço. A começar por Trapp, passando por Lo Celso até chegar em Dí Maria. 
Modificado, o Paris Saint-Germain teve certa dificuldade em vencer a defesa rival. O time da capital criava menos do que o costume, sem incomodar o goleiro adversário.
Quem teve de trabalhar foi Trapp, aos 29. Após bela jogada individual do jovem Samuel Grandsir, o alemão fez uma grande defesa para evitar um resultado impensado. 
O Troyes estava bem no jogo, até que um ato infantil de Azamoum, em puxão desnecessário, deu um pênalti para Cavani. O uruguaio bateu no canto, mas Samassa, depois de se adiantar bastante, pegou.
Neymar resolve
A busca parisiense seguiu no segundo tempo, mas o Troyes seguiu fazendo uma partida muito digna, não só se defendendo, mas às vezes tentando algo também com Grandsir.
Emery, vendo a coisa se complicar, mandou alguns titulares para o campo, entre eles Mbappé. Mas quem acabou fazendo a diferença mesmo foi Neymar, que era quem mais tentava.
O brasileiro demorou, mas conseguiu resolver as coisas quando arriscou forte chute de canhota da entrada da área. O goleiro até foi na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
Em um dos últimos ataques, Neymar deu a chance de Cavani se redimir do pênalti perdido. O brasileiro fez jogada pela esquerda e mandou para o uruguaio confirmar a vitória por 2 a 0. 

Com golaço aos 50 do segundo tempo, Sterling garante 12ª vitória consecutiva do City

© GETTY / CLIVE BRUNSKILL
O Southampton fez jogo duro, mas não impediu a 12ª vitória consecutiva do Manchester City na Premier League. Com golaço de Sterling no último lance, os Citizens venceram por 2 a 1 no Etihad.
Invicto, o City segue com folga no topo da tabela do Inglês. São 40 pontos contra 32 do Manchester United, segundo colocado. O Southampton tem 16 e é o 11º colocado.

Sem gols, mas não faltaram chances

O primeiro tempo não teve gols no Etihad, mas foi bastante movimentado e com boas chances para os dois lados. O Manchester City, como esperado, comandou as ações e criou mais, mas em nenhum momento o Southampton abidicou de ir ao ataque quando teve espaço para isso.
Os Saints tiveram, inclusive, duas oportunidades claras de gol. Hoedt acertou cabeçada no travessão após jogada de escanteio, e, em outra bola alçada na área, a bola sobrou limpa para Yoshida, na pequena área, mandar por cima do gol.
Apesar de tudo, o destaque no primeiro tempo ficou para Forster, com boas defesas, suportando o bombardeio dos Citizens até o intervalo.

Sterling garante sequência de vitórias no último segundo

De Bruyne descomplicou a partida logo no segundo minuto após o intervalo. Em cobrança de falta da ponta esquerda, o belga cobrou com muito veneno, fechado, e Van Dijk acabou por marcar contra ao tentar cortar na pequena área.
No minuto seguinte, Gabriel Jesus quase ampliou com chute rasteiro, que raspou a trave. Um início muito forte dos Citizens na segunda etapa.
Forster seguiu sendo o nome do jogo, com defesa atrás de defesa. O goleiro fez defesa incrível em chute a queima-roupa de Jesus e, na sequência, ainda pegou arremate no ângulo de De Bruyne.
O esforço do goleiro foi recompensado. Em raro ataque do Southampton no segundo tempo, Boufal dominou tirando da marcação na área, avançando até a linha de fundo e rolando para Romeu pegar de primeira, com força, estufando a rede para o empate.
O City passou a atacar de forma afobada em busca do gol da vitória e encontrou muita dificuldade até para finalizar, graças ao bom trabalho defensivo dos visitantes. Só que, no último instante, em grande jogada de Sterling, o atacante tabelou com De Bruyne e mandou no ângulo. Desta vez Forster não teve como pegar.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Dallagnol promete que 2018 será o ano da 'batalha final' da Operação Lava Jato

Dallagnol promete que 2018 será o ano da 'batalha final' da Operação Lava Jato
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná afirmou nesta segunda-feira (27) que 2018 será o ano da "batalha final" da Operação Lava Jato. A declaração foi feita durante encontro entre procuradores do Ministério Público Federal (MPF) ligados à Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba. No evento, eles traçaram as estratégias de trabalho para o próximo ano. "Quando falamos que 2018 é o ano-chave da Lava Jato, é por dois motivos: [o primeiro é] avançar as investigações sem retrocesso, porque, se houver pessoas acuadas pelo combate à corrupção, a tendência é agirem como agiram na Alerj para se proteger", disse Dallagnol. Durante entrevista coletiva, ele anunciou que a Lava Jato já recuperou R$ 700 milhões aos cofres públicos, e rastreia mais de 25 milhões de transações financeiras, que envolvem mais de R$ 2 trilhões em negócios. Um comunicado em nome do Ministério Público Federal (MPF) avalia também que a Lava Jato "uniu grande parte da classe política contra as investigações e investigadores".

Bolsonaro: ‘Policial que não mata não é policial’

Amarelas Ao Vivo: São Paulo, SP, 27 – 11 – 2017. Fórum Amarelas VEJA ao vivo. Na foto Jair Bolsonaro, deputado entrevistado por Augusto Nunes, colunista de VEJA. Foto Antonio Milena© VEJA.com São Paulo, SP, 27 – 11 – 2017. Fórum Amarelas VEJA ao vivo. Na foto Jair Bolsonaro, deputado entrevistado por Augusto Nunes, colunista de VEJA. Foto Antonio Milena
O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) usou da sua tradicional retórica para defender a violência policial e o armamento da população, em evento Amarelas ao Vivo, promovido pela VEJA nesta segunda-feira.
Perguntado sobre a participação de policiais militares na morte de centenas de pessoas no Rio, o pré-candidato à presidência da República afirmou que “policial que não mata não é policial”.
Ele também se disse a favor do direito de proprietários de terra portarem fuzis para enfrentarem movimentos sem terra. Brincou até que seria uma boa ideia instituir o “bolsa fuzil”. “A propriedade privada é sagrada ou não? Então, dentro da nossa casa, para o fazendeiro, fuzil, é sagrado ou não é?”, questionou o parlamentar.
Bolsonaro também foi questionado sobre o foro privilegiado, do qual ele é beneficiário como deputado federal e que foi contestado pelo juiz Sergio Moro e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso algumas horas antes, entrevistados no mesmo evento. O parlamentar disse ser a favor da manutenção da prerrogativa e classificou como um “engodo” o projeto aprovado no Senado, em março, que põem fim ao foro. Segundo ele, mesmo se não tiverem o direito de serem julgados apenas pelo Supremo, os parlamentares continuariam postergando o desfecho dos processos judiciais por meio de infindáveis recursos nas instâncias inferiores.

Anitta é a primeira artista brasileira a entrar no top 50 mundial do Spotify

Anitta é a primeira artista brasileira a entrar no top 50 mundial do Spotify
Foto: Divulgação
O caminho de Anitta rumo ao reconhecimento internacional parece estar dando certo. Neste fim de semana, a cantora figurou, pela primeira vez, no Top 50 Mundial do Spotify com a música Downtown, feita em parceria com o colombiano J. Balvin. A cantora é a primeira cantora brasileira a chegar a essa lista do Spotify, e ela compartilhou um print da lista em seu Instagram, comemorando a novidade. Nesta segunda-feira (27), a música figura na 40ª posição. Downtown faz parte do projeto Xeque-Mate e o clipe, gravado em Nova York, foi lançado no dia 20 de novembro. Veja o clipe: 

Bahia terá quatro equipamentos de ponta para realização de radioterapia em 2018

Bahia terá quatro equipamentos de ponta para realização de radioterapia em 2018
Foto: Divulgação / Rodrigo Nunes/ MS
Com investimento de R$15 milhões, a população baiana contará três novos aceleradores lineares, equipamentos de alta tecnologia desenvolvidos para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater o câncer. A ação faz parte do ao Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde e obras já estão sendo realizadas nos hospitais Geral de Vitória da Conquista, Roberto Santos e de Teixeira de Freitas. As instalações exigem espaço físico com características peculiares e distintas das construções tradicionais de estabelecimentos e unidades de saúde, uma vez que envolve, por exemplo, sistemas de climatização específicos, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes. A expectativa do Governo Federal é ampliar o atendimento a radioterapia no estado e os novos equipamentos estarão disponíveis em 2018. Atualmente, o estado possui um acelerador que atende os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 74 municípios.

Sobre eleições de 2018, Alckmin afirma que eleitores votarão em pessoas e não em partidos

Sobre eleições de 2018, Alckmin afirma que eleitores votarão em pessoas e não em partidos
Foto: Reprodução/ EBC
Questionado sobre a imagem do PSDB, Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência da República pela sigla, afirmou nesta segunda-feira (27), que nas eleições de 2018 os brasileiros não votarão em partidos políticos. "Ninguém vai votar em partido. Os partidos estão fragilizados, desgastados. [Os eleitores] vão votar nas pessoas", declarou. A afirmação foi feita durante um seminário realizado pela Revista Veja. De acordo com a Folha de S. Paulo, quando indagado sobre a possibilidade de presidir o PSDB, Alckmin disse que o assunto está sendo tratado internamente. "Decidido quem for o candidato [do PSDB], tem que fazer alianças e um movimento em torno de uma proposta, [...] um movimento para o Brasil crescer", disse.

Governo do Estado celebra R$ 81 milhões em convênios com 187 municípios baianos

Governo do Estado celebra R$ 81 milhões em convênios com 187 municípios baianos
Fotos: Reprodução/Mateus Pereira/GOVBA
O governador Rui Costa assinou nesta segunda-feira (27) convênios e ordens de serviço voltado para áreas como saúde, esportes, agricultura e recursos hídricos com 187 municípios baianos. Reunindo recursos superiores a R$81 milhões, a expectativa é que os convênios garantam melhorias no abastecimento de água, agricultura familiar, desportos, desenvolvimento rural, pavimentação de estradas e ruas, em ambulâncias e equipamentos de saúde, assim como a construção de 12 vilas olímpicas em batalhões da Polícia Militar. “Cada assinatura foi pensada em parceria com os prefeitos, visando sempre dar melhores condições aos baianos. Quando esse acordo é feito com a boa vontade das duas partes, tudo fica mais fácil e até mais barato”, disse Rui. Para o prefeito de Central, Uilson Monteiro, o convênio vai garantir um trator para o município. "Neste momento difícil, é importante essa ligação direta com o Governo do Estado, que sempre olha para o interior da Bahia", disse ele.

Na despedida de Zé Roberto, Palmeiras vence e complica Bota na luta por Libertadores

© GETTY / ALEXANDRE SCHNEIDER
Na despedida do experiente Zé Roberto, que se despede da torcida palmeirense no Allianz Parque e encerra a carreira aos 43 anos, o Palmeiras venceu o Botafogo, por 2 a 0, e complicou a vida do rival na luta por vaga na Libertadores.
Se por um lado o Alviverde já está garantido na fase de grupos da competição, o Glorioso busca entrar nas eliminatórias e, com a derrota, fica de fora do G7.
Palmeiras se aproxima mais do gol
O duelo parecia caminhar para um jogo mais de imposição física do que qualidade técnica. Faltava mais inspiração para tornar o confronto mais atrativo.
Dudu até que tentou, driblando na área e mandando para trás, mas a zaga cortou. Guilherme buscou mostrar categoria em arremate de fora, mas a bola saiu, apesar do susto.
Quem conseguiu acertar o gol foi Miguel Borja. Após passe de Zé Roberto, o colombiano bateu forte de fora da área e viu Gatito cair no canto para defender.
Outro a colocar Gatito para trabalhar foi Dudu. Em cobrança de falta, o ponta tirou da barreira, mas o goleiro conseguiu espalmar. Na cobrança de escanteio, Edu Dracena assustou em cabeçada.
O Palmeiras mostrou mais repertório e foi o time que mais se aproximou de sair na frente na primeira etapa, mas o duelo foi ao intervalo sem gols.
Enfim, os gols 
A busca palmeirense pelo gol seguiu na segunda etapa. Após cabeçada de Zé Roberto, Dudu deixou Keno na cara do gol, mas a zaga botafoguense chegou em cima da hora.
Quando foi Dudu a concluir o lance, a bola, enfim, entrou. Keno recebeu na direita e mandou para Dudu, do outro lado, mandar a bola para dentro.
Seguindo melhor em campo, o Alviverde chegou ao segundo. Keno recebeu lançamento de Felipe Melo, tirou de Gilson e João Paulo e bateu bonito de canhota para fazer um bonito gol.
Jair Ventura ainda tentou mudar sua equipe e o Botafogo até arriscou mais, mas o estrago já estava feito. Zé Roberto se despediu do torcedor que o acolheu nos últimos três anos com vitória. 

domingo, 26 de novembro de 2017

Chapecoense vence Bahia para ainda sonhar com Libertadores

Com um gol de Wellington Paulista no primeiro tempo, a Chapecoense venceu o Bahia, na Fonte Nova. Os baianos ainda perderam um pênalti com Edigar Junio.
Agora com 51 pontos, o Verdão do Oeste deixou o Tricolor pelo caminho e ainda sonha, na última rodada, com vaga na Libertadores, torcendo também para que o G7 se torne G8 ou G9.
Wellington Paulista decide
Wellington Paulista começou assustando logo aos três minutos. De bico, o centroavante obrigou o goleiro Jean a fazer sua primeira defesa no primeiro tempo.
O Bahia até tentou fazer valer o mando de campo e jogou mais adiantado, mas Jean teve de trabalhar mais que Jandrei. O jogo da Chapecoense era mais eficiente.
Confirmando tal eficiência, quem acabou por abrir o placar foi Wellington Paulista. Já perto do intervalo, o atacante aproveitou cruzamento de Canteros e abriu o placar.
Bahia perde pênalti
O Tricolor buscou dar mais trabalho para Jandrei no segundo tempo. Logo com três minutos, Mendoza tentou marcar de cabeça, mas o goleiro fez a defesa.
Aos sete, o árbitro marcou mão de Grolli na área: pênalti! Só que Edigar Junio não aproveitou a cobrança e acabou acertando o poste, para o desespero do torcedor baiano.
A chance perdida esfriou a pressão do Bahia. O time ainda teve Zé Rafael expulso, e não conseguiu a reação. A Chape administrou até comemorar os três pontos. 

PSG bate Monaco e dispara na liderança do Francês

Com gols de Neymar e Cavani, o PSG venceu neste domingo o Monaco, por 2 a 1, e disparou na liderança do Campeonato Francês.
O triunfo levou aos parisienses ao 38 pontos, nove a mais que Lyon e Monaco, os dois concorrentes mais próximos na tabela.

Domínio parisiense

No grande jogo da rodada no Campeonato Francês, o PSG foi mais ofensivo que o rival desde o primeiro minuto. Mbappé e Draxler desperdiçaram grandes chances de sair na frente logo no comecinho.
Com naturalidade, os parisienses abriram o placar aos 19 minutos, quando Draxler levou a bola até a linha de fundo e cruzou rasteiro para o goleador Cavani deixar a sua marca.
A segunda etapa começou com Neymar faminto por balançar as redes. Aos dois minutos, o brasileiro recebeu de Cavani, driblou o zagueiro e acertou na trave. Era o primeiro aviso... Pouco depois, o camisa 10 foi derrubado na área por Traoré e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Neymar não vacilou e marcou o segundo dos visitantes.
O jogo seguiu com o PSG dominando. De forma incrível, o time de Neymar, Cavani, Mabappé e companhia desperdiçou inúmeras chances claras de gol. Com um pouco mais de pontaria, o resultado poderia se transformar em goleada.
Do outro lado, o Monaco pouco produziu, mas conseguiu diminuir a desvantagem em um lance de bola parada. João Moutinho cobrou falta, a bola desviou em Mbappé da barreira e traiu o goleiro Aréola, que nada conseguiu fazer para evitar o gol. Mas ficou nisso. O PSG segurou o resultado até o apito final e levou os três pontos.

Avaí vê Atlético desperdiçar pênalti, vence e ainda sonha com Série A em 2018

© FREDERICO TADEU / AVAÍ F.C
O Avaí ainda pode sonhar com mais um ano na elite do futebol nacional. Com gol de Maicon, o clube catarinense venceu o Atlético Paranaense, que perdeu pênalti no segundo tempo, por 1 a 0, na Ressacada.
O gol do jogo saiu aos 15 minutos. Maicon iniciou a jogada pela direita e tocou para Pedro Castro na frente. O meia devolveu na área e o lateral veterano pegou de primeira, com muita categoria, no ângulo oposto.
O Furacão poderia ter empatado a partida depois de pênalti em disputa dura entre Alemão e Sidcley na área. Fabrício cobrou a penalidade por cima do gol, para a alegria dos torcedores na Ressacada.
Com o resultado, o Leão da Ilha chegou aos 42 pontos, na 17ª posição, empatado em pontos com o Sport, primeiro a aparecer fora da zona de rebaixamento. Fora de perigo, o Atlético tem 48 pontos.

Barcelona e Valencia ficam no empate

© GETTY / DAVID RAMOS
Em jogo bastante disputado e com erro grosseiro da arbitragem, Barcelona e Valencia ficaram no empate de 1 a 1 neste domingo, em jogo válido pelo Campeonato Espanhol.
O resultado mantém os catalães tranquilos na liderança, com 35 pontos, quatro a mais que o Valencia, segundo colocado.

Barça foi melhor, mas...

Mesmo fora de casa, o Barcelona foi melhor que o adversário na primeira etapa. Teve mais posse de bola e criou as melhores chances para balançar as redes.
Os catalães só não foram vencendo para o intervalo graças a um erro grosseio da arbitragem. Após roubada de bola feita por Paulinho, Messi chutou forte e o goleiro Neto falhou feio, deixou a bola entrar e já depois da linha deu um tapa para fora. Quem falhou mais feio ainda foi o árbitro, que mandou o jogo seguir.
Ainda na primeira etapa, Suárez teve boa chance ao penetrar pelo lado direito da área e chutar rasteiro para grande defesa de Neto. No rebote, Messi tentou deixar a sua marca, mas a zaga conseguiu afastar o perigo.

Gols no segundo tempo

A segunda etapa começou mais equilibrada, com ambos os times atacando em velocidade. Mas quem aproveitou melhor foi o Valencia, que aos 15 minutos fez a festa. Gaya penetrou na área pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Rodrigo empurrar para o fundo das redes e correr para o abraço.
Daí em diante, o Valencia passou a se defender bem e a postar nos contra-ataques para ampliar. O Barça foi encontrando dificuldades para criar no ataque, até que aos 37 minutos apareceu o talento de Messi, que fez um belo passe por cima da zaga para Jordi Alba chegar chutando de primeira para empatar e decretar o resultado de 1 a 1.

Ponte abre 2 a 0, mas Rodrigo é expulso e Vitória vira para rebaixar Macaca

© PONTEPRESS/FÁBIOLEONI
A Ponte Preta fez um grande início de jogo e abriu 2 a 0. Tudo parecia bem, mas Rodrigo, em um ato inexplicável, acabou expulso. O jogo mudou, o Vitória virou e acabou rebaixando a Macaca em jogo que nem terminou, por falta de segurança. 
 
Além de eliminar um rival direto, o Rubro-Negro, com 43 pontos, fica fora do Z4. Na última rodada, o Leão luta contra o rebaixamento com Sport e Coritiba. 
Rodrigo complica Ponte após início fulminante
A Ponte Preta teve um início de jogo forte, acuando o adversário e ameaçando bastante. O gol quase saiu quando Léo Gamalho tentou arremate após girar sobre a marcação, mas Fernando Miguel defendeu. 
A pressão seguiu e, pouco depois, Wallace vacilou ao tentar cortar cruzamento e a bola ficou com Lucca, que não perdoou o erro do rival e mandou para dentro. 
O Vitória seguiu sofrendo demais após o gol. Mesmo em vantagem, a Macaca queria mais e, após conseguir um pênalti, Danilo Barcelos fez o 2 a 0. 
Era, provavelmente, o melhor início da equipe do Moisés Lucarelli em tempos. Só que Rodrigo acabou complicando as coisas com uma expulsão difícil de explicar. Foi um lance mais sexual do que futebolístico.
A equipe campineira, então, passou a jogar mais recuada e até assustou em contragolpes, enquanto Tréllez, envolvido na expulsão de Rodrigo, quase fez um belo gol para os baianos. 
Virada e desespero em Campinas
O Leão voltou para o segundo tempo determinado a fazer valer seu homem a mais em campo. A Ponte até tentou se defender, mas não conseguiu evitar a reação. 
André Lima fez o primeiro gol baiano, após cobrança de escanteio e desvio de Danilinho. Logo na sequência, Tréllez chutou e contou ainda com desvio para empatar. 
Muito melhor em campo e com mais gás, o Rubro-Negro seguiu pressionando em busca da virada. Foi só questão de tempo e o gol saiu, novamente com Tréllez. 
O que se viu a seguir foi lamentável para o futebol. Vândalos invadindo o gramado, destruindo um estádio histórico e jogadores acuados, com medo, sem condição de terminar o jogo. Além de rebaixada, a Ponte muito possivelmente ficará um bom tempo sem jogar em casa. 

Atlético empata com Corinthians e fica mais distante da Libertadores

© GETTY / ALEXANDRE SCHNEIDER
O Atlético Mineiro contou com mais uma atuação inspirada de Otero, mas não foi suficiente para vencer o campeão brasileiro por antecipação. O Galo ficou no empate em 2 a 2 com o Corinthians em São Paulo.
Com 51 pontos, o Atlético caiu para a nona posição na tabela e tem a classificação para a Libertadores ameaçada. O Corinthians apenas cumpre tabela enquanto comemora o título antecipado.

Empate na bola parada

O Corinthians começou melhor na partida. Com maior controle da bola, o campeão brasileiro criou chances e quase abriu o placar em chute de fora da área de Jádson. A bola passou por Victor e parou no travessão.
O Atlético resolveu a falta de inspiração no dia na bola parada de Otero. O venezuelano, autor de um golaço do meio-campo na última semana, cobrou falta com precisão na entrada da área, acertando o ângulo, sem chance de defesa.
A resposta acabou por ser na bola parada também. Jádson não tentou o gol, e sim um cruzamento na área. Mas Rodriguinho e Jô não chegaram na bola e Victor, que ficou a espera de um desvio, acabou pulando atrasado e viu a redonda morrer na rede.

Virada e novo empate

Camacho deu lugar a Marquinhos Gabriel no início do segundo tempo. Uma mudança que acabou por resultar na virada corintiana. Com 12 minutos, o meia recebeu na direita, cortou para o centro e bateu colocado, no canto direito de Victor.
Cássio quase entregou o empate em lance bisonho pouco depois, furando a bola, que saiu para escanteio. Escanteios que se tornaram perigosos nos pés de Otero. Depois de alguns sustos para Cássio, o goleiro acabou por ceder o gol em cobrança do venezuelano, na cabeça de Fred, que deixou tudo igual uma vez.
Fred poderia ter virada a partida na sequência, ao receber de Robinho, livre de frente para Cássio. O artilheiro mostrou tranquilidade para driblar o goleiro, mas acabou por errar feio na sequência, mandando por cima do gol a chance de mais uma virada. O placar ficou no 2 a 2.

Coritiba leva virada do São Paulo e decide permanência na última rodada

© RUBENS CHIRI / SAOPAULOFC.NET
O Coritiba contou com a ajuda de um erro grosseiro de arbitragem, mas mesmo assim não conseguiu fazer a sua parte no Couto Pereira. De virada, o Coxa perdeu para o São Paulo, por 2 a 1, e vai jogar pela manutenção na elite na última rodada.
Com 43 pontos, o Coxa segue ameaçado e vai ter de resolver sua permanência contra a Chapecoense na 38ª rodada. O São Paulo tem 49 pontos e é o 11º colocado.

Mão no ataque vale pênalti?

O destaque do primeiro tempo poderia ir para a grande defesa de Wilson, em chute a queima-roupa de Brenner. Ou para a atuação do Coritiba, valente, em busca da vitória, com Alan Santos dono da principal chance, em cabeçada no canto defendida por Sidão. Mas a arbitragem tratou de roubar a cena, com uma das decisões mais absurdas do ano.
O lance em questão aconteceu aos 40 minutos. Thiago Real e Edimar disputaram bola pelo alto, e a pelota desviou no braço do meia do Coxa. Anderson Daronco interrompeu a partida para consultar o árbitro de linha e conseguiu o mais difícil, viu toque do homem errado e marcou pênalti.
A falta no ataque virou momento decisivo para o Coritiba. Wilson agradeceu o erro bizarro e cobrou forte, no canto, indefensável para Sidão.

Virada na bola parada

O segundo tempo começou morno, ou melhor, gelado. Nada aconteceu nos primeiros minutos, com o Coritiba feliz em administrar a vantagem contra um São Paulo sem se sentir muito cômodo tendo de ir ao ataque. Um panorama que começou a mudar depois dos 20 minutos.
Com 22 minutos, depois de ganhar um escanteio em lance perigoso, o Tricolor chegou ao empate. Militão subiu alto no meio da área e cabeceou para o fundo da rede.
Quatro minutos depois, em cobrança de falta levantada na área, Matheus Galdezani disputou com Rodrigo Caio e foi pouco feliz, desviando contra a própria meta. Virada triste para o Coxa, que segue ameaçado no Brasileiro.

Vasco bate Cruzeiro no Mineirão e, enfim, entra no G7

© CARLOS GREGÓRIO JR/VASCO.COM.BR
O Vasco saiu na frente do Cruzeiro, com Paulão, e depois soube sofrer para segurar o resultado no Mineirão e dar um importante passo em busca de vaga na Libertadores. 
 
O Cruz-Maltino, enfim, entrou no G7 do Campeonato Brasileiro e, dependendo do resultado do Botafogo na segunda, pode depender só de si para conseguir o que os mineiros já têm. 
Bola pelo alto faz a diferença para o Vasco
Os passes errados prejudicaram os dois lados no início do jogo. A saída de bola dos times era marcada pelos erros, mas os ataques não conseguiam aproveitar bem. 
Aos 13, após dois erros na saída vascaína, Robinho conseguiu assustar pela primeira vez após tabelar com De Arrascaeta. O chute, cruzado, raspou a trave. 
Demorou um pouco para o Vasco sair e responder, mas, quando o fez, foi fatal. Após cobrança de escanteio da direita, Paulão ganhou no alto e balançou a rede. 
O Cruzeiro fazia bom jogo e chegava perto de empatar. Após bela jogada de Rafinha, De Arrascaeta tirou até de Martín Silva, mas Henrique salvou os cariocas. 
Thiago Neves teve a grande chance cruzeirense na primeira etapa. O meia recebeu lançamento na área, dominou e acabou chutando por cima da meta. 
Cruzeiro pressiona, mas não marca
Zé Ricardo recuou ainda mais seu time no segundo tempo com a entrada de Jean. O Cruzeiro tentava furar o bloqueio defensivo rival e seguia pressionando. 
De Arrascaeta voltou a ter grande chance na área aos 18. O uruguaio tentou tirar de Martín Silva, mas o goleiro, com a perna, fez uma grande defesa. 
O Vasco finalmente conseguiu um contra-ataque com Andrés Ríos, aos 30. O argentino mandou para Yago Pikachu em grandes condições. O atacante tirou de Rafael, mas Lucas Romero evitou o gol. Na sobra, Matheus Vital praticamente recuou para o goleiro. 
Era um duelo totalmente indefinido. Aos 37, Judivan, na área, parou em Martín Silva e Anderson Martins tirou o rebote. A pressão na área vascaína foi enorme, mas a defesa se livrou das bolas cruzadas. 
Sobrou emoção no final da partida, mas os cariocas conseguiram, com muito esforço, segurar o resultado para dar um passo importante na luta por Libertadores. 

Santos aproveita falhas de Muralha, vence Fla e se garante nos grupos da Libertadores

© GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO
Apesar de não ter feito um jogo ruim, o Flamengo acabou derrotado. O Santos chutou pouquíssimo, mas contou com vacilos do goleiro Alex Muralha para vencer por 2 a 1 na Ilha do Urubu.
O resultado garante ao Peixe vaga direta na fase de grupos da Libertadores, brigando agora pelo vice-campeonato. Já o Rubro-Negro, que ainda joga a Sul-Americana, tem vaga no G7 ameaçada na última rodada.
Fla joga bem, mas Muralha atrapalha 
O começo de jogo foi até promissor para o time de Reinaldo Rueda. Lucas Paquetá, em grande fase, aproveitou bola alta na área e, de cabeça, abriu o placar.
A torcida estava empolgada e o clima era favorável, mas Alex Muralha vacilou ao tentar driblar Ricardo Oliveira. O atacante recuperou a bola e mandou para Bruno Henrique marcar.
O lance pareceu afetar só Muralha. O Flamengo seguia fazendo uma boa partida e assustava principalmente quando atacava pela direita. O Santos se defendia.
Apesar de ter mais volume de jogo e de ter jogado bem melhor, o Fla não deu tanto trabalho para Vanderlei, que fez apenas duas defesas no primeiro tempo.
Outra falha e virada santista
O Flamengo seguiu mais perigoso no segundo tempo. Após ajeitada de Diego, Éverton Ribeiro bateu de direita e assustou Vanderlei. A bola passou perto do gol.
Arão foi outro a assustar e o gol flamenguista parecia questão de tempo. O que preocupava os rubro-negros era a defesa. Além de Muralha, Vaz também não estava bem. O zagueiro quase fez gol contra.
Já Muralha... Aos 28, Arthur Gomes tentou chute e o goleiro deixou entrar uma bola defensável. Outra péssima partida do goleiro, não perdoada pela torcida.
Os cariocas poderiam ter abafado a falha com Paquetá, que teve chance de marcar na pequena área. Só que o jovem isolou a bola, irritando ainda mais a torcida.
Quem conseguiu colocar fogo no jogo foi o menino Lincoln. Após grande jogada, o camisa 29 teve ótima chance de gol, mas Vanderlei defendeu com a perna. Vinícius Júnior foi outro a dar trabalho. A pressão seguiu até o fim, mas o empate não saiu

Vasco bate Cruzeiro no Mineirão e, enfim, entra no G7

© CARLOS GREGÓRIO JR/VASCO.COM.BR
O Vasco saiu na frente do Cruzeiro, com Paulão, e depois soube sofrer para segurar o resultado no Mineirão e dar um importante passo em busca de vaga na Libertadores. 
 
O Cruz-Maltino, enfim, entrou no G7 do Campeonato Brasileiro e, dependendo do resultado do Botafogo na segunda, pode depender só de si para conseguir o que os mineiros já têm. 
Bola pelo alto faz a diferença para o Vasco
Os passes errados prejudicaram os dois lados no início do jogo. A saída de bola dos times era marcada pelos erros, mas os ataques não conseguiam aproveitar bem. 
Aos 13, após dois erros na saída vascaína, Robinho conseguiu assustar pela primeira vez após tabelar com De Arrascaeta. O chute, cruzado, raspou a trave. 
Demorou um pouco para o Vasco sair e responder, mas, quando o fez, foi fatal. Após cobrança de escanteio da direita, Paulão ganhou no alto e balançou a rede. 
O Cruzeiro fazia bom jogo e chegava perto de empatar. Após bela jogada de Rafinha, De Arrascaeta tirou até de Martín Silva, mas Henrique salvou os cariocas. 
Thiago Neves teve a grande chance cruzeirense na primeira etapa. O meia recebeu lançamento na área, dominou e acabou chutando por cima da meta. 
Cruzeiro pressiona, mas não marca
Zé Ricardo recuou ainda mais seu time no segundo tempo com a entrada de Jean. O Cruzeiro tentava furar o bloqueio defensivo rival e seguia pressionando. 
De Arrascaeta voltou a ter grande chance na área aos 18. O uruguaio tentou tirar de Martín Silva, mas o goleiro, com a perna, fez uma grande defesa. 
O Vasco finalmente conseguiu um contra-ataque com Andrés Ríos, aos 30. O argentino mandou para Yago Pikachu em grandes condições. O atacante tirou de Rafael, mas Lucas Romero evitou o gol. Na sobra, Matheus Vital praticamente recuou para o goleiro. 
Era um duelo totalmente indefinido. Aos 37, Judivan, na área, parou em Martín Silva e Anderson Martins tirou o rebote. A pressão na área vascaína foi enorme, mas a defesa se livrou das bolas cruzadas. 
Sobrou emoção no final da partida, mas os cariocas conseguiram, com muito esforço, segurar o resultado para dar um passo importante na luta por Libertadores. 

Fuvest aplica primeira fase do vestibular neste domingo

FUVEST© Veja SP FUVEST
A Fuvest realiza neste domingo (26) a primeira fase do vestibular da USP em 105 locais, sendo 59 na região metropolitana de São Paulo e 46 no interior do Estado. Os candidatos devem acessar o site da fundação e informar o nome, CPF ou o número de inscrição para consultar o endereço em que foram alocados. 
As escolas abrirão os portões às 12h30 e às 13h eles serão fechados para o início da aplicação da prova. Não será permitido o ingresso de candidatos após o fechamento dos portões. O candidato poderá retirar-se do local a partir das 16h.
Para a realização do exame, será necessário levar documento original de identidade (com foto) e caneta esferográfica (tinta azul ou preta). São permitidos, para rascunho, o uso de lápis e borracha. Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova. O candidato não poderá utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação. Relógios também não poderão ser usados. 
Este ano, 137 581 candidatos estão inscritos no vestibular, sendo 12840 treineiros. A USP colocou à disposição 8402 vagas via concurso organizado pela Fuvest. São 3416 na área de Humanidades, 3026 em Ciências Exatas e 1960 em Ciências Biológicas.
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 18 de dezembro no site da Fuvest (www.fuvest.br). As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018.

Real Madrid sofre para vencer o Málaga

© GETTY / DENIS DOYLE
O Real Madrid sofreu, teve momentos ruins na partida, mas bateu neste sábado o Málaga, por 3 a 2, pelo Campeonato Espanhol.
O resultado leva os merengues aos 27 pontos, no terceiro lugar da tabela. O Barça lidera, com 34, seguido pelo Valencia, que soma 30.

Jogo movimentado no Bernabéu

Naturalmente, o Real começou o jogo em casa confirmando o seu favoritismo. Logo aos nove minutos, Marcelo cruzou e Cristiano Ronaldo cabeceou no travessão. No rebote, Benzema apareceu sozinho e empurrou para o fundo das redes.
Mesmo após abrir o placar, os merengues seguiram pressionando com bastante ímpeto, e apenas não ampliaram porque Roberto foi brilhando com grandes defesas. No entanto, os visitantes surpreenderam aos 18 minutos e chegaram ao empate, após Rolan receber bom cruzamento, dominar no peito com liberdade, chutar rasteiro e correr para o abraço.
A torcida no Bernabéu ainda lamentava o gol sofrido, quando logo em seguida, veio o alívio. Kroos cobrou escanteio e Casemiro apareceu no meio da área para cabecear forte, sem chances para o goleiro.
Daí até o intervalo, o destaque ficou por conta das tentativas de Cristiano Ronaldo, que pouco inspirado, ultrapassou a marca de 400 minutos sem balançar as redes na competição.

Vitória no sufoco

No segundo tempo, Roberto seguiu se destacando com grandes defesas, já do outro lado, Casilla fez precisamente o contrário. Chory Castro chutou de longe e o goleirão do Real falhou, permitindo novamente o empate.
Nervoso em campo, enquanto sua torcida já esboçava algumas vaias, o Real seguiu tentando e só conseguiu chegar novamente na frente do placar aos 30 minutos, e com gol chorado. Modric sofreu pênalti e Cristiano Ronaldo cobrou para defesa de Roberto. No entanto, o português pegou o rebote e deu a vitória aos Blancos.

Willian leva um ponto para o Chelsea no clássico contra o Liverpool

© GETTY / SHAUN BOTTERILL
O Liverpool acabou deixando pontos escapar pontos em casa. Após terem saído na frente, os Reds viram o Chelsea empatar já perto do fim, com o brasileiro Willian.
O resultado mantém os Blues três pontos na frente do time de Anfield. Os londrinos ocupam a terceira colocação na Premier League, enquanto o time de vermelho segue em quinto.
Chelsea tem melhores chances
O Liverpool tentava, com posse de bola, encurralar o rival, mas nada mais fazia do que cercar sem ameaçar. As melhores chances de gol do primeiro tempo foram azuis.
A primeira boa oportunidade do Chelsea veio com Hazard, que recebeu de Drinkwater na frente, se livrou da marcação e bateu, parando em Mignolet.
Começou, então, uma blitz azul. Mignolet voltou a trabalhar quando os papéis se inverteram e foi Drinkwater quem finalizou. Zappacosta foi outro a parar no goleiro.
A melhor chance dos Reds na primeira parte foi quando Mohamed Salah tentou chamar a responsabilidade. O egípcio se livrou da marcação e assustou com seu arremate.
Liverpool acha gol, mas cede empate
Os londrinos seguiam com boas chances na segunda etapa. Após corte errado da defesa, Álvaro Morata teve sua oportunidade, mas mandou para fora.
A máxima do "quem não faz, leva" se mostrou verdadeira. Após desvio de Chamberlain e vacilo de Bakayoko, Salah ficou na cara do gol e marcou para o Liverpool.
Antonio Conte mandou seu time todo para frente. Colocou Pedro e também Willian. Já perto do fim, o brasileiro tentou cruzamento, mas acertou um belo chute e levou um ponto para Londres. 

Borussia Monchengladbach vence clássico e Bayern vê liderança ficar menos folgada

© GETTY / MAJA HITIJ
Abrindo 2 a 0 no primeiro tempo, o Borussia Monchengladbach conseguiu vencer o clássico no Borussia Park, mesmo levando um gol na segunda etapa, para diminuir a folga do Bayern de Munique na liderança da Bundesliga.
Quem mais se aproxima dos bávaros é o Red Bull Leipgzig, que venceu mais cedo e está três pontos atrás. Já os Potros encostam um ponto, com cinco pontos a menos.
Vantagem dos Potros
Na primeira parte do jogo, o Borussia Monchengladbach mostrou a solidez de sua defesa para frear o poderoso ataque adversário. O Bayern tentava achar os lados para cruzar, mas a zaga se portou bem.
Mais tranquilo em campo, vendo também Sommer aparecer, os Potros passaram a atacar também. E foram ganhando terreno até que saiu o gol.
Aos 38, os donos da casa estavam na área rival e acabaram por conseguir um pênalti. Thorgan Hazard bateu e Ulreich até tentou defender, mas a bola entrou.
Os bávaros partiram para cima e chegaram muito perto de empatar, mas Ginter apareceu para aproveitar chute despretensioso de Stindl e aumentar a vantagem do M´Gladbach.
Bayern não se recupera 
Jupp Heynckes teve, provavelmente, seu grande desafio desde o retorno ao comando do Bayern. Mandou seu time para cima, mas a defesa do Borussia estava muito bem fechada.
Vidal ainda conseguiu, com um voleio, descontar, mas os Potros, bravamente, conseguiram manter a vantagem nos minutos finais para dar um pouco mais de emoção para a Bundesliga. 

Icardi comanda vitória e Internazionale dorme na ponta da Serie A

© GETTY / ENRICO LOCCI
Mauro Icardi abriu e fechou o placar na vitória da Internazionale sobre o Cagliari, fora de casa, por 3 a 1, fazendo os Nerazzurri dormirem na liderança do Campeonato Italiano.
O argentino começou a encaminhar a vitória no primeiro tempo. Após cruzamento de Candreva, Perisic ajeitou e Icardi mandou a bola para o fundo do gol.
No começo da segunda etapa, a Inter buscou novamente a ponta para aumentar a vantagem. Skriniar achou Candreva, que mandou para Brozovic ampliar a vantagem.
Pavoletti ainda tentou reanimar os donos da casa, mas Icardi reapareceu para confirmar a vitória do time de Milão, que termina o sábado na liderança da Serie A. No domingo, o Napoli joga para tentar retomar a ponta contra a Udinese. 

André faz dois e Sport vence Fluminense, no Maracanã, para deixar Z4

© LUCAS MERÇON/FLUMINENSE
Com dois gols do atacante André, o Sport venceu o Fluminense, no Maracanã, para terminar o sábado fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Agora com 42 pontos, os pernambucanos jogam o Vitória, com 40, no grupo dos quatro últimos. O Tricolor, com 46, termina o ano em desânimo.
Sport mostra mais garra
Mais necessitado do resultado, o Sport entrou mais ligado no Maracanã. Dividia com mais firmeza as bolas e buscava mais frequentemente o ataque. O Fluminense, morno, acabou saindo atrás.
Marquinhos teve espaço para fazer a jogada pela direita e mandar para a área. André ganhou dividida com Renato Chaves e Diego Cavalierie e mandou para dentro.
O Tricolor resolveu, então, que teria de jogar bola. E Marlon teve ótima chance de empatar após ótimo lançamento de Douglas, mas o chute do lateral foi péssimo.
Apesar do lance, a defesa carioca seguiu desatenta e, após cobrança de escanteio, a bola ficou com André na área. O atacante girou entre três marcadores para bater forte e estufar a rede.
A torcida carioca protestava muito contra o desempenho da equipe até que Marcos Júnior deu uma resposta. Aproveitando sobra de bola na área, o atacante marcou de bicicleta.
Maracanã acaba vaiando 
No início do segundo tempo, Marcos Júnior por muito pouco não empatou para o time mandante, mas Magrão, com boa defesa, evitou o gol e manteve o 2 a 1.
Do outro lado, a defesa tricolor seguiu com problemas e Diego Cavalieri seguia evitando que o Rubro-Negro chegasse ao terceiro gol. O duelo era equilibrado.
O Sport recuou por um tempo, mas na reta final criou três boas chances de matar o jogo, mas não conseguiu. O Flu ainda teve uma sobrevida, só que fez pouco para conseguir evitar a derrota.
No fim, Marlon quase achou um gol em cobrança de falta, mas Magrão defendeu e garantiu a vitória pernambucana, para protesto do Maracanã. 

Nico López faz a parte do Inter, mas Rafael Lima garante título do América

© DIVULGAÇÃO/AMÉRICA
No Beira-Rio, Nico López até fez a parte do Internacional, mas o zagueiro Rafael Lima, que virou artilheiro nos momentos decisivos, garantiu a vitória do América Mineiro sobre o CRB. Com o resultado, o Coelho comemorou o título da Série B com 22.481 mil torcedores no Independência, recorde do estádio. 
No Sul, o uruguaio Nico López, já no primeiro tempo, tratou logo de fazer a parte do Internacional, que conseguiu vencer o Guarani, por 2 a 0. O Colorado, então, ficou torcendo.
Em Belo Horizonte, o CRB até fez um jogo muito digno, como pediu Mazola. Se defendeu bem e fez um jogo duríssimo. Mas não conseguiu evitar o título americano.
No primeiro tempo, os mineiros já haviam pressionado e chegaram a acertar o poste, com Ruy. Na segunda etapa, a pressão foi ficando cada vez maior.
Até que a estrela do zagueiro, que vem sendo artilheiro, brilhou. Após cobrança de escanteio, Rafael Lima desviou da melhor forma que conseguiu e mandou para dentro. Muita emoção do defensor, que há um ano chorava a tragédia em Chapecó e agora marca o gol do título de sua nova equipe. 

Luciano Huck desiste de candidatura a presidência por riscos de perder contratos

Luciano Huck desiste de candidatura a presidência por riscos de perder contratos
Foto: Reprodução/ TV Globo
O apresentador Luciano Huck desistiu de ser candidato à presidência em 2018. A informação foi antecipada pelo jornalista Gilberto Dimenstein. A colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, confirmou a informação. A jornalista afirma que o apresentador comunicou a familiares e a amigos próximos que não pretende ser candidato. Ainda de acordo com a coluna, Huck tem oscilado nos últimos dias entre se lançar ou não candidato. Ele avaliou que, caso se candidatasse e perdesse, prejudicaria seu programa na Globo e seus contratos publicitários. A interlocutores, ele tem dito que se pronunciará definitivamente sobre o tema nos próximos dias, disse o jornal.

Entre pré-candidatos a Presidência, Bolsonaro é quem mais influencia nas redes

Entre pré-candidatos a Presidência, Bolsonaro é quem mais influencia nas redes
Foto: Reprodução/ EBC
Um estudo da empresa de monitoramento Zeeng apontou que o deputado Jair Bolsonaro (PSC) é o pré-candidato a Presidência da República que mais lidera influência nas redes sociais. De acordo com o levantamento, entre 12 possíveis candidatos, Bolsonaro lidera estatísticas em quesitos como número de seguidores e de reações no Facebook, quantidade de interações no Twitter e total de curtidas no Instagram. De acordo com a Folha de S. Paulo, no Facebook, embora ocupe o topo da lista de reações (que variam entre o "curtir" e carinhas que expressam amor, surpresa e tristeza, por exemplo), o deputado federal tem em suas postagens um dos maiores percentuais de cliques na figura que indica raiva (5%). Ainda de acordo com o estudo, no período de 23 de setembro a 23 de outubro, Jair Bolsonaro contabilizou 3,2 milhões de reações. Lula (PT), aparece como segundo colocado, com 1,1 milhão. João Doria (PSDB) aparece na terceira colocação, com um milhão.

Número de mortos em ataque no Egito sobe para 305

Número de mortos em ataque no Egito sobe para 305
Foto: Reprodução/ EBC
O número de mortos no atentado em uma mesquita no Egito nesta sexta-feira (24) (veja aqui), subiu para 305, incluindo 27 crianças, de acordo com autoridades egípcias. Outras 128 pessoas ficaram feridas. O Exército do Egito afirmou neste sábado (25) que ataques de aviões militares do país atingiram vários veículos utilizados no ataque terrorista. O país iniciou também neste sábado uma série de homenagens às vítimas. O presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sisi, ordenou a construção de um mausoléu em memória das vítimas do atentado. Ao mesmo tempo, forças militares continuam as buscas pelos terroristas. "A Força Aérea eliminou nas últimas horas vários postos usados ??por elementos terroristas", disse um porta-voz do Exército.

Após dois anos de queda, reclamações na Black Friday crescem 17% em 2017

Após dois anos de queda, reclamações na Black Friday crescem 17% em 2017
Foto: Reprodução/ G1
Após dois anos de retração, o número de reclamações por parte dos consumidores contra os varejistas durante a black friday cresceu em 2017. A informação foi concluída a partir de um levantamento do site Reclame Aqui, que reúne queixas de internautas, e recebeu 3.503 reclamações de consumidores entre 18h de quinta-feira (23) até meia-noite de sábado (25), um volume 17% maior do que o registrado no evento de 2016. De acordo com o G1, pelo terceiro ano consecutivo, a propaganda enganosa liderou o ranking de reclamações do site - em 2017, esse foi o motivo de 13,5% das queixas. Ainda segundo o site Reclame Aqui, foram registradas muitas denúncias sobre sites falsos, fretes abusivos e mais caros que os produtos, além do tempo de entrega.

Ala petista se preocupa com eventual candidatura de Luciano Huck, aponta coluna

Ala petista se preocupa com eventual candidatura de Luciano Huck, aponta coluna
Foto: Reprodução / Gshow
Embora ainda incerta, a possibilidade de candidatura de Luciano Huck à presidência da República preocupa uma ala do PT. O grupo teme que o apelo do apresentador como "o paizão dos pobres" possa retirar o eleitorado de Lula, segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo. À frente do Caldeirão do Huck, o global comanda atrações como o "Lar Doce Lar", que reforma a casa de pessoas. De acordo com a publicação, os petistas em alerta ressaltam o panorama da eleição de 1989, quando Fernando Collor venceu, mesmo sendo visto como desprezad

Metade dos brasileiros quer demissão de William Waack após comentário racista

Metade dos brasileiros quer demissão de William Waack após comentário racista
Foto: Reprodução / El País
No que depender da audiência, o retorno do jornalista William Waack à bancada do Jornal da Globo é incerto. Enquanto 47,9% das 2.262 pessoas entrevistadas pelo instituto Paraná Pesquisas apoiam a demissão, 43,1% querem Waack de volta à TV. Os demais não opinaram, de acordo com o blog Radar, da Veja. O apresentador foi afastado em 8 de novembro, depois que um vídeo em que ele faz um comentário racista viralizou nas redes sociais. O episódio em questão aconteceu no ano passado, durante a cobertura das eleições dos Estados Unidos. Ao reclamar do barulho de buzinas, Waack afirma que isso é "coisa de preto" (veja aqui). Com a repercussão do caso, o jornalista disse não se recordar da fala, mas se desculpou pela situação. Já a Globo informou que o afastamento vai durar "até que a situação esteja esclarecida" (veja aqui).